A pressa com que se processaram as transferências no MotoGP fez com que quase todos os futuros acordos fossem por um período mínimo de dois anos. Quase. Por razões estratégicas, dois novos contratos só foram concluídos por mais uma época.
O primeiro que vamos falar, é o de Jack Miller. O experiente piloto, que já esteve ativo no MotoGP com a Honda, a Ducati e a KTM, não teve a melhor fase da sua carreira no fabricante austríaco.
Com um 14º lugar no Campeonato do Mundo, “Thriller Miller” foi afastado do projeto KTM.
No entanto, a Yamaha queria pilotos experientes para a Pramac e ofereceu um contrato a Jack Miller à última hora.Contudo, o contrato só tem data até ao final de 2025. Miller está em período de experiência e a Yamaha quer manter a opção de trazer um rookie “ em forma ” em 2026.
A situação com Franco Morbidelli é muito semelhante. Os desempenhos do italiano de raízes sul-americanas caíram constantemente nos últimos anos. A equipa VR46, a casa desportiva de Morbidelli, ainda não contratou o romano. Com 30 anos e a mesma idade de Jack Miller, “Morbido” poderá disputar a época de 2025 com a mesma moto que na época de 2024.
Os outros pilotos da GP24 – os pilotos da Gresini Alex Marquez e Fermin Aldeguer – são a referência para a continuação da sua carreira na próxima época, ou não.
O terceiro piloto, cujo contrato expira no final de 2025, tem menos a perder. O piloto francês da LCR Honda, Johann Zarco, está numa fase terminal da sua carreira. Zarco, o piloto mais velho no paddock após a reforma de Aleix Espargaro aos 34 anos, assinou diretamente com a HRC por dois anos no final de 2023.
O caso de Zarco é surpreendente. Quando o francês notou mudanças significativas na Honda após uma primeira metade desastrosa de 2024, Zarco mudou o seu estilo de pilotagem e apareceu muito em situações individuais, como melhor piloto Honda. Todos os outros pilotos da Honda foram claramente superados por Zarco e, portanto, não está fora de questão que o ágil Zarco receba uma nova extensão de contrato – também devido à falta de alternativas.
O piloto nº 4 sem contrato para além de 2025 é Luca Marini. Tal como Zarco, o prodígio italiano arriscou no início da época passada e assinou com a gigante em declínio. Ao contrário do seu colega de marca Zarco, o jovem de 27 anos ainda está no auge da sua carreira.
Se ela vai continuar, não depende apenas da Honda. Algumas das participações de Marini nas corridas foram difíceis de compreender do ponto de vista desportivo. Marini só conquistou o seu primeiro ponto no campeonato do mundo no GP da Alemanha, a meio da época. No final da época, tinha 14 – e, portanto, o último lugar entre os pilotos regulares. Nenhum outro piloto da grelha desceu mais em comparação com a época de 2023 – e Johann Zarco provou que esta descida não se deveu apenas à sua moto
Marini (ainda) tem uma boa reputação e terá de melhorar em 2025 se quiser manter o seu estatuto de piloto de fábrica no próximo ano.