Yamaha Ténéré 700 World Raid: Programada para o offroad extremo

By on 15 Fevereiro, 2022

Atendendo aos pedidos de muitos fãs, a Yamaha apresentou hoje a nova variante 700 World Raid que se junta assim às existentes Ténéré 700 e Rally Edition. Caso seja um adepto de terrenos extremos ou prefira percorrer longas distancias no deserto, esta é a Ténéré à altura das suas exigências, com maior autonomia e melhor equipamento.  

Para muitos amantes do offroad de aventura, a Yamaha Ténéré 700 que desde a entrada em produção em 2019, rapidamente ganhou fãs com o seu motor CP2 de binário elevado, quadro versátil e robustez à prova de bala. No entanto, há sempre quem deseje sempre mais, que tem vontade de escapar ao normal, fugir da sua zona de conforto e visitar novos lugares distantes. Para esse utilizador mais exigente e conhecedor, a Yamaha apresentou no EICMA 2021 de Milão o protótipo Ténéré 700 World Raid, que agora está finalmente pronto e chegará aos concessionárias oficiais da marca no final de maio de 2022.

Há 40 anos atrás, desenvolvida a partir das motos do Dakar, a XT600 Ténéré original  tornou a verdadeira aventura uma possibilidade para todos, e essa foi a sua maior virtude. Depois das muitas demonstrações de Nick Sanders, piloto que já realizou várias voltas ao mundo, até à lenda do enduro extremo Pol Tarrés, ficou comprovado que a Ténéré 700 tinha tudo para ser mais, dando origem a esta nova variante World Raid, capaz de percorrer distâncias maiores e mais extremas.

Este terceiro membro da família Ténéré 700, traz muito ao mundo do motociclismo, fornecendo a todo o tipo de motociclistas a oportunidade de viver os seus sonhos, redescobrindo novos horizontes.

Equipada para ir mais longe do que qualquer Ténéré anterior e com a especificação mais avançada, que incluem suspensão topo de gama para maior confiança e conforto, melhorias a nível da ergonomia, estilo inspirado em ralis e instrumentação com vários modos, com notificações de mensagens de texto e chamadas recebidas, a Ténéré 700 World Raid é uma moto que consegue fazer com que o mundo pareça um lugar muito mais pequeno. 

Dois depósitos laterais com 23 litros

Os novos depósitos de combustíveis laterais com 23 litros de capacidade, foram concebidos para trazer paz de espírito em viagens mais longas e eliminar a ansiedade que todos os motociclistas já experienciaram quando a luz de reserva começa a piscar. Em condições de utilização normais, estima-se que estes novos depósitos sejam capazes de proporcionar uma autonomia até 500 km, fornecendo um nível de autonomia mais elevado que faz da Ténéré 700 World Raid uma especialista em zonas mais distantes e selvagens.

Ao ter dois depósitos separados posicionados mais abaixo e ao colocar a bomba de combustível numa posição mais baixa num dos depósitos, o centro de gravidade da moto pode ser mantido quase igual ao da Ténéré 700, que dispõe de um depósito de 16 litros, ajudando a manter a condução ágil apesar do aumento de peso da maior capacidade de combustível.

Além disto, também a massa do veículo ficou mais centralizada, com uma distribuição de peso ideal entre a dianteira e a traseira. Uma característica importante desta nova disposição é que o ponto mais alto dos dois novos depósitos laterais é inferior ao topo do depósito na Ténéré 700, reduzindo a diferença da altura entre o depósito e o assento, de modo a proporcionar um perfil mais plano para melhor mobilidade do condutor e uma deslocação de peso dianteiro/traseiro mais fácil na condução todo-o-terreno. A disposição lateral dos depósitos também resulta numa menor oscilação do combustível, o que é benéfico, principalmente, em curvas. Além disso, esse posicionamento é partilhado com algumas das mais bem-sucedidas motos de competição de fábrica da Yamaha.

Assento plano para melhor agilidade

A nova Ténéré 700 World Raid também beneficia de um novo assento de 890 mm de altura que fornece um perfil muito mais plano para uma transição mais suave entre o assento e o depósito. Este novo design, semelhante ao perfil de assento de uma moto de motocross,  permite que o condutor se mova para trás e para a frente praticamente sem esforço em terrenos acidentados, enquanto a nova ergonomia é adequada tanto para conduzir sentado como para conduzir em pé. Além disso, o design de 2 peças do novo assento permite remover facilmente a secção traseira para permitir a montagem de acessórios, como um suporte ou bagagem.

Instrumentos em ecrã TFT de 5″ a cores com conectividade móvel

O novo ecrã TFT de 5″ a cores está ligado à Unidade de controlo de comunicações (CCU) da moto, que comunica com a aplicação MyRide, fornecendo conectividade sob a forma de mensagem de texto e notificações de chamadas recebidas, que são apresentadas no painel de instrumentos; o estado da bateria do telemóvel é apresentado assim que é estabelecida uma ligação. Esta conectividade e a capacidade de identificar quaisquer questões técnicas que necessitem de ser retificadas proporcionam mais tranquilidade e confiança aos aventureiros, principalmente em viagens de longa distância em território desconhecido.

A disposição do ecrã “Explorer” apresenta um design digital moderno que fornece todos os dados de funcionamento chave da máquina num estilo contemporâneo e de fácil leitura. O ecrã “Street” apresenta um tacómetro com um mostrador circular e um ponteiro que dão um aspeto mais convencional da era analógica, o ecrã “Raid” é inspirado num típico roadbook de competição de rali e apresenta dois conta-quilómetros parciais independentes em contagem decrescente, que permitem ao condutor ver a distância até ao ponto de passagem seguinte.

Localizada à direita da área do painel de instrumentos, existe uma tomada USB (type-A) que pode alimentar sistemas de navegação ou carregar dispositivos móveis.

ABS de 3 modos

Para uma melhor capacidade de controlo em diferentes condições de condução, a nova Ténéré 700 World Raid está equipada com ABS de 3 modos, que pode ser selecionado quando a moto está parada, através de um menu específico no painel, acionado pelo comutador do lado direito.

O modo 1 significa totalmente ativo, com ambas as rodas a beneficiarem do ABS, conforme exigido legalmente para a condução nas via pública. Os modos 2 e 3 foram introduzidos para condução em estradas não-públicas. Concretamente, o modo 2 (nova função desenvolvida para a Ténéré 700 World Raid) significa ativado na roda dianteira e desativado na roda traseira; este é o modo recomendado para terrenos com gravilha solta, onde é provável que se experienciem baixos níveis de aderência.

O modo 3 significa totalmente desativado, adequado para condutores experientes que querem desfrutar da pura condução todo-o-terreno.  O painel de instrumentos mostra quando o modo 2 e o modo 3 estão ativos; o condutor pode voltar imediatamente ao modo 1 a qualquer momento durante as deslocações ou quando está parado, premindo um botão no lado esquerdo do painel de instrumentos.

Suspensão dianteira KYB de 43 mm

Para uma performance de condução offroad aperfeiçoada, o sistema de suspensão na Ténéré 700 World Raid apresenta uma série de melhorias significativas. A suspensão dianteira KYB de 43 mm com novo design fornece 230 mm de curso da roda, mais 20 mm do que a Ténéré 700, oferecendo um maior potencial de absorção de impactos em terrenos difíceis.

A nova suspensão está equipada com um regulador de pré-carga da mola, além dos afinadores de amortecimento de compressão e recuperação e do parafuso de purga de ar já existentes na Ténéré 700, permitindo ao condutor afinar a suspensão para se adequar a diferentes terrenos e cargas. Para uma maior durabilidade e menor atrito interno, a suspensão dianteira de 43 mm de curso mais longo apresenta um resiliente revestimento Kashima aplicado no exterior das bainhas, com cor bronze escuro distintiva, enquanto para minimizar o peso são utilizados componentes internos da suspensão leves, apesar do curso mais longo.  

Para uma melhor capacidade de controlo, particularmente em situações de condução todo-o-terreno, a World Raid vem munida de um amortecedor de direção Öhlins como equipamento de série. A posição de fixação está próxima da mesa do guiador, permitindo ao condutor ajustar rapidamente a unidade aos seus níveis preferidos de sensação e feedback nos vários tipos de terreno, graças a 18 regulações de amortecimento diferentes. Atrás existe um amortecedor traseiro do tipo “piggyback” em alumínio com especificações completas e um curso de roda de 220 mm.

Motor CP2 EU5

O icónico motor de 689 cc com 2 cilindros em linha e refrigeração líquida é a força motriz por detrás da nova Ténéré 700 World Raid. Com uma cambota de 270° que lhe confere uma sequência de ignição desigual característica, este motor CP2 de “conceito de planos cruzados” é conhecido pelo seu o débito de binário linear forte, bem como pelo seu desempenho com elevada capacidade de resposta e facilmente controlável, o que torna a condução a qualquer velocidade tão agradável e gratificante. As dimensões compactas e peso reduzido tornam este motor ideal para as exigências e requisitos de aventuras de longa distância. Trata-se de um 2 cilindros que proporciona uma ampla potência de tração a baixas e médias rotações, sendo particularmente adequado para os diferentes terrenos on/off road. Já comprovado na Ténéré 700, grande sucesso de vendas, este motor é um dos mais lendários motopropulsores da Yamaha, com mais de 221.000 unidades com motor CP2 vendidas desde a apresentação.

Beneficia ainda da nova caixa de filtro de ar da Ténéré 700, equipada com uma conduta de admissão virada para a frente, concebida para evitar a entrada de poeira e detritos lançados pela roda traseira. Para uma maior proteção na condução todo-o-terreno, a World Raid está equipada com uma nova proteção do motor de alumínio de 3 peças que ajuda a evitar danos acidentais provocados por rochas, pedras e quaisquer outros detritos.

Por último, o conforto também não foi esquecido. A Ténéré 700 WorldRaid apresenta um pára-brisas mais alto 15 mm, defletores laterais fáceis de remover, piscas em LED e carenagem dianteira. Os painéis dianteiros que rodeiam o radiador e o painel interior em torno da área do frontal são fabricados a partir de resistente material compósito de fibra de vidro e têm ainda novos apoios para os pés mais amplos, ideais para a condução em terrenos mais exigentes, prevenindo a acumulação de lama e areias; os encaixes de borracha amovíveis melhoram a estabilidade das botas/apoio para os pés em condições húmidas. Ao remover estes encaixes de borrachas, os apoios para os pés tornam-se componentes orientados para competição de rali.

Cores e disponibilidade

A Yamaha vai disponibilizar a nova Ténéré 700 World Raid em duas opções de cores. A Icon Blue é inspirada nas motos de corrida de competição de fábrica e apresenta painéis azuis, painéis laterais com destaques em amarelo e jantes azuis. A Midnight Black projeta uma imagem séria e minimalista e apresenta uma estrutura totalmente preta com jantes pretas.

As entregas aos concessionários europeus da Yamaha terão início a partir de Maio de 2022.

Características principais

Dois depósitos de combustível laterais, 23 litros de capacidade

Assento plano de 2 peças tipo rali

Instrumentos em ecrã TFT de 5″ a cores com conectividade móvel e notificação

Ficha USB (type-A)

ABS comutável de 3 modos

Suspensão dianteira KYB de 43 mm, elevada especificação, curso de 230 mm

Amortecedor de direção ajustável Öhlins

Amortecedor traseiro “piggyback” em alumínio, curso de roda de 220 mm

Para-brisas alto, defletores laterais fáceis de remover e piscas em LED

Área do cockpit totalmente nova e nova carenagem dianteira

Novos apoios para os pés do condutor mais amplos com encaixes de borracha fáceis de remover

Proteção do motor de alumínio em 3 peças

Novo suporte do motor em alumínio fundido

Nova grelha do radiador

Características partilhadas pela Ténéré 700 World Raid/Ténéré 700/Ténéré Rally Edition

Faróis quad LED, farolim traseiro LED

Posição ajustável (em 5 mm) do guarda-lamas dianteiro

Duplos discos dianteiros tipo wave de 282 mm, pinças Brembo, ABS

Disco traseiro tipo wave de 245 mm, pinça Brembo, ABS

Quadro tubular de berço em aço de elevada resistência/quadro de duplo berço

Braço oscilante em alumínio fundido por gravidade

Jantes leves em alumínio com 36 raios

Guiador em alumínio de diâmetro variável

Pneus Pirelli Scorpion Rally, 90/90-21 à frente, 150/70-18 atrás

Motor CP2 EU5 de elevado binário

Caixa de filtro de ar com conduta de admissão virada para a frente

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments