Como hibernar a moto no Inverno: cuidados, produtos disponíveis, etc.

By on 5 Novembro, 2020

NOS ÚLTIMOS DIAS, TEMPERATURAS BAIXAS É ALGO QUE NÃO TEM FALTADO! O QUE, PARA UMA GRANDE PARTE DOS MOTOCICLISTAS SIGNIFICA UMA PAUSA MAIOR NO ANDAR DE MOTO, COM A NOSSA BELA ‘DUAS RODAS’ A PASSAR MAIS TEMPO PARADA, OU MESMO A HIBERNAR NO PERÍODO DE OUTONO-INVERNO.

Atravessamos a época do ano em que menos utilizamos a moto, o que não significa que não a devemos cuidar. Afinal foi com ela que passamos momentos inesquecíveis no verão e a ela devemos estar gratos. Há também os que não desiste, que faça frio, vento ou chuva lançam-se ao desafio dos elementos, mas a moto também sofre mais e, pelo menos ela ‘merece’ passar a noite o melhor guardada possível. Este artigo, é para todos!

Em primeiro lugar, aconselhamos que rode com a sua moto uma ou duas vezes por mês para evitar que ela fique danificada, mas também compreendemos que nem todos o irão fazer, recorrendo aos transportes públicos ou mesmo ao seu automóvel que praticamente ficou parado todo o verão – simplesmente porque você nunca tirou ‘as garras’ da sua mais amada durante esse período.

Então, os primeiros passos a dar é proceder a uma lavagem correcta da moto, remover quaisquer vestígios de sujidade que possam, a longo prazo, causar danos à tinta ou vir a oxidar certas peças. Depois, trate de a proteger – aconselhamos que você unte o kit de corrente, aumente a pressão dos pneus (200 gramas a mais do que a recomendação do fabricante), que passe um produto adequado (WD40 é o produto que praticamente serve para tudo!) nas muitas peças metálicas e tinta. Não hesite sequer em cobrir o escape com um pano para proteger o interior do silenciador e exterior da humidade. A sua moto vai-lhe agradecer!

Uma vez todas essas etapas realizadas, deve por fim desligar os cabos dos bornos da bateria (o terminal preto (-) e, em seguida, o terminal vermelho () e o terminal vermelho, guardando a bateria num local temperado e seco. Colocar a moto no descanso central é outra medida a tomar por assim vai evitar uma possível deformação da carcaça dos pneus.

Vou parar a minha moto, o que devo fazer?

Mas, depois de tudo isto, estará a sua moto pronta a passar um bom inverno sem qualquer degradação? Deve que usar produtos aconselhados pelos fabricantes e que normalmente estão disponíveis na gama de acessórios. Vamos tomar como exemplo o que disponibiliza a linha de acessórios da BMW para proteger a moto.

Carregador de bateria Plus 

Algo que ninguém gosta é chegar à moto depois de um longo período de inactividade e ao acionar o moto de arranque, este não dar qualquer sinal de vida. Para além de carregar baterias convencionais de chumbo-ácido e baterias recarregáveis sem manutenção (gel/AGM), o carregador de baterias BMW Motorrad Plus também permite o carregamento e manutenção totalmente automáticos, controlados por microprocessador, de todas as baterias iniciais de iões de lítio originais BMW Motorrad com 12 V e uma capacidade de 6 a 60 Ah.

Tapete para a moto

Um lugar exclusivo para a moto: Um tapete para moto não só impressiona com o seu design atractivo, como também protege de forma fiável o chão da sujidade, óleo e manchas de gasolina. Uma outra vantagem é a composição do material antiderrapante e retardador de fogo. É muito prático e mede uns compactos 250 x 105 cm.

Capa para a moto

Devemos ainda ter uma proteção fiável contra as intempéries. Uma capa de moto protege de forma fiável a moto contra a humidade, a sujidade e outras influências ambientais. A cobertura de nylon de alta qualidade é impermeável; possui aberturas de ventilação e uma grande janela de visão para a placa de matrícula.

Os cordões de fixação garantem uma fixação óptima da cobertura na moto; os dois ilhós metálicos na secção frontal podem ser utilizados para proteção contra roubo. Outra característica funcional é o saco integrado, no qual a cobertura pode ser guardada quando não estiver a ser utilizada. A capa preta tem uma grande inscrição prateada BMW Motorrad e é adequada para muitas motos da marca bávara.

Bomba de pé compacta

Quer se trate de uma moto, carro, bicicleta, bola de futebol ou colchão de ar – a bomba de pé compacta da BMW Motorrad com a sua cabeça de bomba multifuncional, adapta-se a todas as válvulas e enche todos os pneus e equipamento desportivo com extrema precisão graças ao manómetro digital.

Geradora de um enchimento de alta pressão até 12 bar, é também adequada para ajustar a pressão do ar em elementos da suspensão pneumática de motos e bicicletas. A bomba de pé feita de alumínio de alta qualidade tem apenas 17 cm quando dobrada.

Uma vez dobrada para fora, porém, faz um excelente trabalho e a sua versatilidade torna-a a escolha perfeita para uma grande variedade de tarefas. Pode escolher quatro gamas de medição diferentes (bar, psi, kPa, kg/cm²), tendo uma mangueira particularmente longa de 100 cm e um modo especial de alto volume para enchimento rápido de grandes volumes. Com esta bomba na bagagem da sua scooter, dificilmente haverá algo que não possa ser insuflado.

Bancada de trabalho traseira

A roda traseira pode ser facilmente levantada utilizando esta bancada de trabalho. O suporte assegura uma posição de pé segura da moto durante os trabalhos de manutenção e durante as pausas de Inverno. É extremamente estável e tem uma maior espessura de material do que as bancadas de trabalho convencionais. Os rodízios duplos facilitam a elevação e são particularmente duráveis.

Bancada de trabalho Sport dianteira

A roda dianteira da moto pode ser facilmente levantada utilizando a bancada de trabalho Sport. O suporte é colocado debaixo do pé de fixação do eixo das bainhas dianteiros e, graças a pontos de fixação ajustáveis, oferece uma posição de pé segura e óptima para todos os trabalhos de manutenção e durante as pausas de Inverno.

É extremamente estável e tem uma espessura de material mais elevada do que os suportes auxiliares convencionais. Os rodízios duplos, facilitam a elevação e são particularmente duráveis. A bancada dianteira só pode ser utilizada em combinação com a bancada traseira.

Bancada de trabalho Sport traseira

A roda traseira da moto pode ser facilmente levantada utilizando o suporte auxiliar Sport. O suporte é colocado sob os suportes de montagem adicionais disponíveis e, graças a pontos de fixação ajustáveis, oferece uma posição de pé segura e óptima para todos os trabalhos de manutenção e durante as pausas de Inverno. É extremamente estável e tem uma espessura de material mais elevada do que os suportes auxiliares convencionais. Os rodízios duplos facilitam a elevação e são particularmente duráveis.

Conjunto limpo e polido

O BMW Motorrad Clean & Polish Set contém os produtos de cuidado mais importantes: limpa a moto, as jantes, é um polidor de alto brilho e que também serve para limpar a viseira e capacete. Para além da vantagem de preço em relação aos preços individuais, estão incluídos um pano de microfibras e um panfleto com dicas e truques sobre limpeza e cuidados adequados para a sua moto.

ADVANTEC, o Aditivo de Combustível Original BMW

Outro aspeto a ter em conta é alcançar a proteção máxima de peças e componentes. O ADVANTEC Protect Original BMW Fuel Additive protege o combustível do envelhecimento e evita a corrosão na câmara de combustão e em todas as peças que transportam combustível. A fórmula inovadora assegura que a gasolina pode ser armazenada em depósitos por períodos de tempo mais longos sem que o combustível se oxide.

Óleo de motor original BMW ADVANTEC Pro 15W-50, 500ml e Óleo para motor original BMW ADVANTEC Ultimate 5W-40, 500 ml

O óleo para motor ADVANTEC Pro da BMW Motorrad com uma viscosidade de 15W-50 e o óleo para motor ADVANTEC Ultimate com uma viscosidade de 5W-40 foram exclusivamente desenvolvidos para motos BMW, testados pela BMW e perfeitamente adaptados aos motores de alto rendimento. Como todos os óleos ADVANTEC, ambos os óleos satisfazem os mais elevados padrões de lubrificantes.

As propriedades de viscosidade melhoradas asseguram que o motor é lubrificado mais rapidamente, o desempenho do arranque a frio é melhor e a potência constante é mantida – mesmo a temperaturas extremas. É desta forma que o potencial dos motores BMW pode ser explorado ao máximo.

Afim de melhorar a capacidade de limpeza e proporcionar uma óptima protecção do motor, foi também desenvolvida uma tecnologia inovadora de limpeza activa que mantém o motor praticamente limpo de fábrica. A protecção melhorada contra a corrosão e o desgaste acaba por prolongar a vida útil do motor. Particularmente prático para quem se desloca: ambos os óleos originais do motor BMW vêm numa útil garrafa de 0,5 litros com um vertedor.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments