Glenn Irwin (Ducati) segurou Tommy Bridewell (Honda) por 0,237s para liderar os tempos combinados de treinos livres do Bennetts British Superbike Championship em Oulton Park, com o piloto da Hager PBM Ducati a estabelecer um ritmo apenas 0,002s atrás do recorde do circuito.
Bridewell liderou os tempos nos últimos dez minutos da sessão, mas Irwin conseguiu voltar à frente nos minutos finais no circuito de Cheshire e manter a vantagem até à bandeira quadriculada.
O líder do campeonato, Ryan Vickers (Yamaha), foi o terceiro mais rápido, apesar de uma pequena queda em Hizzys, enquanto o seu companheiro de equipa Kyle Ryde foi o décimo mais rápido.
Leon Haslam (BMW) também recuperou de uma queda para registar o quarto tempo mais rápido para a equipa ROKiT Haslam Racing BMW Motorrad, com Christian Iddon (Ducati) e Jason O’Halloran (Kawasaki) a completarem os seis primeiros, com cinco fabricantes diferentes nas seis primeiras posições.
Danny Kent subiu para o sétimo lugar com a McAMS Racing Yamaha antes da corrida em casa neste fim de semana, com apenas 0,006s a separá-lo de Storm Stacey na LKQ Euro Car Parts Kawasaki.
Rory Skinner, da Cheshire Moldings BMW Motorrad, foi nono no seu regresso a Oulton Park, enquanto Peter Hickman e Max Cook completaram os 12 primeiros pilotos que avançam automaticamente para a sessão do Q2.
BSB, Oulton Park, tempos combinados de treinos livres:
1º Glenn Irwin (Hager PBM Ducati) 1m33s622s
2º Tommy Bridewell (Honda Racing Reino Unido) +0,237s
3º Ryan Vickers (OMG GRILLA Yamaha Racing) +0,247s
4º Leon Haslam (equipe ROKiT Haslam Racing BMW Motorrad) +0,274s
5º Christian Iddon (Oxford Products Racing Ducati) +0,313s
6º Jason O’Halloran (totalmente motos Kawasaki) +0,324s
7º Danny Kent (McAMS Racing Yamaha) +0,579s
8º Storm Stacey (LKQ Euro Car Parts Kawasaki) +0,585s
9º Rory Skinner (Cheshire Moldings BMW Motorrad) +0,597s
10º Kyle Ryde (OMG GRILLA Yamaha Racing) +0,599s
11º Peter Hickman (equipe FHO Racing BMW Motorrad) +0,663s
12º Max Cook (totalmente motos Kawasaki) +0,947s