Maverick Vinales enfrentará um novo desafio com a KTM em 2025. O piloto de Roses já se sentiu confortável na RC16 durante o teste em Barcelona.
O piloto espanhol de 30 anos teve uma temporada mista de MotoGP em 2024. Em Austin, no início da temporada, conquistou a sua primeira vitória num Grande Prémio com a Aprilia. O resto do ano foi caracterizado por altos e baixos. Terminou a temporada em 7º lugar da geral.
Em 2025, um novo capítulo na carreira começa para Viñales na KTM, o seu quarto fabricante por que passa no MotoGP.
– “É uma sensação ótima, mas haverá muito trabalho. Conheço os objetivos da KTM, trabalhei com eles no passado e conheço o seu ADN. Estou preparado para o que está para vir”, disse Vinales que em 2013 foi Campeão do Mundo de Moto3, precisamente com a marca austríaca.
Aludindo à nova temporada de 2025 com uma máquina diferente da Aprilia, o ‘Top Gun’ disse:
– “Vestir as cores da Red Bull KTM é uma sensação muito boa. Desde miúdo que as vejo no motocross, nas corridas… por isso, é uma equipa de sonho para mim. O meu primeiro pensamento sobre a KTM RC16 foi: “Uau, isto é uma besta, é rápida!”.
– “Lembro-me que em Montmeló era muito rápida, e isso é importante na nova era do MotoGP, uma vez que a maior parte da corrida são as primeiras cinco ou seis voltas. No primeiro ano, quando se vai para uma mota nova, é preciso estar sempre concentrado, sempre aberto a novas experiências. Cada vez que se vai para uma nova pista é uma experiência completamente diferente da dos anos anteriores, por isso é preciso ter uma mentalidade aberta e estar muito concentrado, pelo que o meu objetivo é estar concentrado e conseguir dar o meu máximo. O bom é que, assim que subo para a KTM, sinto-me em casa. É uma mota de que gosto, que se adapta ao meu estilo de condução, ao entrar na curva. Portanto, isso é muito importante”.
Vinales venceu com três fabricantes diferentes – Suzuki, Yamaha e Aprilia. É um objetivo importante vencer em 2025 com a KTM como quarto fabricante?
– “Quando se vence com quatro fabricantes diferentes, fazemos história e isso motiva-me muito. Faz parte do plano, mas em última análise o objetivo tem que ser ser o número 1 no final do ano. O meu objetivo pessoal também é dar o máximo em cada sessão e estar focado.”