EWC, 24h Le Mans, Final: ‘Regresso’ glorioso da Suzuki a Le Mans | Motomais
Motomais
  • Home
  • Notícias
  • Ensaios
  • Equipamentos
  • Clássicas
  • Dicas
  • Mototurismo
  • Reportagens
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Offroad Moto
  • Revistacarros
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Motomais
  • Home
  • Notícias
  • Ensaios
  • Equipamentos
  • Clássicas
  • Dicas
  • Mototurismo
  • Reportagens
No Result
View All Result
Motomais

EWC, 24h Le Mans, Final: ‘Regresso’ glorioso da Suzuki a Le Mans

Ricardo Ferreira por Ricardo Ferreira
21 Abril, 2024
em Sem categoria
A A
Share on FacebookShare on Twitter

A 47ª edição das 24 horas de Le Mans prosseguiu emocionante até ao final. Com apenas uma volta de vantagem, a Suzuki venceu a BMW e comemorou o seu 15º sucesso no lendário circuito francês.

As 24h de Le Mans começaram com um início forte para a Yoshimura SERT Motul, com a equipa de Damien Saulnier e Yohei Kato a liderar a corrida durante várias horas. Mas no segundo stint de Gregg Black houve um momento dramático para a equipa da Suzuki GSX-R 1000. O francês caiu após um highside e teve que levar a moto à box para reparações. Etienne Masson, Dan Linfoot e Black começaram a recuperar fora do top 15.

Da noite para o dia, a Yoshimura SERT Motul, que já soma 17 títulos no Campeonato do Mundo de Endurance, subiu à terceira posição. Quando a Yamaha caiu com Karel Hanika e a BMW teve que consertar problemas de escape duas vezes , o vencedor do Bol d’Or do ano passado assumiu a primeira posição. A partir de então, a Suzuki não desistiu da liderança até ao cair da bandeira quadriculada caiu, às 15h, e triunfou no percurso de 4,185 km pela primeira vez desde 2022.

“É incrível estar de volta ao primeiro degrau do pódio aqui, simplesmente incrível. O Dan (Linfoot), o Étienne (Masson), toda a equipa fez um ótimo trabalho durante todo o inverno, mostramos a nossa velocidade e vingamo-nos do ano passado. É simplesmente incrível.” Disse o piloto da Yoshimura SERT Motul, Gregg Black.

Após a saída de Sylvain Guintoli para a BMW após a temporada de 2023, a Yoshimura SERT Motul contou com Dan Linfoot da Grã-Bretanha. O piloto de 35 anos teve uma estreia com sucesso em Le Mans. “Estou realmente sem palavras. Vencer a minha primeira corrida com a equipa e a corrida em casa da equipa é realmente ótimo. Estou muito grato a todos, especialmente à equipa que me ajudou em tudo o que eu precisava.”

“Não tenho palavras para este sucesso, é uma sensação incrivelmente agradável”, disse Etienne Masson. “Depois do difícil início de corrida de sábado, é muito bom poder estar no topo no final. Lutamos muito e nos esforçamos tanto durante esta noite gelada, é simplesmente maravilhoso este resultado.”

A BMW Motorrad World Endurance Team terminou em segundo com a YART a recuperar para terceiro depois de uma corrida diurna e noturna repleta de ação no circuto de La Sarthe. A National Motos Honda conquistou a vitória na classe Superstock, seguida pela Chromeburner-RAC41-Honda e 3ART Best of Bike.

A última hora

Sob um sol glorioso, as 24 Horas de Le Mans terminaram com uma vitória da Yoshimura SERT Motul. Gregg Black, Etienne Masson e Dan Linfoot foram os vencedores após 857 voltas.

Este foi o 15º sucesso no clássico de resistência em Sarthe para o fabricante japonês e a segunda vitória consecutiva numa corrida de 24 horas, depois da equipa ter vencido também a final do Campeonato do Mundo de Resistência no Bol d’Or em setembro.

A BMW Motorrad World Endurance Team cruzou a linha de chegada em segundo lugar. Com uma volta de desvantagem, Markus Reiterberger, Ilya Mikhalchik e o antigo piloto da Suzuki Sylvain Guintoli não foram suficientemente fortes contra a SERT. Os pneus Dunlop, em particular, estavam provavelmente em desvantagem em comparação com os pneus Bridgestone da Suzuki e da Yamaha, com exceção da noite. Depois do 3º lugar do ano passado em Le Mans, a equipa conseguiu agora melhorar e terminar novamente no pódio.

A YART Yamaha conquista mais um lugar no pódio após 24 horas. A equipa campeã mundial austríaca liderou durante muito tempo, mas teve de iniciar uma corrida para recuperar o atraso depois de Karel Hanika se ter despistado no domingo de manhã. Com o terceiro lugar, Marvin Fritz, Niccolo Canepa e Hanika, que já não estava na R1 após a queda, começaram a sua defesa do título com um resultado decente.

Atrás da Suzuki, BMW e Yamaha, o Team Kawasaki Webike Trickstar (Leblanc, Gamarino, Ramos) e a National Motos Honda (V. Suchet, S. Suchet, Raymond) foram mais dois fabricantes a terminar, o que significa que cinco marcas diferentes compuseram os cinco primeiros em Le Mans. A National Motos também conquistou a vitória na classe Superstock com o 5º lugar na geral.

Depois de um ano epidémico em 2023, a época do Campeonato do Mundo de Endurance teve um início muito agradável para o Team Bolliger Switzerland onde corre o nosso bem conhecido  Pedro Nuno Romero. A equipa de Kevin Bolliger alcançou um sétimo lugar de primeira classe no Circuito Bugatti. Nico Thöni, Pedro Nuno Romero Barbosa e Alex Toldeo Romero terminaram diretamente atrás da Honda Team Tati (Krummenacher, Clere, Perolari) no domingo.

A equipa Motobox Kremer Racing terminou em décimo lugar na geral (8º lugar no EWC) no seu 25º aniversário em Le Mans. A equipa alemã cruzou a linha de chegada 32 voltas atrás da vencedora Suzuki com o seu trio de pilotos alemães composto por Dominik Vincon, Daniel Rubin e Marco Fetz.

Supersport

Enquanto a equipa Chromeburner Rac41 (Honda) com Jesko Raffin, Wayne Tessels, Martin Renaudin e Chris Leesch terminou em segundo atrás da vencedora da classe Supersport, a National Motos, a equipa 3ART Best of Bike (Kemmer, Vietti-Ramus, Watanuki, Pot) terminou em terceiro com a Yamaha R1, apesar de uma queda na última hora. Na classe Experimental, apenas a Metiss terminou. Assim, Max Schmidt também pôde levar para casa um troféu pela vitória na classe.

O que aconteceu com a Honda de fábrica?

Numa fase final emocionante, a corrida de 24 horas tornou-se mais uma vez num caso imprevisível. A F.C.C. TSR Honda tinha lutado para regressar à 9ª posição depois de sofrer um total de três quedas. Mas a 90 minutos antes do final, Josh Hook partiu a corrente da CBR. O australiano saiu da pista e parecia abatido. A corrente atingiu a perna de Hook a toda a velocidade e ele estava obviamente a sentir muitas dores. De volta às boxes com a carrinha, a equipa de Masakuzi Fujii só podia concluir que a corrida para eles tinha terminado. A corrente partida deve ter causado sérios danos na CBR 1000RR-R Fireblade.

O Campeonato do Mundo de Resistência prossegue com as 8 Horas de SPA-Francorchamps no dia 8 de junho. De referir que pela primeira vez a prova de Liége deixa de ter a duração de 24 horas.

RUN RUN RUN 🏃

The first event of the year gets into gear after an exciting start to the @24heuresmotos! ✊#FIMEWC | #24hMotos pic.twitter.com/9EUUeix4vQ

— FIM EWC (@FIM_EWC) April 20, 2024

Classificação final, após 24 horas:

1. Yoshimura SERT Motul (Black, Masson, Linfoot), Suzuki GSX-R1000, 857 voltas

2. BMW Motorrad World Endurance (Reiterberger, Mikhalchik, Guintoli), BMW M1000RR, a 1 volta

3. YART – Yamaha (Canepa, Fritz, Hanika), Yamaha YZF-R1, a 5 voltas

Artigos relacionados

Verão aos comandos com o Apparel Ducati

Verão aos comandos com o Apparel Ducati

18 Julho, 2025
REV’IT! KICK: Botas em camurça inspiradas no universo do skate

REV’IT! KICK: Botas em camurça inspiradas no universo do skate

18 Julho, 2025

4. Kawasaki Webike Trickstar (Leblanc, Ramos, Gamarino), Kawasaki ZX-10R, a 13 voltas

5. National Motos Honda (S. Suchet, V. Suchet, Raymond), Honda CBR1000 RR-R (SST), a 17 voltas

6. Tati Team Beringer (Clere, Krummenacher, Perolari), Honda CBR1000 RR-R, a 18 voltas

7. Team Bolliger Switzerland (Thöni, Romero Barbosa, Toledo Romero), Kawasaki ZX-10R, a 20 voltas

8. BMRT 3D Maxxers (Pilot, Hardt, Cresson), Kawasaki ZX-10R, a 21 voltas

9. Chromeburner RAC-41 (Lesch, Tessels, Raffin, Renaudin), Honda CBR1000 RR-R (SST), a 22 voltas

10. Motobox Kremer Racing (Vincon, Rubin, Fetz), Yamaha YZF-R1, a 32 voltas

11. 3ART Best of Bike (Vietti-Ramus, Kemmer, Watanuki, Pot), Yamaha YZF-R1 (SST), a 45 voltas

Abandonos

F.C.C. TSR Honda (Hook, di Meglio, Techer), Honda CBR1000 RR-R

Tecmas MRP BMW (Foray, Bühn, Arbel, Soomer), BMW M1000RR (SST)

Mana-Au Competition (Trueb, Miralles Gonzalez, Palomares), Honda CBR1000 RR-R

Maco Racing (Meltzer, Choy, Ishizuka), Yamaha YZF-R1

Honda No Limits (Nigon, Gabellini, Steinmayr, Masbou), Honda CBR1000 RR-R (SST)

Honda Viltais Racing (Alt, Odendaal, Mercado), Honda CBR1000 RR-R

  

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Artigos relacionados

Verão aos comandos com o Apparel Ducati
Acessórios / Equipamentos

Verão aos comandos com o Apparel Ducati

por Ricardo Ferreira
18 Julho, 2025
REV’IT! KICK: Botas em camurça inspiradas no universo do skate
Acessórios / Equipamentos

REV’IT! KICK: Botas em camurça inspiradas no universo do skate

por Ricardo Ferreira
18 Julho, 2025
Próximo artigo

BSB: Vickers abre temporada com dupla vitória em Navarra

WSSP, Assen, Corrida 2: Vitória caseira de Glenn van Straalen

  • Tendências
  • Comentários
  • Novidades
Top 10 – As dez melhores protagonistas da categoria Moto 125

Top 10 – As dez melhores protagonistas da categoria Moto 125

10 Março, 2023
Benda LFC 700 chega à Europa em junho

Benda LFC 700 chega à Europa em junho

22 Maio, 2024
Moto Morini: X-Cape 700 chega aos concessionários em Abril

Moto Morini: X-Cape 700 chega aos concessionários em Abril

4 Fevereiro, 2025

Honda NC750X. Como o Vinho do Porto…| Contacto

4 Fevereiro, 2025
PIAGGIO MEDLEY

PIAGGIO MEDLEY

7
Benelli Leoncino a lenda está de volta

Benelli Leoncino a lenda está de volta

7
Ensaio Yamaha X-MAX 125 de 2018  – Urban Attack com Elegância e Estilo

Ensaio Yamaha X-MAX 125 de 2018 – Urban Attack com Elegância e Estilo

6
Ensaio Yamaha Tracer 900 GT 2018 – Sport Touring ao mais alto nível

Ensaio Yamaha Tracer 900 GT 2018 – Sport Touring ao mais alto nível

6
Verão aos comandos com o Apparel Ducati

Verão aos comandos com o Apparel Ducati

18 Julho, 2025
REV’IT! KICK: Botas em camurça inspiradas no universo do skate

REV’IT! KICK: Botas em camurça inspiradas no universo do skate

18 Julho, 2025
Suzuki lança Campanha Malas V-Strom 1050

Suzuki lança Campanha Malas V-Strom 1050

18 Julho, 2025
IPONE Ultimate Road Trip Kit: kit obrigatório para todas as motos!

IPONE Ultimate Road Trip Kit: kit obrigatório para todas as motos!

18 Julho, 2025

Sobre

Especialistas em Motos, MotoGP, MXGP, Enduro, SuperBikes, Motocross, Trial

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de cookies
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

Adventure Cafe Racer China Customização EICMA equipamento Euro 5 Motas Motos Motos Elétricas Naked scooter Scooters Elétricas

GRUPO V

Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2024 Motomais copyright

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Ensaios
  • Equipamentos
  • Clássicas
  • Dicas
  • Mototurismo
  • Reportagens

© 2024 Motomais copyright