Galfer Floatech: Para a expansão do disco sem fadiga!

By on 10 Janeiro, 2022

A fadiga na travagem é um problema para si? Anseia por uma sensação de travagem consistente e sem surpresas quando trava com força numa curva? A Galfer, o especialista espanhol em sistemas de travagem, introduziu o seu mais recente sistema de travagem chamado sistema flutuante Floatech, já utilizado nas competições de MotoGP e Superbike.

O sistema visa melhorar as duas partes que compõem um travão de disco em vez de apenas uma. Qualquer travão de disco, vem normalmente em duas partes: o suporte – que se vê normalmente a ser aparafusado à roda e é normalmente anodizado; o material de fricção – e o disco real onde as pastilhas de travão normalmente se fixam. Ambos os componentes são feitos de materiais completamente diferentes, porque fazem coisas também completamente diferentes.

Uma das questões mais comuns enfrentadas por um disco é o calor, que depois resulta na expansão do disco em todas as direcções. Na verdade, quando os travões sobreaquecem, obtém-se um habitual desvanecer da força, obtendo-se uma pressão de travagem inconsistente.

Precisamente por isso, a Galfer desenvolveu um novo sistema de molas e pinos que ligam o suporte ao rotor do travão. Este consiste de um pino de titânio e arruelas de carga de lingas que ajudam a localizar o disco. A mola pressiona e fixa o disco de travão para que este não se mova e esteja sempre na mesma posição, e correctamente alinhado com as pastilhas de travão, independentemente do que aconteça. Este sistema simples, mas inovador, livra eficazmente o sistema de travagem de todo o movimento livre enfrentado pela maioria dos sistemas de travagem no mercado.

Este sistema também elimina eficazmente a paragem das pastilhas (acontece quando a pastilha perde contacto com os travões de disco) de ocorrer.

A empresa espanhola diz que o sistema também proporcionará um auto-alinhamento perfeito, mesmo enquanto o disco se expande sob utilização pesada.

Nas próprias palavras de Galfer:

1.- COMPORTAMENTO TÉRMICO MELHORADO: A temperaturas elevadas (acima de aproximadamente 200 °C) o rotor do travão tende a expandir-se em todas as direcções. O novo sistema GALFER Floatech® permite controlar este crescimento e evitar potenciais problemas causados pela superfície do rotor ficar bloqueada em relação ao cubo.

2.- ALINHAMENTO PERFEITO DISCO/PASTILHA: O sistema permite que o rotor se expanda livremente e evita a perda de flutuabilidade ao incorporar um conjunto de peças que consiste em arruelas e uma mola pré-carregada. A mola pressiona e fixa o rotor do travão para que este mantenha sempre a mesma posição, e esteja correctamente alinhado com as pastilhas de travão em qualquer situação. Isto elimina o movimento livre que ocorre com a maioria dos travões de disco de corrida no mercado e evita o problema das pastilhas de travão serem aplicadas de forma descontrolada e causando dificuldades de travagem, mesmo quando confrontadas com as fortes vibrações ou forças giroscópicas que ocorrem a altas velocidades.

O novo sistema Floatech® garante sempre um alinhamento perfeito entre os discos de travão e as pastilhas, de modo a que os pistões da pinça mantenham sempre a posição definida pelo fabricante do travão e a travagem seja muito mais estável.

3.- ESTRUTURA OPTIMIZADA ESQUERDA/DIREITA: Tendo estudado as forças de travagem e a possibilidade de poder conceber discos direccionais específicos (esquerda/direita), foi possível determinar os pontos-chave para optimizar a concepção dos cubos dos discos, proporcionando uma maior rigidez com o mínimo peso possível. A GALFER tem sido inovadora na concepção de discos de travões direccionais específicos para cada lado da roda.

4.- RETORNO TÉRMICO MELHORADO: O novo pino dourado que une as duas partes do travão de disco (rotor e cubo) é feito de titânio e melhora a ruptura térmica entre as duas partes devido à sua baixa condutividade térmica. Outros materiais como o alumínio são mais condutivos e transferem calor mais directamente.

O novo sistema Galfer Floatech já foi utilizado por vários pilotos de MotoGP e Superbike durante a temporada 2021, incluindo o piloto italiano Dennis Foggia (Leopard Racing) e o sul-africano Steven Odendaal (Evan Bros).

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments