Manutenção: 7 passos para parar a moto e não ter surpresas

By on 28 Agosto, 2020

UMA MOTO MAL PARADA TAMBÉM SE DEGRADA COM O PASSAR DO TEMPO. AQUI DEIXAMOS 7 CONSELHOS ÚTEIS, PARA NÃO TER SURPRESAS DESAGRADÁVEIS AO ACIONAR A IGNIÇÃO DE NOVO

Com a chegada dos dias mais frios, e supondo que vai parar a moto durante um período longo, ou simplesmente, porque vai viajar para fora e ficar ausente algum tempo, tome alguns cuidados… simples mas importantes para a sua ‘amiga’ estar em forma no regresso à estrada… 

Lavar e secar bem a sua moto antes de a parar não é suficiente e por isso, siga com atenção os procedimentos que a seguir enumeramos,    

1 – Pneus

A primeira coisa a fazer é encher os pneus um pouco mais do que o normal, para que a perda de pressão durante o tempo em que estiver parada não distorça a carcaça. Duzentos gramas acima da pressão usual será suficiente.

2 – Depósito

Ponha o máximo de gasolina. Se o depósito ficar meio vazio, os vapores de gasolina oxidarão o interior do tanque, degradarão a sua condição superficial e complicarão a reinicialização. Isto só acontece em depósitos de metal.

3 – Bateria

Desligue a bateria e remova-a da moto, especialmente se ela estiver estacionada num lugar frio. De fato, uma bateria não aprecia uma temperatura muito baixa, especialmente quando não é mais usada. Guarde-a num local quente e recarregue-a antes de a recolocar na moto.

4 – Válvula de combustível

Se a sua moto tiver uma válvula de combustível, feche-a e esvazie as entradas no carburador para evitar a formação de depósitos. Esta válvula está por hábito colocada na posição inferior do depósito à entrada para os tubos de gasolina e deve coloca-la na posição Off. Com a válvula fechada, lique a moto, coloque o motor em funcionamento, até que o motor desligue. Assim, fica com a certeza que não se formarão quaisquer depósitos que o vão prejudicar quando quiser reiniciar a sua moto.

5 – Humidade

Em geral, metais e cromados podem enferrujar ainda mais rápido à medida quando a moto fica guardada num lugar húmido. Deve assim, encontrar um lugar o mais seco possível para guardar a moto mas, se isso não for possível, com um pano embebido em gordura passe-o nas  partes metálicas mais vulneráveis. Graças a essa película protetora, a oxidação terá mais dificuldade em aparecer.

6 – Escape

Para evitar a oxidação no escape, passe também sobre toda a sua superfície um pano gorduroso.

7 – Riscos e sujidade

Por fim, não se esqueça de cobrir a sua moto. Cuidado com lugares húmidos, será ainda pior sob uma lona que cubra completamente a moto. Se tem uma garagem comum, tape somente as zonas mais propensas a choques e sujidade.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x