BMW R Nine T – Uma Preparação “Paris Dakar” da Unit Garage

By on 7 Janeiro, 2019

Uma das motos mais icónicas do Dakar, senão a mais, é de facto a BMW R80 G/S. As suas cores marcaram de tal forma uma época que ainda hoje são replicadas nas motos mais desportivas da marca bávara.

A BMW R80 G/S de Hubert Auriol em 1981 e posteriormente a R100 G/S de Auriol e Gaston Rahier nos anos 83, 84 e 85 marcaram para sempre o palmarés desportivo da marca na prova mais dura de sempre, o Paris Dakar, ao ponto de ter dado origem inclusivamente a um fenómeno comercial que veio a salvar a marca da bancarrota, numa época em que as japonesas dominavam o mercado das motos de estrada e em que a BMW não tinha argumentos para as superar.

Hoje em dia poder ter uma GS R80 ou R100 original é quase absolutamente impossível, não só pela sua raridade ( da primeira apenas se produziram 3.000 unidades ) como pelo seu preço de mercado totalmente exorbitante e só acessível a alguns bolsos mais abastados. Conscientes dessa realidade e da popularidade que as GS continuam a gozar, a firma italiana Unit Garage decidiu produzir um Kit especial para a BMW R Nine T que precisamente invoca os modelos mais icónicos do Dakar da marca bávara.

A BMW R Nine T não foi concebida pela marca para ser uma moto “Aventura” e é mais um modelo ao estilo neo-clássico muito em voga destinado a uma utilização mais urbana, com uma ou outra incursão fora de estrada apenas permitida pelos modelos Scrambler e Urban GS, esta última também concebida nas cores míticas da R80 e inspirada pela mesma mas sem a autonomia e um desempenho offroad que permita grandes aventuras fora de estrada.

Com o espírito da R80 em mente, a Unit Garage idealizou um kit que permite dotar a R Nine T das mesmas capacidades e sensações, ampliadas pela modernidade da sua tecnologia. A autonomia era factor fundamental pelo que tudo foi pensado em torno de um depósito em plástico com a capacidade de 30 litros mas que posteriormente passou a um novo modelo de 22,5 litros ( 17 litros na R Nine t ) que permite manter a mesma bomba, o mesmo tampão e todas as suas partes internas originais. O novo depósito da Unit Garage é mais curto que o original da R Nine T o que permite conduzir mais perto do guiador e ter uma postura mais offroad sobre a moto.

Para além do depósito também o assento, os paineis laterais e o porta bagagens foram redesenhados em função da dimensão do depósito. O Kit é adaptável a qualquer BMW R Nine T, montando-se facilmente sem terem que ser realizadas nenhumas adaptações, no entanto, sendo um Kit “Aventura” , é mais recomendado precisamente para as versões Scrambler e Urban G/S, pois são os dois modelos que montam roda de 19” na dianteira, dimensão mais recomendada para uma condução offroad.

Paralelamente ao Kit básico a Unit Garage propõe também uma série de outras peças para tornar a R Nine T ainda mais radical e cheia de estilo, tais como guiadores, escapes, barras de proteção e upgrades para as suspensões ou substituição das suspensões por unidades Ohlins à frente e atrás. ( tal como no modelo das imagens ).

Para grandes viagens aventura a Unit Garage propõe ainda uma série de opções de transporte de bagagem, como malas a sacos impermeáveis em tela de algodão encerada e reforçada, de alta resistência e look retro, que envelhece e que ganha “patine” em cada viagem, como refere um dos sócios da Unit Garage, Michiel Verstockt.

O Kit da Unit Garage foi apresentado na última feira internacional em Milão a EICMA e as encomendas podem ser realizadas directamente on-line no seu site.

 

Fonte: Unit Garage

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!