Team Marco Polo: Viajar por cinco continentes a ajudar quem mais precisa

By on 19 Janeiro, 2022

Viajar e ajudar é o lema do Team Marco Polo. Liderado por Michele Orlando e Luigi Fasolato, o grupo percorreu as estradas e trilhos dos 5 continentes de moto, levando ajuda e solidariedade às diversas realidades que encontra em cada viagem de aventura.

Este grupo nasceu oficialmente em 2005, formado por amigos apaixonados por motociclismo, vindos de diversas experiências, que buscam aliar aventura e solidariedade. “Cada jornada solidária é uma experiência de troca em que ambas as partes enriquecem as suas vidas. Por isso formamos o Team Marco Polo, pois queremos divulgar e promover essa cultura”, refere um elemento do grupo.”

“Quando viajamos com o propósito de conhecer e ajudar outras pessoas, a riqueza de experiências que trazemos para casa é preciosa. O espírito de partilha sempre foi a base das nossas viagens, e depois de anos de aventuras pelo mundo, entendemos que a pergunta que muitos nos fizeram em cada nosso regresso, o clássico “posso ir contigo?”, continha uma mensagem importante.”

“Por esse motivo, decidimos propor uma nova fórmula de aventuras solidárias, aberta a todos aqueles que, além de ouvir as nossas histórias, querem ser as primeiras testemunhas do que significa viajar e ajudar os outros. Quem vem connosco vira um “Adventure rAIDer”, vai de moto , vive uma aventura e dá esperança. Quem participa numa das nossas viagens torna-se parte da equipa, parte integrante da missão e contribui de forma mais ativa do que nunca para a criação de um projeto solidário que pode ver concretizado com os seus próprios olhos.”

A primeira viagem deste grupo de aventureiros solidários foi em 2005 , quando completaram uma incursão extraordinária de aproximadamente 16.000 km, a bordo das BMW F650GS monocilíndricas, refazendo a rota de Marco Polo, de Veneza a Pequim, passando por 14 países. O resultado foi um livro escrito por Michele Orlando, “De moto com Marco Polo”, e um DVD. Graças aos patrocinadores e à ajuda recolhida, foi ajudado o Hospital St. Gregory Illuminator de Yerevan, na Arménia, que assim pôde criar uma nova ala da ala pediátrica.

Em 2007, o grupo realizou a incursão Transiberiana, a bordo da BMW R1200 GS Adventure fornecida pela BMW Motorrad Italia: 18.000 km de Veneza a Hiroshima passando pela Sibéria, Mongólia e Japão.

O resultado foi um filme em 14 episódios transmitido no canal Sky e no Rai 5, um DVD e um novo livro de Michele Orlando intitulado “De moto até ao Sol Nascente”.

Seguiu-se em 2008 um raide à África Selvagem a bordo de motos BMW F800GS, mais uma vez fornecidas pela BMW Motorrad Itália. Desta vez o grupo de aventureiros solidários atravessou toda a Etiópia, de norte a sul, por um percurso difícil quase exclusivamente por veículos off-road, chegando até populações que ainda vivem em condições primitivas. Foi ajudado o Hospital Etíope de Wolisso, ao qual a equipa chegou (e que tem sido apoiada há algum tempo pelos Médicos com África – CUAMM), contribuindo para suportar todas as despesas médicas e hospitalares durante um ano, reportadas a um leito. Um filme de 14 episódios desta viagem também foi transmitido num canal da Sky.

Em 2010 fizeram o grande raide, Cape to Cape Motoraid. Partiram da Cidade do Cabo, na África do Sul e atravessaram 16 países e dois continentes, dos quais foi lançado um livro e um filme em DVD. Esta investida, novamente a favor dos Médicos com África – CUAMM, apoiou o percurso de graduação de um jovem futuro médico moçambicano, pagando a sua bolsa e levando-o a licenciar-se na Universidade da Beira, em Moçambique, gerida pela Cuamm.

Depois disso, muitas outras viagens de aventura se seguiram. Entre elas o Indochina Jungle Raid, no norte do Vietnam, o Transhimalayan Motoraid realizado na área indiana de Ladakh e Caxemira, um motoraid no Camboja em 2017 –que foi uma oportunidade para apoiar o Les Restaurant Des Enfants em Phnom Penh, responsável por fornecer refeições quentes e assistência gratuita a órfãos de rua – uma incursão a Marrocos em 2018…

“Nessa ocasião levamos roupas e material escolar para uma pequena escola do Atlas, graças à colaboração com a ONG Children in the Desert. No ano seguinte (2019) e por ocasião de uma batida de moto no Quénia, apoiamos a Cut, contra a mutilação genital femininaTheAmref.”

Finalmente em 2021, foi lançado o novo livro de Michele Orlando “Across the World – In #moto through Five Continents”, cujas vendas apoiaram o projeto ‘In Moto con l’Africa’, para o fornecimento de ambulâncias e apoio à mobilidade em várias regiões africanas.

Um bom exemplo de como viajar e ajudar são dois aspectos perfeitamente conciliáveis.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments