BMW R 18 ‘Iron Annie’: Inspirada no lendário Junkers 52
O icónico Junkers Ju 52, também conhecido como “Tia Ju”, foi um popular avião comercial e de transporte trimotor na década de 1930. A aeronave D-AQUI, pintada no esquema de cores cinza-preto da Lufthansa em 1936, ganhou reconhecimento mundial. A BMW R 18 ‘Iron Annie’ é inspirada na popular aeronave D-AQUI. O projeto foi iniciado pela VTR Motorrad AG & VTR Customs, com sede na Suíça.
Durante o seu tempo nos Estados Unidos, de 1970 a 1984, o icónico avião foi renomeado como “IRON ANNIE” pelo seu proprietário, Martin Caidin, sob o registo americano N52JU.
Um projeto de personalização da BMW R 18 foi iniciado por um cliente da VTR Motorrad AG & VTR Customs, um parceiro da BMW com sede em Schmerikon, na Suíça, que se inspirou na aeronave “IRON ANNIE”.
O projeto visava incorporar elementos de estilo de aviação da construção de aeronaves ao design. O projeto começou com uma BMW R 18 First Edition, com o motor removido e pintado de preto. Todas as peças cromadas foram pintadas de preto, enquanto as escoras do garfo receberam um revestimento Diamond-Like Carbon (DLC).
O mostrador do velocímetro do depósito foi integrado ao design para se assemelhar aos antigos instrumentos do cockpit, enquanto painéis de acesso com fechos de abertura rápida foram adicionados, como visto em aeronaves. O visual exclusivo da moto foi completado com o uso de pranchas de alumínio replicadas do Ju 52, um assento estilo selim e pintura cinza-preta, tudo uma reminiscência da aeronave “IRON ANNIE”.
Para criar uma aparência aerodinâmica, o painel de instrumentos foi puxado para trás e ficou o mais estreito e plano possível; a postura da moto foi rebaixada com um garfo mais curto e um monoamortecedor Wilbers ajustável em altura, atrás.
As rodas grandes de 18 e 21 polegadas feitas pela Kineo foram adicionadas para fazer a moto parecer menor e mais delicada entre as rodas. As bombas HC3 de estilo de corrida da Magura substituíram os acessórios de origem de travão e embraiagem da R 18, fornecendo melhorias técnicas adicionais. O mostrador do velocímetro foi personalizado com uma peça artesanal do relojoeiro Zeitzone Zurich.
A criação de réplicas de aletas de arrefecimento na área dos silenciadores traseiros provou ser um desafio significativo, já que moldar essas peças em raios paralelos e esteticamente agradáveis, ao mesmo tempo em que as conectava harmoniosamente, exigia várias tentativas.
Inúmeras horas de trabalho foram dedicadas ao trabalho da chapa de alumínio, que envolveu a formação manual do depósito de combustível, cauda com uma sugestão de barbatana traseira de um avião, painéis laterais e cockpit. Os numerosos rebites da cabeça da lente fornecem reminiscências da construção tradicional de aeronaves de metal.
A equipa ficou satisfeita com o resultado, apesar de se sentir um pouco arrependida por ter pintado as folhas de alumínio brilhantes feitas à mão. O R 18 IRON ANNIE receberá aprovação para estrada e, sem dúvida, atrairá a atenção na sua nova casa no Lago de Genebra. E permanecerá um modelo único, como foi prometido ao cliente.
0 comments