Böhmerland, a moto mais longa do mundo está de volta

By on 9 Fevereiro, 2023

Famosa pelas suas motos longas e com espaço para vários passageiros, a Böhmerland está de volta. A marca checa renasce das cinzas com um primeiro modelo que segue fielmente o estilo dos modelos produzidos até à Segunda Guerra Mundial.

Se esta moto lhe parece estranha, é porque não conhece a original que a inspirou. A marca Böhmerland remonta a 1924 e até a Segunda Guerra Mundial produzia motos extremamente originais, caracterizadas por uma grande distância entre eixos, garfos de paralelogramo e rodas fundidas em liga de alumínio.

Mas o que mais chamou a atenção foi o número de passageiros: junto com o modelo Sport de dois lugares, de facto, foi produzido o modelo Touren de três lugares e até um modelo de quatro lugares, chamado Langtouren. A distância entre eixos desta última era de 3,2 metros (!), a maior já alcançada por uma moto de produção.

Estes ‘monstrinhos’ de duas rodas foram produzidas em Krasna Lipa, no que era então a Checoslováquia e agora é a República Checa, sendo a maioria delas projetada por Albin Leibisch. Impulsionava-as um motor monocilíndrico a quatro tempos refrigerado a ar de 600 cc que tinha 16 cv nos primeiros modelos, e na versão mais potente chegou posteriormente a 24 cv. A marca estava praticamente extinta e, em 2019, Peter Knobloch quis dar-lhe uma nova vida e, em colaboração com o designer Jan Hrbek, criou a nova Böhmerland 21 em Turnov, também na República Checa.

Renascida em tons modernos

As novas  Böhmerland são fortemente inspiradas nos bons velhos tempos, mas felizmente com características técnicas muito diferentes e, acima de tudo, com dimensões menores. A estrutura tubular é uma gaiola curiosa que se estende além da roda motriz e da suspensão traseira com um braço oscilante muito curto. As rodas de alumínio têm um desenho que lembra as antigas mas há travões de disco, e as volumosas molas da forquilha estão bem à vista. O selim é de um só lugar, como nas Böhmerlands mais tradicionais.

O motor é um bicilíndrico paralelo quatro tempos de 760cc, de aparência antiga, mas com refrigeração a ar e óleo, capaz de atingir uma potência de 90 cv e um torque de 80 Nm; o peso é de 172 kg.

A moto é curiosa, tem um potencial relevante, mas atenção porque não é para todas as carteiras. Vão ser produzidas apenas 10 unidades desta moto e o seu preço rondará os 58.000 euros , porque bem vistas as coisas, a originalidade não é para todos!

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments