Equipamento: O capacete ainda é o nosso principal ‘salva-vidas’
É assim que fica um capacete quando se sofre um acidente a 220 km/h. Vejas as imagens arrepiantes, e como este elemento de segurança salvou a vida a Danny Buchan.
Recentemente, a Shoei Helmets publicou nas suas redes sociais algumas fotos do acidente sofrido pelo piloto Danny Buchan a 220 km/h e o estado em que o seu capacete ficou. Mais um exemplo de como este elemento do nosso equipamento é de vital importância, e do qual não devemos poupar na sua compra, procurando sempre os que tenham os mais elevados padrões de qualidade e homologação.
Este foi o estado em que estava o capacete do piloto britânico Danny Buchan, após sofrer um acidente espetacular no Campeonato Britânico de Superbike. Os meandros da questão residem, não apenas no fato de Buchan ter caído no meio da corrida, mas sim na velocidade a que o fez, a cerca de 220 km/h, e como ele repetidamente bateu a cabeça no asfalto e na gravilha do circuito britânico de Silverstone. Dá calafrios ao ver como o seu corpo bate no chão repetidamente até que consegue parar completamente.
As imagens subsequentes de como o Shoei X-SPR Pro que ele usava na cabeça ficou falam por si. A Shoei Helmets comentou sobre a postagem das imagens: “Felizmente, o atleta do TeamShoei Danny Buchan saiu do acidente em alta velocidade relativamente ileso, sem ferimentos na cabeça”. E para falar a verdade parece um milagre que ele não tenha sofrido fraturas de nenhum tipo, principalmente na região do crânio após o terrível incidente.
Factos como esse devem conscientizar a maioria dos motociclistas, fazendo-os entender que o capacete é um elemento essencial e indispensável para preservar a nossa integridade em caso de acidente. É por isso que devemos escolher corretamente o tipo de capacete que vamos usar, mas acima de tudo certificar-nos de que cumpre todas as normas de segurança e homologação em vigor .
Atualmente, na Europa os capacetes que são comercializados são submetidos aos mais rigorosos testes de segurança. Além disso, marcas líderes como a Shoei possuem sistemas como o revolucionário PFS ou sistema de ajuste de capacete pessoal . Isso nos permite, ao fazer medições com uma ferramenta específica e um aplicativo de computador desenvolvido pela Shoei, conhecendo a medida mais adequada para cada utilizador e acrescentando diferentes espessuras de enchimento, indicadas pelo sistema informatizado para que o ajuste de todo o contorno da cabeça seja o mais adequado.
Tudo isso para um melhor ajuste para que, em caso de acidente, o capacete cumpra perfeitamente a sua missão e tudo fique como uma simples recordação, felizmente como foi o caso do piloto britânico Danny Buchan.
0 comments