Polícia dinamarquesa apreende motos por condução perigosa

By on 21 Janeiro, 2022

Se estiver a planear uma viagem à Dinamarca, fique atento às novas regras e penalizações severas por excesso de velocidade, incluindo-se nas mesmas a apreensão do veículo – mesmo nos casos é em que o condutor não é o proprietário.

Em Março de 2021, entraram em vigor na Dinamarca novas regras e sanções mais severas por má condução “condução insana”, referiu um membro da FEMA, Federação Europeia das Associações de Motociclistas.

Isto significa, entre outras coisas, que as infracções por excesso de velocidade na Dinamarca, podem ser punidas com prisão e implicam a revogação incondicional da carta de condução por um mínimo de três anos – o que acontece se a velocidade for igual ou superior a 200 km/h; seguir a mais de 100% de uma velocidade superior a 100 km/h; ou por conduzir com um nível de álcool no sangue superior a 2,0 graus.

A lei não se aplica apenas aos dinamarqueses, mas aplica-se também aos cidadãos estrangeiros. A polícia também tem ainda a opção de apreender, confiscar e finalmente vender as motos em leilões que tenham sido utilizados por “condução insana” – independentemente do condutor ser proprietário da moto, conduzi-la em regime de aluguer ou emprestada por outrém.

Nos primeiros seis meses após a entrada em vigor destas novas regras, a polícia apreendeu um total de 510 veículos, tendo sido apresentadas 623 acusações em 586 casos, envolvendo a referida ‘condução insana’. A polícia dinamarquesa, está agora a confiscar cerca de três veículos por dia!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments