Nova BMW R 1300 GS 2023 está praticamente pronta
Ainda que resguardada sob uma lona para fugir às objetivas indiscretas dos fotógrafos, a nova BMW R 1300 está praticamente pronta a estrear-se como um modelo de 2023. Numa data posterior chegam ao mercado a R 1400 GS e M1300 GS.
Quando a BMW fundou a sua marca de motos com a R32 em 1923 e ao mesmo tempo a sua tradição de motos com motores boxer, poucos suspeitavam que um século depois um modelo desse tipo seria a moto grande de maior sucesso no mundo: a GS . E bem a tempo do centésimo aniversário da marca e mais de 40 anos após a estreia da R80 G/S, a mais recente evolução da célebre adventure bávara prepara-se para fazer a sua estreia em 2023. É isto que está a ser desenvolvido atualmente em Munique sob a abreviatura KA1 e imagens de um protótipo que ainda está parcialmente velado, mas pronto para produção em série, sugere que ha algumas coisas diferentes das suas antecessoras.
Um novo Boxer redesenhado
É o caso do motor boxer, completamente novo. O motor em particular chama a atenção, porque esta não é uma versão modificada da unidade atual, mas aparentemente foi completamente redesenhada. Continuará a ser equipado com o comando de válvulas variável, entretanto experimentado e testado, cujo nome “Shift Cam” já está anunciado na tampa das válvulas da moto de pré-produção. Mas, ao contrário do motor do modelo atual, que é apenas parcialmente refrigerado a água e, em vez disso, ainda é refrigerado a ar, a R1300 GS será completamente refrigerada a líquido no futuro.
As emissões de ruído em particular, mas também a perspectiva de futuros padrões de emissão, provavelmente terão causado esse novo desenvolvimento. Além da cilindrada, tanto o binário quanto o desempenho, provavelmente aumentarão novamente na nova geração do modelo. Os rumores existentes falam em torno de um valor de 150 cv.
Com menos peso graças ao novo quadro
Muito mais surpreendente, no entanto, é que a unidade motriz ficará integrada como peça de suporte de um quadro de alumínio fundido, com os pontos de montagem do quadro no motor claramente visíveis. O que se fala é que tudo isto resultará num peso total menor do que antes. Isto ainda é especulação até agora, mas o peso total de 243 kg da Ducati Multistrada V4 e, portanto, 6 kg a menos do que antes, deve representar uma meta realista.
Design e equipamentos são o ponto de interrogação
Infelizmente, o design ainda está escondido sob a lona que a BMW usa para proteger a nova moto dos olhares indiscretos dos fotógrafos. E, portanto, a forma exata da carenagem, do depósito, da estrutura traseira ou do assento, infelizmente ainda não é reconhecível. Mas parece óbvio que, pelo menos neste protótipo, as peças aerodinâmicas ativas, como a BMW patenteou na primavera de 2022, ainda estão muito distantes. No entanto, o bico de pato característico parece ser preservado, assim como o telelever. Itens técnicos, como luzes de curva, radar de distância e a última geração de infotainment BMW também serão usados.
Esses elementos certamente serão compartilhados por todos os três modelos da família GS: ou seja, a R1300 GS retratado aqui, que será apresentado no próximo ano. A R1400 GS que surgirá um pouco mais tarde – que será o modelo top da família com um pouco mais de cilindrada, torque e desempenho máximo e assim substituirá a R1250 GS Adventure. Além disso, também esperamos uma M1300 GS, que semelhante à sua principal concorrente, a 1290 Super Adventure R da KTM, será reconhecível pela sua roda dianteira de 21 polegadas com pneus grossos e foco offroad resultante. No entanto, os dois últimos modelos provavelmente só estarão prontos para o mercado mais tarde, possivelmente em 2024.
0 comments