Ducati Multistrada V4 Rally 2023: O espírito ‘globetrotter’ num nível jamais alcançado!

By on 29 Setembro, 2022

“No seu elemento preferido, em qualquer estrada ou lugar, por mais longa ou mais díficil que seja a viagem”. Este poderia ser o lema da nova Ducati Multistrada V4 Rally, uma moto de aventura destinada a deslocações longas, a só ou a dois, uma companheira fiél para nos conduzir aos lugares mais recônditos e inexplorados do planeta.

Fazendo jus ao seu nome, a Multistrada V4 Rally é uma moto que melhora ainda mais a sua capacidade de explorar todas as estradas, especialmente as não pavimentadas. De facto, esta Multistrada conta com suspensões semi-activas com curso aumentado para 200 mm para garantir uma maior distância ao solo, com um novo modo de potência dedicado à condução em todo-o-terreno, pousa-pés mais largos com inserções de borracha removível. As suspensões Marzocchi semi-activas com o sistema eletrónico Ducati Skyhook Suspension (DSS), proporcionam um controlo ainda mais preciso e eficiente.

A Multistrada V4 Rally traz também a função Autoleveling, que garante um comportamento equilibrado quando a configuração do condutor, passageiro e bagagem se altera, de modo a manter sempre inalteradas as características do veículo. A aptidão fora de estrada aumenta com as jantes de raios standard iluminados e as proteções reforçadas do motor. Acresce a isto o novo depósito de alumínio de 30 litros, que se integra harmoniosamente nas formas musculadas e elegantes da moto e aumenta as distâncias que são percorridas entre paragens para reabastecimento e a seguinte. Conforto e autonomia, crescem portanto na nova Multistrada V4 Rally. Mas há mais!

Forte identidade estética

A Multistrada V4 Rally mantém uma identidade estética muito forte com a versão standard, embora com uma maior caracterização globetrotter e todo-o-terreno. Na sua concepção, podemos encontrar os elementos estilísticos que sempre distinguiram os modelos Multistrada: massas carregadas na parte frontal, cauda esguia e leve, compactação frontal.

O seu aspecto é uma síntese de elegância e robustez com uma marcada atitude todo-o-terreno que deriva da roda dianteira de 19 polegadas. A revisão estética do Rally Multistrada V4 está portanto intimamente ligada ao conceito de função seguindo a forma. A necessidade de maior autonomia, e portanto de uma maior capacidade do depósito de combustível, levou à necessidade de redesenhar a área frontal da moto, com ombros mais ‘musculados’ que não aumentam em altura, no entanto, e manter uma perfeita integração com a área central, esguia e ergonómica.

A área do depósito, vista de lado, também desempenha um papel preponderante no desenho do Multistrada V4 Rally. A combinação de diferentes superfícies e materiais dá uma imagem muito técnica e musculada à zona frontal.

Mais conforto para dois

A nova V4 Rally é a solução ideal para viajar a dois e foi concebida para elevar o conforto do condutor e do(a) companheiro(a) de viagem. Para esse efeito o pára-brisas foi redesenhado (mais alto 40 mm e mais largo 20 mm), a traseira foi alongada e a fixação das malas foi recuada para oferecer mais espaço na área das pernas ao passageiro, que também pode contar com apoios para os pés com inserções de borracha maiores para reduzir o nível de vibrações transmitidas. Além disso, graças à disponibilidade de assentos de diferentes alturas, tanto para o condutor como para o passageiro, assim como ao kit de suspensão rebaixada, a Multistrada V4 Rally pode facilmente ser ajustada às estaturas do condutor e passageiro.

Outra característica a ter em conta é a função de pré-carga mínima, já introduzida na Multistrada V4 S em 2022, a qual permite ao utilizador “baixar” a moto ao parar e andar a baixa velocidade, minimizando a pré-carga do amortecedor. Além disso, a Multistrada V4 Rally dá mais um passo em frente em termos de facilidade de utilização ao introduzir a função Easy Lift que, ao abrir o sistema hidráulico de suspensão à chave ON, reduz o esforço necessário para levantar a moto do suporte lateral graças à compressão da forquilha e do monoamortecedor. Uma solução não só útil, mas igualmente conveniente, especialmente quando estamos exaustos após muitas horas de condução. Ainda, para facilitar a carga e descarga das malas laterais e facilitar qualquer manutenção em viagens longas longe de casa, o descanso central vem de série na Rally.

Segurança e tecnologia aprimuradas

A Multistrada V4 foi a primeira moto do mundo equipada com um sistema de radar dianteiro e traseiro para apoiar o Adaptive Cruise Control (ACC), que torna a condução menos cansativa em longos troços de estrada, e o Blind Spot Detection (BSD), que assinala a presença de veículos que se aproximam no ponto cego dos espelhos retrovisores. Este ítem importantíssimo permanece na Multistrada Rally! O painel de instrumentos TFT a cores de 6,5 polegadas também oferece características de navegação no mapa graças à aplicação Ducati Connect, que suporta a utilização de um smartphone para atender chamadas ou ouvir música, utilizando um capacete equipado com um sistema de intercomunicação.

Para apoiar ainda mais a segurança activa, a Multistrada V4 Rally oferece o ABS Cornering, que lhe permite tirar partido da potência de travagem do seu sistema mesmo em curva, Ducati Cornering Lights (DCL), que melhora a visibilidade nocturna iluminando o interior das curvas, Ducati Wheelie Control (DWC) e Ducati Traction Control (DTC). Estes sistemas utilizam a plataforma inercial (IMU) para optimizar a intervenção com base no ângulo de inclinação e inclinação do veículo.

Para aproveitar ao máximo o potencial do Multistrada V4 em todos os contextos, a Ducati desenvolveu quatro Modos de Condução (Sport, Touring, Urban e Enduro) que na Multistrada V4 Rally vêem uma importante evolução do modo Enduro. Este activa um modo Power dedicado, que limita a potência a 114 cv com uma resposta dinâmica e directa. O DSS Evolution prepara-se para andar de todo-o-terreno indicando o modo de carga com um ícone específico, representando um capacete de todo-o-terreno. O DTC muda para um nível de intervenção inferior e o DWC é desactivado. O ABS na roda traseira também é desactivado e a funcionalidade de curva e detecção de elevação traseira são suprimidas para se adaptar à utilização fora de estrada.

Desactivação dos cilindros traseiros

A nova Multistrada V4 Rallly introduz também uma nova estratégia de desactivação prolongada do banco de cilindros traseiro, uma solução técnica que se estreia pela primeira vez no mundo numa moto de produção com a “Rally”. Para além de desligar os cilindros traseiros ao ralenti com a moto parada, uma função já presente no Multistrada V4, o V4 Granturismo mantém agora o banco traseiro desactivado em outras condições de funcionamento, em benefício do consumo de combustível e das emissões.

Com esta nova estratégia, a desactivação tem lugar mesmo com a moto em movimento: à medida que a velocidade aumenta ou acima de um determinado pedido de potência do acelerador, os cilindros traseiros são reactivados, garantindo o carácter e o desempenho do V4 Granturismo. Este sistema está activo em todos os modos de pilotagem.

Motor e quadro

O motor V4 Granturismo de 1.158 cc V4, fornece 170 cv @ 10.750 rpm e 121 Nm @ 8.750 rpm, com uma curva de binário particularmente linear, por forma a assegurar uma resposta suave e progressiva em todas as rotações. O desempenho deste motor, combinado com o seu peso total de apenas 66,7 kg, permite que o V4 Granturismo continue a ser a referência na categoria em termos de potência e leveza. Estes números são combinados com soluções técnicas refinadas, tais como uma cambota giratória, derivada da experiência adquirida pela Ducati Corse no MotoGP, que trabalha “contra” a inércia giroscópica das rodas, mas também as curvas de binário dedicadas a cada uma das relações de transmissão para combinar uma entrega suave em baixas rotações, robustez do binário nas médias e potência em altas.

Ao nível do quadro, a Multistrada V4 Rally continua fiel à estrutura monobloco de alumínio, leve e compacta, com um braço oscilante de dupla face fundido em alumínio. A Multistrada Rally é oferecida exclusivamente com pneus tubeless e jantes de raios cruzados nas medidas   120/70-19″ à frente e 170/60-17″ atrás. Os pneus adoptados são uns Pirelli SCORPION Trail II, no entanto, a Multistrada V4 também está homologada para utilização com os Pirelli SCORPION Rally e SCORPION Rally STR nas mesmas medidas.

A nova Ducati Multistrada V4 Rally é oferecida em três versões diferentes: Adventure Radar, equipado com Cruise Control Adaptativo e Detecção de Pontos Cegos; Adventure Travel & Radar, que acrescenta as malas laterais de alumínio, punhos e assentos aquecidos; enquanto a Full Adventure completa este último equipamento com um silenciador Akrapovic homologado e um guarda-lamas frontal de fibra de carbono.

Acessórios e disponibilidade

Para além de um nível de referência de equipamento padrão para a categoria, o Rally Multistrada V4 dispõe também de uma vasta gama de acessórios. Para além das diferentes selas, para satisfazer as necessidades ergonómicas do piloto e do passageiro, e dos componentes propostos nas três configurações, estarão disponíveis: diferentes opções para o pára-brisas, protecção do motor em tubo de aço, projectores LED adicionais, satnav com suporte dedicado, e várias soluções de bagagem, concebidas tanto para o depósito de 30 litros como para a placa traseira da matrícula – top case ou soft bag – para aqueles que desejam melhorar ainda mais as qualidades turísticas de 360° da Multistrada V4 Rally.

Também é possível torná-la ainda mais desportiva e embelezar o seu aspecto com diferentes partes de guarnições de fibra de carbono, alavancas de alumínio e apoios para os pés maquinados mais sólidos, indicadores LED dinâmicos, etc. A Multistrada V4 Rally oferece também um sistema de monitorização da pressão dos pneus como acessório.

A Ducati Multistrada V4 Rally chegará aos concessionários a partir de Fevereiro de 2023 em duas cores: Ducati Red e Ducati Brushed Aluminium & Matt Black, este último com um depósito de alumínio escovado exposto, com aros de raios negros para ambos.

Conclusão

A Ducati Multistrada Rally leva o espírito globetrotter da Multistrada V4 a um nível ainda mais elevado, graças a um maior conforto para o condutor e passageiro, uma maior amplitude e uma aptidão mais pronunciada para o todo-o-terreno. O resultado é uma moto que está no seu elemento em estradas de terra, bem como em metrópoles modernas: a escolha perfeita para quem quer chegar a qualquer destino com o máximo conforto e segurança.  E tal como com toda a família Multistrada V4, o desempenho (170 cv), a fiabilidade e os custos de manutenção (intervalos a cada 60.000 km e mudanças de óleo a cada 15.000 km/24 meses) parecem excelentes. Bem-vinda!

Ficha técnica

Motor: V4 Granturismo a 90 graus com 4 válvulas por cilindro e arrefecimento líquido

Cilindrada: 1,158 cc

Diâmetro x curso: 83 x 53,3 mm

Taxa de compressão:  14:1

Potência máxima: 170 cv @ 10.750 rpm

Binário máximo: 121 Nm @ 8,750 rpm

Alimentação: Injecção electrónica de combustível

Escape: Silenciador em aço inoxidável, conversor catalítico duplo e 4 sondas lambda

Caixa: 6 velocidade com Ducati Quick Shift up/down

Transmissão final: Por corrente

Embraiagem: Multidisco com controlo hidráulico

Quadro: Estrutura monobloco de alumínio

Suspensão dianteira: Forquilha invertida totalmente ajustável de Ø50 mm com sensor de curso interno, 200 mm de curso, com Ducati Skyhook Suspension EVO (DSS)

Suspensão traseira: Suspensão cantilever com monoamortecedor totalmente ajustável, 200 mm de curso com Ducati Skyhook Suspension (DSS)

Travão dianteiro: Discos semi-flutuantes de 330 mm, pinças de 4 pistões Brembo Stylema montadas radialmente, com ABS ‘Corner’ de série

Travão traseiro: disco de 265 mm assistido por 2 pistões, com ABS ‘Corner’ de série

Rodas e pneus (FR./TR.): 120/70 x 19” e 170/60 x 17” Pirelli Scopion Trail II

Distância entre eixos: 1,572 mm

Alturas do assento: 870 – 890 mm e 885 mm – 905 mm

Capacidade do depósito: 30 litros

Peso a seco: 227 kg

Principais características da Ducati Multistrada V4 Rally

Cores

o Ducati Red com rodas de raios e jantes pretas

o Alumínio Escovado e Preto Mate com rodas de raios e jantes pretas

Disponibilidade

0 Fevereiro de 2023

Equipamento padrão principal

o Motor Ducati V4 Granturismo de 1.158cc com verificação de válvulas a cada 60.000 km e sistema de desactivação dos cilindros traseiros

o Quadro monobloco de alumínio, subestrutura de tubo de aço e braço oscilante de dupla face de alumínio

o Marzocchi Ducati Skyhook – suspensão electrónica semi-activa (DSS), evolução com funções de auto-nivelamento, pré-carga mínima e Easy Lift. Curso frontal e traseiro de 200 mm

o Rodas de raios 120/70-19″ e 170/60-17″ com pneus Pirelli SCORPION Trail II

o Bosch-Brembo ABS 10.3ME com sistema de travagem ‘corner’

o Discos dianteiros de 330 mm de diâmetro com pinças radiais Brembo Stylema de 4 pistões

o Frente mais protectora, com o pára-brisas aumentado em 40 mm de altura e 20 mm de largura. Deflectores com bordas modificadas para maior cobertura para o condutor e passageiro.

o Pousa-pés do condutor em aço com um perfil mais marcado para uso fora de estrada e inserto de borracha removível. Pousa-pés do passageiro com inserto de borracha sobredimensionado para reduzir o nível de vibrações transmitidas.

o Farol de LED completo com DRL e Ducati Cornering Lights (DCL)

o Painel de instrumentos com ecrã a cores de 6,5″ full-TFT

o Unidade de Medição Inercial da Bosch (IMU)

o 4 Modos de potência

o 4 Modos de utilização (Sport, Touring, Urban, Enduro)

o Ducati Wheelie Control (DWC)

o Controlo de Tracção Ducati (DTC)

o Controlo de travagem do motor (EBC)

o Ignição Mãos-livres

o Ducati Connect com telefone, música e aplicações de navegação de mapas

o Ducati Quick Shift (DQS) de 2 vias (para cima e para baixo)

o Controlo de velocidade de cruzeiro

o Controlo de carga (VHC)

o Descanso central

Equipamento

o Radar (frente/traseira)

o Adventure Travel & Radar (frente/traseira, caixas de alumínio, assento e punhos aquecidos)

o Full Adventure (radar dianteiro/traseiro, malas de alumínio, assento e punhos aquecidos,  silenciador Akrapovic, guarda-lamas dianteiro de fibra de carbono

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments