Yamaha “R9M”: Nascida em Itália para os circuitos

By on 26 Maio, 2021

A Yamaha acaba de ampliar a sua gama de motos desportivas com a apresentação da nova R7, uma moto de cilindrada média compatível com a licença A2, com motor CP2 derivado da excelente naked MT-07. No entanto a Venezia Moto, um revendedor italiano, quis ir mais longe e apresentou esta atrevida R9M.  

Acontece que para alguns amantes das desportivas, o motor paralelo de 675 cc é um pouco ‘pequeno demais’ para uma verdadeira moto de circuito’, achando que uma unidade mais potente seria uma solução ainda mais tentadora. A pensar nisto, em Itália o revendedor Yamaha da Venezia Moto, concebeu esta espetacular R9M com o motor CP3 de 847cc da Tracer 900 GT,

Jacopo Mazaro passou um ano para transformar uma Tracer 900 numa R9. Em primeiro lugar, teve que trocar todo o sub-quadro traseiro e o equipamento da moto que recebeu  suspensões dianteiras e traseiras Öhlins, aros de magnésio OZ calçados com pneus slick ou pinças de travão Brembo GP4 RX. 

Toda a bela carenagem foi feita em fibra de carbono, o que resultou num considerável emagrecimento do conjunto, uma vez que a Tracer Sport GT perdeu cerca de 60 quilos, caindo de 215 kg para 155 kg em ordem de marcha.

O resto das modificações centraram-se no motor de 847 cc (o novo 890 ainda não tinha sido lançado durante a preparação), cuja potência passou de 115 para 140 cavalos com um novo escape Akrapovic, um filtro de ar BMC e uma cartografia revista. Um ideia, no mínimo, interessante…

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments