Manutenção: 4 pontos-chave para verificar o estado dos pneus

By on 19 Junho, 2023

A Continental dá-nos 4 ‘chaves’ essenciais para verificar o bom estado dos nossos pneus. Fá-lo depois de analisar os dados recolhidos no estudo realizado pela AFANE e após o exame de 1.395 motos no Motoh! Barcelona.

A Continental quer que conduzamos sempre em segurança, por isso dá-nos 4 chaves para verificar o estado dos nossos pneus : baixa profundidade do piso, desgaste irregular, danos e fissuras. Estes são os principais problemas que um estudo realizado pela AFANE (Associação dos Fabricantes de Pneus) recolheu ao examinar 1.395 motos no Motoh! Barcelona.

Das mais de mil motos analisadas entre os dias 11 e 14 de maio no Motoh! de Barcelona, em 84,1% dos casos (1.173 veículos) a profundidade dos pneus avaliados estava correta, adequada e segura para circulação. No entanto, 45 motos tinham pouca profundidade de piso e 178 precisavam de revisão. Em relação ao desgaste das manchas de contato, 2,2% dos pneus apresentaram desgaste muito irregular e 24,8% apresentaram desgaste levemente irregular. Além disso, um total de 16 motos das 1.395 analisadas apresentavam pneus deteriorados, 112 motos apresentavam danos e 1.267 não apresentavam alterações visíveis.

4 pontos-chaves para verificar o estado dos seus pneus

1 – Profundidade do piso

Existe uma fórmula de garantir que não ultrapassemos o limite que nos faça perder a segurança. Os pneus estão preparados para que possamos vê-lo através das iniciais TWI (Tread Wear Indicator) que encontraremos na lateral do pneu . Onde vemos essa sigla,devemos observar na mesma altura, dentro das ranhuras do desenho, onde encontraremos algumas saliências (foto acima). Quando o desgaste chegar até aí, será hora de comprar pneus novos.

2 – Desgaste irregular

Com relativa frequência o desgaste dos pneus não é perfeito, vai depender da frequência de manutenção (pressão) que fazemos aos pneus, tipo de pneus (por exemplo com mais ou menos tacos…), ajuste da suspensão, defeitos mecânicos. Caso observe um desgaste irregular exagerado, deve considerar levar a sua moto a um especialista para que ele analise as causas mais prováveis ​​e faça os ajustes necessários.

3 – Danos visíveis

Uma simples revisão externa e geral do pneu pode nos ajudar a detectar os danos que o mesmo possa ter sofrido. Desde sua inatividade até ai seu uso extremo, passando por pressões erradas, exposição contínua ao sol ou húmidade. Tudo isto faz com que o pneu, independentemente da sua idade, piore o seu estado e tenha de ser substituído antes do previsto para uma condução segura. É importante fazer essas verificações periodicamente, se possível sempre que usar a moto ou após uma longa viagem – essa observação a olho nu leva menos de um minuto.

4 – Vida útil

A luz avisadora nos pneus indica o limite de desgaste. Quando esse sinal é excedido, o pneu deve ser substituído por um novo. Caso contrário, o utilizador pode ser penalizado ou perder qualidades de aderência, tornando a condução mais perigosa. Por isso, deve ficar atento a esse limite e consultá-lo periodicamente para saber o estado dos seus pneus .

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments