Zapp i300: A scooter ‘Z’ revelada no Festival de Goodwood
A mobilidade elétrica vive um período áureo no cenário atual, com uma quantidade de novos produtos à venda, dirigidos a um público ambientalmente consciente. A Zapp i300 é uma dessas recentes novidades, uma scooter elétrica, sofisticada do ponto de vista tecnológico e com uma imagem única devido ao seu perfil em forma de ‘Z’.
A Zapp é uma nova start-up britânica, que pretende conquistar um nicho para si mesma entre os fabricantes de motos elétricas de carácter essencialmente urbano, como a sua nova scooter i300. Para o conseguir, deu à sua criação uma imagem única que pode ser distinguida à primeira vista. É que nem todos os dias vemos um veículo que tem uma cobertura em forma de ‘Z’ . Aliada a esse visual marcante, esta scooter elétrica pesa apenas 110 kg, uma leveza construtiva que será um dos seus grandes trunfos para conquistar o público. E, para a promover e apresentar, nada melhor do que um dos eventos mais famosos do outro lado do Canal da Mancha.
A Zapp i300 foi apresentada no Goodwood Festival of Speed em Inglaterra. Nesse espaço idílico, a simpátia scooter elétrica conseguiu libertar as suas virtudes, subindo sem problemas a estrada sinuosa localizada no condado de West Sussex. Entre as suas características encontramos um motor central com uma potência de pico de quase 20 CV, assim como baterias removíveis para uma recarga mais confortável.
A i300 tem soluções raramente vistas nas scooters elétricas que agora estão a chegar ao mercado. Para começar, usa um motor montado na parte inferior – acionado por correia – o que promove mudanças de peso e aumenta a agilidade. Tem uma potência constante equivalente a 9,6 cv (7,2 kW) com picos que sobem para 20 cv (14 kW), oferecendo uma aceleração digna de uma 300cc e não de uma 125cc. De facto, a empresa anuncia aceleração de 0 a 50 km/h em 2,2 segundos, atingindo os 100 km/h em 4,8 segundos. Isto desde logo torna esta scooter numa das mais rápidas do mundo a deixar um semáforo!
Para alimentar o seu motor, a Zapp i300 possui duas baterias removíveis localizadas na área dos pés, oferecendo um alcance de apenas 60 quilómetros . Números um tanto decepcionantes se olharmos para o uso urbano que vai ser dado. No entanto, a empresa garante que para carregar suas baterias de 20% a 80% leva apenas meia hora numa tomada convencional.
Curioso é o seu perfil configurado para formar um Z, identificando o produto com um simples olhar e oferecendo uma silhueta única. Em termos de suspensão também não lhe falta sofisiticação, apresentando uma forquilha invertida na frente e um braço oscilante de um só lado na traseira, com um monoamortecedor ajustável na pré-carga e recuperação. Os seus travões são a disco e possui sistema ABS de dois canais para oferecer maior segurança.
Em relação aos equipamentos eletrónicos, a Zapp i300 possui um painel de instrumentos digital formado por uma tela totalmente colorida onde podemos observar diferentes parâmetros. Conta ainda com um sistema de travagem regenerativa com diferentes níveis de recuperação de energia, sistema muito semelhante ao que encontram num Renault Zoe elétrico.
Não se sabe quando o modelo será lançado ou se chegará ao nosso mercado, sabemos apenas que estará disponível para testes em locais tão diversos como Londres, Nova York, Paris, Milão, Seul e Bangkok. E que estará disponível em quatro modelos diferentes (edição de lançamento de carbono i300, carbono i300, bio i300 ou oceano i300) com um preço inicial de 6.300 euros – quase o mesmo valor de uma Honda CB500F!
0 comments