A União Europeia tem uma nova lei sobre reciclagem de veículos. Por um lado, os veículos devem ser fabricados de forma que suas matérias-primas possam ser amplamente recicladas e, por outro, isso pode acabar com a possibilidade de descartar uma moto e guardá-la como lembrança.
Após quase dois anos de elaboração, a Diretiva sobre Veículos em Fim de Vida (VFV) deu um passo decisivo na União Europeia para garantir que os novos veículos sejam fabricados com a premissa de que, uma vez encerrada sua vida útil, possam ser reciclados e reutilizados . A diretiva não é pouca coisa, pois quanto mais materiais forem reciclados, menor será a necessidade de importação de matérias-primas e menor será a necessidade de saquear os recursos naturais do planeta , que, logicamente, são finitos.
A diretiva foi originalmente concebida para o setor automóvel … mas agora também afetará motos fabricadas num futuro próximo. A Europa está a fazer um esforço significativo para usar plásticos reciclados , mas precisamos ir além. O objetivo é reciclar materiais como aço e alumínio , amplamente utilizados na fabricação de todos os tipos de veículos, de motos a camiões .

Para melhorar a reciclabilidade das motos ao final de sua vida útil, os fabricantes devem projetá-las e produzi- las de forma que o maior número possível de peças possa ser reciclado. Isso criará um ciclo virtuoso que, na melhor das hipóteses, permitirá que uma nova moto seja fabricada com peças recicladas de modelos já descartados. Portanto, em 2050 — se nós, humanos, continuarmos nesse caminho — a sua nova Hornet conterá uma percentagem significativa do material do Hornet que você comprou em 2025 , por exemplo.
Em relação à reciclagem de plástico , outro material onipresente em veículos de 2, 4 e 18 rodas, a UE pretende usar 25% de plástico reciclado nos próximos anos . O Conselho também especifica onde os veículos devem ser destinados ao fim de sua vida útil e, uma vez lá, como devem ser tratados: armazenamento, desmontagem, etc.
Acontece que se essa lei for aprovada, poderemos nos deparar com algo que você talvez não tenha imaginado: para cancelar o registo de uma moto, terá que comprovar que a enviou para um ferro-velho (especificamente, para desmanche ou reciclagem). Não poderá ficar com ela se quiser colecioná-la ou usá-la como souvenir…