Kawasaki desenvolve travões magnéticos para reduzir riscos

By on 25 Abril, 2023

A Kawasaki patenteou um novo tipo de travão eletrónico que aplica uma carga na roda traseira da moto durante a desaceleração para reduzir o risco de quedas a baixa velocidade. O sistema visa estabilizar a moto em momentos críticos, principalmente quando o travão dianteiro deixa de ter pressão.

A tecnologia foi projetada para funcionar na roda com a corrente de transmissão da moto e utiliza uma espécie de embraiagem magnética que pode ser acionada eletronicamente para aplicar uma carga na corrente durante a desaceleração.

Como funciona:

Quando uma moto está a travar em curva, desacelera e comprime a suspensão, empurrando o pneu dianteiro para o asfalto e aumentando a quantidade de aderência existente no eixo dianteiro da moto.

No entanto, quando o travão dianteiro é solto, as molas da forquilha tentam regressar à posição normal, reduzindo a pressão no pneu dianteiro e diminuindo a aderência do mesmo. Isso pode levar a um acidente se a frente perder aderência.

De acordo com os nossos colegas da Visordown, o sistema da Kawasaki visa resolver esse problema aplicando uma carga na corrente da moto durante a desaceleração, mesmo após soltarmos a manete do travão dianteiro. Isso significa que a moto ainda estará a aplicar alguma força na suspensão dianteira, reduzindo a ação de ressalto da forquilha.

Embora o sistema possa parecer um ajuste natural para uma moto desportiva em pista, a Kawasaki também está a considerar usar a tecnologia nas suas motos de turismo desportivas de estrada. Com o cruise control assistido por radar a tornar-se cada vez mais empregue em modelos de alta especificação, os fabricantes estão sempre à procura de novas maneiras de controlar a velocidade de uma moto sem depender apenas do sistema de travagem, o que pode ser perturbador tanto para o motociclista quanto para a moto.

Embora esta nova tecnologia ainda esteja numa etapa de desenvolvimento inicial, na verdade pode representar um avanço significativo na segurança.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments