Tudo aconteceu no início da corrida. Com nada menos que 23 voltas pela frente, Marc Márquez tocou Jorge Martín na curva 3, deslizou pelo asfalto largo e levou Miguel Oliveira com ele. O piloto português foi provavelmente o mais afectado pelo percalço, uma vez que a assistência médica foi obrigada a transportá-lo para fora da pista numa maca, devido ao impacto. Felizmente, no entanto, aparantemenete foi apenas um susto.
O ’93’, consciente de que era o culpado da terrível queda do herói local, não perdeu um minuto em pedir desculpa: a Oliveira e aos fãs locais, mas acabou assobiado nas bancadas.
A verdade é que o toque do piloto de Cervera também arruinou a corrida de Jorge Martín. O piloto de Pramac, que tinha partido do terceiro lugar, também ficou arruinado após o incidente. Além disso, na parte final da corrida, o piloto de San Sebastián de los Reyes caiu quando estava a tentar recuperar. Martinator teve um dia para esquecer quando começou como um dos favoritos para brilhar no circuito português.