Faleceu James Parker, criador da futurista Yamaha GTS 1000
James Parker, criador da revolucionária suspensão dianteira da Yamaha GTS 1000, faleceu perto de sua casa em Santa Fé, Novo México. Sem dúvida, um homem à frente do seu tempo, deixa-nos após uma vida dedicada de corpo e alma ao mundo das motos.
Designer de motos e amante inveterado da inovação em qualquer área relacionada com as duas rodas, James Parker foi atropelado por um carro às portas de sua casa, esteve 10 dias internado e faleceu no passado dia 11 de julho em Santa Fé.
Sem dúvida, um dos mais carismáticos e ousados designers americanos a nível técnico, James Parker foi autor de inúmeras patentes, uma delas trazida para a produção na conhecida Yamaha GTS1000.
James Parker, um visionário à frente do seu tempo
Depois de passar seus primeiros anos na Califórnia e na Índia, Parker formou-se no Claremont Men’s College e depois cursou Design na Universidade de Stanford. A partir da década de 1970, Parker associou-se a uma empresa de design e construção de arquitetura personalizada, criando várias casas exclusivas em Santa Fé e arredores.
A partir de então, este designer independente passou a vida a reimaginar a moto, fundou a sua empresa, a RADD (Rationally Advanced Design Development) no início de 1980, para desenvolver um revolucionário sistema de suspensão dianteira de braço oscilante, que chegou à produção em 1993 na Yamaha GTS1000.
O conhecido sistema de suspensão RADD destacava-se por separar os diferentes elementos da suspensão e da direção, sendo composta por um braço oscilante monobraço e um monoamortecedor hidráulico.
Mas o trabalho de Parker não se ficou por aí, já que trabalhou no desnevolvimento de outros componentes como o quadro ou o motor. Esse trabalho levou-o a desenvolver o quadro do protótipo elétrico Mission R, que dominou o campeonato TTXGP/FIM 2011 no icónico circuito de Laguna Seca.
James Parker modificou ainda toda a dianteira de uma Suzuki GSX-R1000 em 2006 para destacar os benefícios do sistema de suspensão RADD. Atualmente vários desses protótipos estão expostos no famoso Barber Vintage Motorcycle Museum localizado em Birmingham, Alabama, nos EUA.
James Parker deixou-nos ao 76 anos, após mais de meio século de trabalho dedicado de corpo e alma às motos.
Que descanse em Paz
Fonte: Motorcycle.com
0 comments