Honda regista patente de uma Fireblade com aerodinâmica revolucionária
A Honda patenteou uma nova carenagem que, sem spoilers, melhora a força descendente, a resistência, a velocidade e a economia de combustível.
As asas nas carenagens das motos de corrida de MotoGP e Superbike são aerodinamicamente eficazes, mas têm um aspeto diferente. Uma patente da Honda mostra uma forma alternativa.
As asas fixas nos lados das carenagens e as asas dianteiras das motos de Superbikes e de MotoGP proporcionam força descendente na roda dianteira, reduzem a tendência para virar e melhoram a estabilidade. No entanto, também aumentam a resistência ao aumentar a área frontal e desviar o fluxo de ar.
A Honda patenteou uma solução que desloca os componentes aerodinâmicos para o interior da carenagem frontal. Os desenhos da patente mostram uma moto na qual se pode reconhecer a CBR1000RR-R SP Fireblade de 2024.
Existem duas aberturas na carenagem frontal: estas não se abrem para a caixa de ar, mas fluem em torno de um componente em forma de asa que direcciona o fluxo de ar sobre os ombros do condutor, gerando simultaneamente força descendente e aumentando assim a carga da roda dianteira. Esta solução não aumenta a área frontal.
Para além destes argumentos racionais, muitos motociclistas consideram as asas das modernas motos de MotoGP e das superbikes esteticamente horríveis e, por conseguinte, nunca comprariam uma moto com winglets e flaps salientes da carenagem. É provável que estes potenciais clientes estejam interessados nesta patente da Honda por razões puramente visuais.
0 comments