História: Ace, as icónicas 4 cilindros que acabaram nas mãos da Indian

By on 25 Janeiro, 2023

A Ace Motor Corporation foi um fabricante de motos em operação contínua na Pensilvânia (EUA), entre 1919 e 1924, e intermitentemente até 1927, antes de ser adquirida pela gigante Indian.

Em 1917, os irmãos Henderson, fundadores da marca homónima, venderam a sua empresa a Ignaz Schwinn, dono da marca Excelsior. William Henderson continua a trabalhar para a Excelsior por alguns anos, mas não se dá bem com Schwinn e finalmente decide deixar a empresa para fundar uma nova marca.

Assim, em 1919, William Henderson criou a empresa Ace Motor Corporation e inaugurou todos os novos modelos de motos, tendo as patentes das suas motos Henderson sido transferidas para Schwinn.

Henderson une então forças com o industrial Max Sladkin e nasce a primeira moto Ace, munida de um quatro cilindros semi-tombado que é um grande sucesso comercial. Os negócios iam tão bem que um segundo modelo mais desportivo foi desenvolvido para ser apresentado em 1923. Infelizmente, William Henderson teve um acidente fatal enquanto experimentava uma das suas próprias motos em dezembro de 1922. Morreu aos 39 anos no Frankford Hospital sem nunca recuperar a consciência.

Um dos seus colaboradores próximos, o engenheiro Arthur Lemon deixou então a Excelsior para assumir a direção da empresa. A XP-4 foi iniciada no ano de 1923 e desde logo se notabilizou pelo seu excepcional desempenho. A Ace XP-4 era realmente capaz de atingir os 208km/h!

Porém, a crise de 1929 aproxima-se e a Ace enfrenta sérias dificuldades financeiras. A princípio, foi a Michigan Motor Corporation que adquiriu a empresa, mas a produção permaneceu confidencial e, apenas três anos depois, foi a gigante Indian que assumiu as rédeas da empresa. A produção das motos Ace continuou sob o nome Indian Four até a década de 1940.

Indian Ace 1928
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments