Finalmente, a espera está (quase) a acabar. Depois da pausa de inverno, o desporto motorizado de duas rodas mais excitante do mundo está preparado para voltar em força com o Shakedown Test anual de Sepang, com quilómetros cruciais a serem feitos ao longo de três dias na Malásia, antes do início do Teste Oficial, alguns dias depois.
O Shakedown dá aos estreantes do MotoGP mais tempo em pista antes do início do Teste Oficial, dando-lhes uma vantagem extra para uma pré-época extremamente importante. Além disso, devido às regras de concessão, o Shakedown permite atualmente que a Honda e a Yamaha utilizem o seu subsídio de dias de testes ilimitados para tentar colmatar a lacuna de desempenho, tendo os seus pilotos a tempo inteiro em pista ao lado dos seus pilotos de testes. Isto significa que veremos pilotos como Fabio Quartararo, Alex Rins, Miguel Oliveira e Jack Miller a participar em alguns dos Shakedown, bem como nos Testes Oficiais.
Como mencionado, todas as fábricas de MotoGP participam no Shakedown. A Ducati, KTM, Aprilia e Honda – apesar de esta última poder contar com os seus pilotos a tempo inteiro – vão ter apenas uma seleção dos seus pilotos de testes em pista, de acordo com a lista provisória de inscritos, enquanto a Yamaha optou por estar com a força máxima.
A Ducati tem o seu italiano de confiança, Michele Pirro, aos comandos, enquanto a KTM terá o tricampeão do mundo Dani Pedrosa em pista ao lado de Pol Espargaro. A Aprilia vai utilizar Lorenzo Savadori, enquanto a Honda está a contar com a vasta experiência de Aleix Espargaro e Takaaki Nakagami.
A Yamaha, por sua vez, vai ter seis pilotos a fazer um turno durante os três dias. Quartararo e Rins, da Monster Energy Yamaha, vão juntar-se a Miller e Oliveira, da Prima Pramac. Para além disso, a equipa da fábrica Iwata também tem à sua disposição a lenda do MotoGP Andrea Dovizioso e o novo piloto de testes Augusto Fernandez.
O Teste Oficial de Sepang, que tem lugar de 5 a 7 de fevereiro, verá todos os pilotos de MotoGP regressarem à ação em pista. Depois, uma semana mais tarde, na Tailândia, a 12 e 13, o Teste de Buriram vê a grelha completa completar os dois últimos dias de pré-época antes de nos prepararmos para o fim de semana de abertura da época, no final de fevereiro.
Fonte:https://www.motogp.com/en/news/2025/01/29/sepang-shakedown-all-you-need-to-know/517244