União Europeia veta exportação de motos para a Rússia
No dia 15 de março de 2022, a União Europeia introduziu oficialmente restrições comerciais adicionais, incluindo a proibição da exportação de motos europeias no valor de mais de 5.000 euros – consideradas como bens de luxo – e as suas peças de reposição para a Rússia.
Pouco a pouco, em retaliação à invasão da Ucrânia, a Rússia está a ficar cada vez mais isolada do comércio mundial. Vários fabricantes de motos já interromperam as suas exportações para o país de Vladimir Putin e fizeram doações para a Ucrânia.
Por luxo, a UE qualifica qualquer veículo de duas rodas que valha mais de 5000 euros, o que na prática significa a maior parte do mercado. Uma decisão que a priori só diz respeito aos fabricantes europeus, mesmo que os japoneses e os americanos também tenham decidido por si mesmos dispensar o mercado russo…
Fato interessante: a roadster BMW G310 R inicial não está sujeito à nova proibição, porque o seu preço de compra recomendado é de 4766 euros, mas a exportação da BMW G310 GS deixa de ser possível, uma vez que o seu preço na Rússia começa em 5576 euros.
0 comments