Uma rara Harley-Davidson MT 500 em leilão

By on 24 Outubro, 2022

Jim Godwin foi revendedor da Harley-Davidson no Ohio, EUA, durante 60 anos, até 2021, período em que construiu uma grande coleção. Contém algumas curiosidades e raridades da história da marca – como esta moto de enduro militar MT 500 que vai em breve ser levada a leilão.

Como parte do grande leilão de motos da Mecum Auctions em Las Vegas no final de janeiro de 2023, Jim pretende se desfazer de muitos das suas motos. Uma delas ´esta MT 500 de 1998, que tem apenas cerca de 300 quilómetros assinalados no conta-quilómetros.

A MT 500 foi fornecida pela Harley-Davidson ao Exército dos EUA para uso militar. Isso explica a cor: verde oliva mate. Obviamente, não é uma típica Harley-Davidson, nem é um design interno da venerável empresa.

A MT 500 tem as suas raízes em Itália, na SWM. A partir daí, o modelo de enduro XN Tornado no estilo da década de 1980 foi adotado inicialmente para os militares britânicos, fabricado pela Armstrong-CCM a partir de 1984. Também foi usado dessa forma nas forças armadas na Jordânia e no Canadá. Só mais tarde, no final da década de 1980, se tornou na MT 500 para transporte militar e com 500cc de cilindrada, sendo adotada pela Harley-Davidson na esperança de obter acesso relativamente fácil ao enorme orçamento do Exército dos EUA.

O robusto e comprovado motor monocilíndrico de quatro tempos foi construído pelo fabricante austríaco Rotax. Refrigerado a ar, mas com árvore de cames à cabeça e quatro válvulas, tem o arranque ainda por pedal (kick starter), apenas algumas poucas unidades foram entregues ao Exército americano com um sistema de arranque elétrico. A potência é de 34 cv (25 kW) a 6.200 rpm, o binário atinge um máximo de 40 Nm a 5.500 rpm, estando este motor combinado com uma caixa de cinco marchas. Com um peso de cerca de 160 kg – sem carga – a MT 500 é relativamente leve. Houve também uma MT 350, também com motor Rotax, do qual mais de 350 unidades foram entregues ao Exército.

A HD MT 500 tem um design simples e robusto, não apenas em termos da unidade motriz, mas no geral, para que as manutenções podessem realizar-se facilmente. A cilística adopta como espinha dorsal uma estrutura tubular de aço, um braço oscilante de dupla face de aço e uma forquilha telescópica convencional, montando amortecedores reguláveis da ​​Öhlins e discos de travão em ambas as rodas.

A MT 500 foi produzida pela Harley-Davidson até à mudança de milénio. No entanto, ficou muito aquém das expectativas gerais e não ultrapassou as cerca de 500 unidades produzidas.  A maioria delas foi usadas no serviço militar e muito poucos exemplares restam, os poucos que foram poupados acabaram em mãos particulares. Ninguém sabe ao certo quantas destas motos ainda existem e a funcionar.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments