Ron Wood 1978 Norton Flat Tracker
Nos Estados Unidos e um pouco por todo o lado as Flat Trackers voltaram a estar na moda. A Indian voltou à competição e tem dado verdadeiras dores de cabeça à tradicional vencedora Harley Davidson. As séries “Super Hooligan” organizadas pela Roland Sands para motos de semi-produção, tem vindo a ser um sucesso. E também os preparadores e ateliers de customização de todo o mundo têm também procurado inspiração nas Flat Trackers.
A Flat Tracker de Ron Wood, uma Norton categoria “pesos leves “ é toda ela uma enorme dose de inspiração para quem tenha por objectivo preparar uma Flat Tracker. Propriedade de Jamie Waters a Norton Flat Tracker está directamente inspirada no estilo das antigas flat trackers.
Todos aqueles interessados na histórias das competições de Flat Trackers conhecerão certamente a legendária Norton “Red Big Tube”. Ron Wood construíu a primeira por volta do ano 1971 ou 72 e a segunda poucos anos depois.
Mais ou menos pela mesma altura preprarou exactamente esta Norton que vemos nas fotografias e que foi campeã nacional na época. Um quadro desenhado por Ron Wood com apenas um tubo na estrutura principal e dois tubos paralelos que envolvem o motor, com o único objectivo de reduzir peso.
Apesar das Nortons de Ron Wood não serem máquinas de fábrica, muitas vezes superavam as Norton da própria casa mãe, e a sua vitória em 1978 no Nacional AMA foi simplesmente a segunda vez que alguma Norton ganhou aquela competição.
A sua reputação de preparador de motos de competição rápidamente chegou a pilotos de topo como Dave Aldana, Rob Morrison, Alex Jorgensen e Gary Fisher.
Na sua levíssina Flat Tracker Norton , Ron Wood optou sempre pela suspensão da Seriani, muito utilizada por outros competidores na época. As rodas eram em liga de 19” da Barnes e o escape era fabrivado pela CR Axtell para completar a sua preparação de árvores de cames, cilindros e cabeça de motor.
A “levezinha” ao contrário das “Big Tube” que montavam depósitos da Norton Comando levava um depósito, imaginem, de uma Yamaha DT de 1970.
As Nortons de Ron Wood tinham sempre um pouco menos de potência que as Harleys e Yamahas de fábrica, no entanto eram mais eficientes e competitivas pois transmitiam melhor a potência do motor à roda e ao terreno.
Os carburadores eram Dell’Orto de 36mm e os pistons era da Hepolites. Em competição estes variavam na sua taxa de compressão entre os 9.5:1 a 10.5:1, sendo que os pistons de baixa compressão eram mais utilizados em competições mais longas.
A potência dos motores Norton preparados por Ron Wood superavam em cerca de 6cv as “Big Tube” de fábrica, com uns fantásticos 83cv às 7.500rpm à roda graças a um curso mais curto no motor.
A Flat Tracker de Ron Wood foi a última Norton a ganhar a Competição Nacional de Flat Track da AMA nos Estados Unidos em 1978.
Fotografada por Douglas MacRae / Propriedade de Jamie Waters / fonte Bike Exif
0 comments