Triumph Scrambler 1200 XC / XE e Steve McQueen Edition: Emoções para muitos caminhos

By on 13 Abril, 2021

Com especificação e estilo dominante para a categoria Scrambler, as novas 1200 XC e XE apresentam uma incrível entrega de torque e potência espontânea no motor paralelo com Euro 5, agora com  emissões mais baixas mas o desempenho emocionante e habitual sempre presente. Adicionalmente, a Triumph Motorcycles apresentou ainda a Scrambler 1200 Steve McQueen Edition!

Lançada pela primeira vez em 2018, a Scrambler 1200 tornou-se rapidamente um ícone moderno da marca britânica, estabelecendo uma nova referência na sua categoria graças às suas capacidades de condução em estrada e fora dela, à sua tecnologia de ponta, às suas excelentes especificações e extensas possibilidades de personalização. No entanto, a sua história está incrivelmente ligada ao passado glorioso do motociclismo. Nascida do embrião de uma linha de sangue sem paralelo, onde se incluem as primeiras scramblers de produção do mundo, de corridas de diversão e glória onde tomaram parte corredores lendários como Bud Ekins e Steve McQueen, a nova geração da Triumph Scrambler tem figurado em múltiplas competições off-road extremas, incluindo a Mexicana 1000 e a espanhola Bassella Race, demonstrando repetidamente a sua capacidade de liderança na classe.

E até no grande ecrã ela brilhou como protagonista do 25º filme da saga James Bond 007, “No Time To Die” tendo acolhido grandes elogios de Lee Morrison, James Bond Stunt Coordinator, que disse: “toda a equipa de acrobacias percebeu muito rapidamente que estas eram motos espantosas”.

O QUE MUDA NAS NOVAS SCRAMBLER 1200 XE e XC 

As Scrambler 1200 XE e XC de 2021 representam a última geração de uma das motos mais capazes e únicas do mercado, e também um dos modelos de especificação mais elevada de sempre da Triumph. Nelas encontramos o melhor de dois mundos, por um lado o estilo e carácter icónico de uma Clássica Moderna, e por outro a capacidade e especificação de uma moto de aventura completa. Ambas apresentam uma evolução do motor Euro 5, que mantém a sua poderosa potência e entrega de binário, mas agora com emissões mais baixas. Além disso, a actualização da nova geração traz um sistema de escape revisto que proporciona uma melhor distribuição de calor.

MOTOR PODEROSO

A mais recente evolução do motor paralelo britânico conta com uma actualização para fornecer emissões mais baixas, excedendo mesmo os requisitos da Euro 5. Com uma cambota de baixa inércia e uma cabeça de cilindro de alta compressão, mais uma afinação Scrambler dedicada, especificamente desenvolvida para dar o equilíbrio perfeito de potência e fornecimento de binário (tanto para a condução em estrada como fora de estrada) o resultado é um binário incrível desde baixas a altas rotações. O pico de binário de 110 Nm é alcançado logo às 4.500 rpm, enquanto a potência máxima de 90 cv chega às 7.250 rpm. O som distinto da Scrambler, produzido pelo duplo motor paralelo de 8 válvulas de 1200cc, é entregue pelo sistema de escape duplo de alto nível que também foi actualizado para Euro 5.  

PARA DOMINAR EM VÁRIAS SUPERFÍCIES

A nova Triumph Scrambler 1200 de 2021 oferece todo o nível de especificação de categoria e equipamento que dá a estas motos a capacidade única de cruzar o Classic e Adventure.  A suspensão de longo curso líder na classe, proporciona uma incrível capacidade todo-o-terreno e distância ao solo, com rodas concebidas para circular nos terrenos mais difíceis, bem como uma experiência de condução em estrada supremamente confortável. Tanto os amortecedores traseiros de mola dupla Öhlins, como a forqueta dianteira invertida da Showa são totalmente ajustáveis em pré-carga, compressão e amortecimento do ressalto, proporcionando excelente conforto e controlo numa vasta gama de superfícies. 

A potência de travagem superior é garantida por pinças monobloco radiais Brembo M50, líderes na categoria, com discos flutuantes duplos de 320 mm à frente, e a pinça Brembo com disco único, na parte de trás. Esta excelente potência de travagem é gerida pelo ABS que vem como padrão em ambos os modelos.

O reforço do carácter polivalente da Scrambler 1200 encontra-se nas rodas de raios com aros de alumínio e um desenho lateral, permitindo o uso de pneus sem câmara. Os pneus Metzeler Tourance com dupla finalidade de aventura são de série, enquanto que para uma utilização mais extrema fora de estrada, é recomendado o Pirelli Scorpion Rally como uma opção alternativa aprovada. A roda dianteira de 21 polegadas contribui para a incrível capacidade todo-o-terreno da Scrambler 1200 e para o comando da posição de pilotagem, e dá uma grande visibilidade à frente, tanto nos percursos pendulares como fora de estrada. Isto, combinado com a posição larga ajustável do guiador e os pousa-pés dobráveis e ajustáveis no modelo XE, confere à Scrambler 1200 a sua posição de comando e postura.

TECNOLOGIA LÍDER NA CATEGORIA

Repletas de tecnologia de ponta e de ajudas ao condutor, as novas Scrambler 1200 XC e XE definem-se como uma referência. Ambos os modelos apresentam os instrumentos TFT a cores que oferecem dois temas de design diferentes, cada um com três opções de layout de visualização, permitindo ao condutor alterar a quantidade de informação mostrada, de acordo com as suas preferências. A sequência de arranque TFT também pode ser personalizada com o nome do condutor. O visor TFT multifuncional é controlado através do joystick de 5 vias montado no guiador e outros interruptores, facilmente acessíveis e intuitivos, todos com luz de fundo para fácil navegação no escuro. Ecrãs de alto e baixo contraste asseguram que os TFTs são legíveis em todas as condições de iluminação, enquanto o ângulo do ecrã ajustável adapta-se à altura de cada condutor graças à possibilidade de o ajustar.

A nova Scrambler 1200 tem também pré-instalado o sistema de conectividade acessório My Triumph. Isto permite ao condutor aceder a chamadas telefónicas, operar música, utilizar navegação curva a curva e gerir um Go-Pro através de controlos intuitivos de guiador e interface TFT.

SEIS MODOS DE CONDUÇÃO

A mais recente geração dA Triumph assegura um controlo do acelerador sempre ágil e preciso, e permite o uso de  6 modos de condução – Road, Rain, Sport, Off-Road, Off-Road Pro (disponível apenas na XE) e Rider-Configurable. Os modos de condução  podem ser seleccionados enquanto em movimento. 

A Scrambler 1200 XE também apresenta ABS optimizado e controlo de tração otimizado.  Ambos os sistemas adaptam automaticamente o nível de intervenção para manter a condução óptima, em qualquer ângulo inclinado. Estas características são geridas pela Unidade de Medição Inercial (EMU) que mede o rolamento, curva e valores de aceleração da moto a fim de calcular o ângulo de inclinação e optimizar o controlo da travagem e da tracção em conformidade, assegurando uma maior estabilidade à moto.

Beneficiando de um menor consumo de energia, maior durabilidade e maior visibilidade, a Scrambler 1200 monta luzes LED à frente e atrás, e indicadores LED (específicos do mercado). O farol incorpora luzes LED de funcionamento diurno, que proporcionam uma melhor visibilidade e um estilo distinto de front-end (específico do mercado).

Tecnologia adicional de alta especificação focada no condutor, de série em ambos os modelos Scrambler 1200 de 2021, inclui embraiagem torque-assistente, controlo de velocidade de cruzeiro, ignição sem chave, tomada de carregamento USB por baixo do assento e a cablagem interna pronta para ligar o acessório encaixa em punhos aquecidos, que têm 3 modos e são acedidos através de um botão realmente intuitivo incorporado na pega esquerda.  

ESTILO MODERNO COM ACABAMENTOS DE GRANDE QUALIDADE

Combinando o ADN original da Triumph Scrambler, com um estilo moderno, estas motos oferecem todas as características de uma genuína Scrambler. Desde a silhueta icónica com o seu escape duplo de alto nível, até à altura de comando e equilíbrio, as novas Scrambler 2021 Scrambler 1200 XC e XE têm um verdadeiro estilo de scrambler.

Tal como todos as Bonneville, o motor apresenta as distintas barbatanas maquinadas e as capas pretas do motor com o seu emblema clássico do fabricante do motor Triumph triangular. Estes modelos têm também um padrão de acabamento e detalhe líder na categoria, com características autênticas, tais como o depósito de combustível de 16 litros esculpido sem costura, com tampa de combustível Monza em alumínio escovado e correia inoxidável escovada. O assento de banco personalizado com nervuras costuradas e a marca Triumph completam a silhueta marcante ao mesmo tempo que proporcionam a posição de condução e o conforto ideais ao enfrentar qualquer tipo de passeio. 

Para completar o estilo inconfundível Scrambler 1200, a Scrambler 1200 apresenta guarda-lamas de alumínio mínimo, painel lateral esculpido com emblema Scrambler 1200 de alumínio escovado, chapa de alumínio e guiador largo. A Scrambler 1200 XE recebe ainda mais, com protecções de mão, alavanca Brembo MCS, garfos dourados e o braço oscilante longo em alumínio trabalhado, que é mais comprido na XE e com um remate de alta especificação em jacto e acabamento anodizado.

Os novos Scrambler 1200 XC e XE de 2021 estão disponíveis em três cores: Azul Cobalto com uma risca Jet Black, Verde Khaki Matt com uma risca Jet Black ou a opção Sapphire Black de tom simples.

70+ Acessórios de Triunfo Genuíno

O Scrambler 1200 XC e XE têm uma gama de mais de 70 acessórios Triumph genuínos. Todos eles foram concebidos e testados com os mesmos padrões de exigência, e permitem ao condutor personalizar a sua moto com estilo e praticidade melhorados, maior conforto, bagagem, protecção e segurança. A lista completa de acessórios varia desde um novo ecrã inspirado no Dakar até ao resistente e prático cesto e saco de depósito, todos acrescentando uma maior capacidade de turismo.

Há também um guarda-lamas dianteiro de alto nível, uma cinta de guiador e uma grelha de faróis, além de opções práticas incluindo um descanso central, luzes de nevoeiro e pegas aquecidas. Para além da extensa gama de acessórios, existe uma vasta escolha de fechaduras, bem como um alarme.

SCRAMBLER 1200 STEVE MCQUEEN EDITION

Celebrando a mais famosa estrela de cinema, a nova Scrambler 1200 Steve McQueen Edition traz toda a nova geração do Scrambler 1200 XE de 2021 – especificação que domina a categoria, capacidade de aventura e tecnologia de ponta, e acrescenta o seu próprio esquema de pintura de alta qualidade Steve McQueen e uma extensa lista de belos detalhes únicos. Totalmente equipada com uma selecção de acessórios Scrambler de primeira qualidade, instalada de série, a edição McQueen é agora oficialmente a mais alta especificação Scrambler 1200 de sempre.

Inspirada na Triumph TR6 original de competição-específica, tornada famosa pelo lendário salto de arame farpado no icónico clássico da Segunda Guerra Mundial de 1963 “The Great Escape”, a Scrambler 1200 Steve McQueen Edition foi desenvolvido em parceria com a família McQueen. Escolhido para andar no filme com McQueen, a Triumph TR6 utilizado no salto foi criada por um concessionário britânico Triumph e pelo corredor da Medalha de Ouro ISDT Ken Heanes, com uma suspensão ISDT concebida para um robusto trabalho de acrobacia.

EDIÇÃO ÚNICA E LIMITADA A 1000 UNIDADES  

Com apenas 1.000 modelos Scrambler 1200 Steve McQueen Edition disponíveis em todo o mundo, cada moto é numerada individualmente na linda braçadeira do guiador, que também apresenta uma assinatura de Steve McQueen gravada a laser. Para uma exclusividade ainda maior, cada modelo vem com um certificado de autenticidade único que declara o número de VIN da moto, e com as assinaturas do CEO da Triumph, Nick Bloor, e também de Chad McQueen, filho da própria lenda, Steve McQueen.

O esquema único de pintura apresenta um depósito verde de competição com joelheiras de folha escovada, forro dourado pintado à mão requintado, logótipos Triumph de herança dourada, gráfico de deposito Steve McQueen dedicado, tampa de alumínio Monza escovado e correia de tanque de aço inoxidável escovado. A distinta edição Steve McQueen também terá como padrão o guarda-lamas dianteiro de alumínio de alto nível, o qual, juntamente com o guarda-lamas traseiro, também será pintado em Verde Competição.

Para além da especificação padrão da classe 1200 XE, a Steve McQueen Edition vem equipada com barras de protecção do motor, que acrescenta outra camada de robustez. Fabricadas a partir de tubos de aço inoxidável, estas têm um acabamento electro-polido e oferecem proteção adicional às coberturas da embraiagem e do alternador.

Uma protecção do radiador de alumínio cortado e prensado a laser, com a marca Triumph gravada a laser, também vem como padrão, dando protecção adicional contra pedras soltas enquanto optimiza o fluxo de ar. 

A edição Steve McQueen também apresenta um assento de banco castanho de primeira qualidade, com nervuras costuradas e a marca Triumph, o que realça ainda mais o estilo clássico e a elegância geral. 

Para além do estrelato cinematográfico, Steve McQueen também era conhecido pelas suas corridas de deserto na Triumph Scrambler, o que torna a Scrambler 1200 XE a base perfeita para a edição exclusiva, graças à sua capacidade de definição de classe tanto em estrada como fora de estrada. A nova edição McQueen Edition partilha todas as aclamadas especificações e desempenho do XE, incluindo as atualizações do motor e do sistema de escape de 2021, tornando a edição limitada totalmente compatível com a norma Euro 5. Sendo uma verdadeira motocicleta transversal, tem toda a capacidade de uma moto de aventura completa com o estilo icónico herdado da sua lendária linhagem Scrambler.  

Preços dos modelos em Portugal:

SCRAMBLER 1200 XC: desde 15.100€ PVP

SCRAMBLER 1200 XE: desde 16.100€ PVP

SCRAMBLER 1200 McQueen Edition: 17.100€ PVP

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x