Honda Riding Assist 2.0: Para que nem você nem a moto caiam!

By on 6 Janeiro, 2022

O dispositivo Honda Riding Assist 2.0, é capaz de manter a moto em pé sozinha, evitando que a mesma caia no sólo, sozinha ou com o motociclista.

A Honda continua a avançar com o Riding Assist, um dispositivo que consegue manter a moto em pé. Esse sistema de equilíbrio automático que foi falado pela primeira vez no Salão de Tóquio em 2017, deixou muitos maravilhados pela forma como a moto podia prosseguir a marcha lenta sem cair. Mais tarde, ganhou três prémios no prestigioso certame de novas tecnologias, o CES de Las Vegas.

Esses prémios foram “Melhor Inovação” e “Melhor Tecnologia”. Agora, já se sabe que foi dado um novo passo em frente, para este sistema funcionar também a uma velocidade normal.

Um novo passo em frente no Honda Riding Assist

Por meio da tecnologia robótica, procurou-se tornar a condução de motos mais segura , evitando situações de risco em paragens ou em baixa velocidade, como ocorre em congestionamentos. Agora vem a versão 2.0 do Honda Riding Assist, com um funcionamento diferente da versão anterior. Se em 2017 foi utilizada a moto Honda NC750S para a sua apresentação, agora a Honda optou pela Honda NM4 Vultus , uma moto maior e que pesa cerca de 34 kg a mais.

Neste sistema, encontramos agora um braço oscilante que é móvel em relação ao eixo de rotação da moto. Movendo-se para um lado ou para o outro, inclinando a roda traseira em relação à moto, consegue-se corrigir automaticamente a inclinação para que o veículo se equilibre. Isto vê-se claramente no vídeo … O Honda Riding Assist para balancear a moto não pretende apenas mantê-la sozinha quando está parada, mas também quando se desloca ou faz curvas em baixa velocidade.

Embora ainda não haja uma confirmação oficial (talvez chegue em breve), é possível que este sistema seja usado num futuro próximo para modelos de scooters como um sistema de auxílio à condução em cidade.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments