No dia 21 de junho, o empresário de Toprak Razgatlioglu, Kenan Sofuoglu, causou grande agitação ao anunciar que seu pupilo deixaria o Campeonato Mundial de Superbike para disputar o MotoGP após a temporada de 2024.
Sem Razgatlioglu, a BMW não teria o desempenho que teve na última temporada, apesar de todos os progressos feitos com a M1000RR: O segundo melhor das fileiras alemãs foi, Michael van der Mark, que terminou em 6º lugar na classificação geral, subiu ao pódio duas vezes nas 36 corridas (vitória na corrida 1 em Magny-Cours) e ficou entre os 5 primeiros onze vezes.
Toprak, por outro lado, venceu 18 corridas, 13 delas consecutivas, e ficou entre os 3 primeiros 27 vezes. Apesar de ter perdido seis corridas devido a lesão, conquistou o título com 43 pontos de vantagem sobre Nicolo Bulega (Aruba.it Ducati). O turco marcou mais do dobro dos pontos de van der Mark e apenas menos um do que os outros três pilotos da BMW: van der Mark, Garrett Gerloff e Scott Redding juntos.
Davide Tardozzi, segundo o site https://www.speedweek.com, falou sobre a grande qualidade de Bagnaia e das comparações feitas entre o seu piloto e Toprak.
– Pecco Bagnaia é imbatível nos travões – absolutamente imbatível. Mais ninguém trava como ele. Toprak não está no MotoGP, não tem os mesmos pneus e travões, nem o mesmo tipo de moto. Sou fã do Toprak e ele também sabe disso. Ele pode ser alguém que pode lutar pelos seis primeiros do campeonato. Top 6 significa do 1º ao 6º lugar. Não acho que ele possa chegar ao MotoGP e ganhar logo. Toprak é um homem do espetáculo – mas os melhores pilotos aqui são os melhores.
Acrescentou ainda sobre a idade de Toprak quando terminar o contrato com a BMW em 2026: ‘Há uma pessoa chamada Cronómetro. Ele dir-vos-á se ele é velho ou não. Acredito que Toprak tem as capacidades físicas e mentais certas, ainda tem alguns anos para disputar no MotoGP. E acho que ele vai chegar em 2026’