Miguel Oliveira não conseguiu o acesso direto à Q2 no Grande Prémio da Catalunha, com o português a terminar a sessão da tarde na 13.ª posição, tendo apanhado bandeiras amarelas numa fase em que parecia que ainda conseguia melhorar mais o seu tempo.
Oliveira começou o dia com a primeira sessão de treinos livres, com os tempos sem relevância para determinar os apurados para a Q2. Nessa sessão, o Falcão fez o seu melhor tempo na última volta, em 1:40.397 minutos, terminando a 818 milésimos do mais rápido da sessão, que foi Jorge Martín. O luso foi o mais lento das quatro Aprilia, embora Oliveira, Maverick Viñales e Raúl Fernández tenham ficado separados por apenas 19 milésimos, com Aleix Espargaró (quinto mais rápido da sessão) a destacar-se entre as Aprilia.
No segundo treino, Miguel Oliveira guardou as suas voltas mais rápidas para os instantes finais e isso acabou por custar-lhe, com as bandeiras amarelas a virem na pior altura para o luso. O piloto da Trackhouse, que ocupava as últimas posições, subiu ao 13.º lugar a cerca de três minutos do fim e vinha numa volta aparentemente ainda mais rápida, tendo pintado o primeiro setor de vermelho. Contudo, as quedas de Álex Márquez e Augusto Fernández em diferentes pontos da pista fizeram com que o luso não pudesse melhorar, terminando em 13.º, com a sua melhor volta em 1:39.350 minutos, terminando a 788 milésimos de Aleix Espargaró.