Edição especial 20 anos da Yamaha R1

By on 6 Janeiro, 2019

Fez o ano passado 20 anos que a Yamaha lançou a primeira edição da YZF R1, um modelo que viria a redefinir as expectativas em relação ao peso e potência de uma desportiva de litro. Mesmo em 1998, com 140 cavalos e 190 quilos, a R1 marcou uma época. Duas gerações depois, o modelo atingiu mesmo a mítica marca de 1:1, ou seja, a potência cavalo por cavalo igualava o peso quilo por quilo: 180 de cada.

A R1 original de 1998

A ciclística, graças ao truque de “empilhar “ a transmissão atrás dos cilindros, tinha um entre eixos curtíssimo de 1.385mm (por exemplo 20mm menos que a referencial Honda Fireblade da época), dando comportamento radical à R1. Agora, 20 anos depois, a Yamaha celebra essa primeira R1 com uma edição especial ‘GYTR Special Edition’, já apresentada na EICMA de Milão, e destinada a desaparecer, pois vão-se fazer apenas 20 unidades, que custarão supostamente 39.000 euros e trocos.

Vale a pena lembrar, ou esclarecer, que a GYTR ou Genuine Yamaha Racing Technology, é a divisão XPTO da marca de Ywata que se dedica a fazer criações muito especiais, nomeadamente no Motocross, mas pelos vistos também com uma ou outra incursão nas motos de estrada.

Longe de ser apenas uma R1 pintada de vermelho e branco, a lembrar as vitórias nas 8 Horas de Suzuka, a edição especial está repleta de acessórios topo de gama, já a pensar em utilização em Track Day para os mais corajosos ou abonados.Aparte a montagem manual, componentes especiais incluem um processador ECU especial, junto com uma unidade de controlo computorizada ou CCU, que permite analisar os dados de pilotagem.

Depois, há um punho de ação rápida, suspensão dianteira Öhlins FGRT 219 e traseira com um amortecedor TTX36 GP, amortecedor de direção ajustável e sistema completo de escape em titânio Evolution 2da Akrapovič. Protetores Gilles Tooling couraçam os cárteres e eixos de roda para proteger os componentes mais preciosos de qualquer queda.

A moto será entregue após ser configurada em banco de ensaio e afinada de ciclística segundo os requisitos de cada dono individual e a sua aquisição dá acesso automático à Yamaha Racing Experience em 2019, onde monitores qualificados ensinarão a extrair o máximo da R1.

Há também a opção de instalar mais componentes de especialistas aprovados pela Yamaha para personalizar ainda mais o modelo. Quem aposta que mesmo a esse preço vai esgotar assim que for posta à venda?

 

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!