Inspirada na icónica cultura motociclista de Goa dos anos 1970 e 80, a Royal Enfield, líder global no segmento de motos de média cilindrada (250 – 750 cc), lança a Goan Classic 350 no mercado europeu, uma moto de inspiração bobber, que celebra e personifica o inconformismo e um estilo de vida livre.
A Goan Classic 350 é um tributo ao caleidoscópio da autoexpressão que deu forma à cultura motociclística única de Goa. É fruto da contracultura desinibida que surgiu em Goa nos anos 1970 e 80, um máquina “hippie” banhada pelo sol, sempre num caminho de autodescoberta e autolibertação.

Com todas as suas curvas e contornos, a Goan Classic busca inspiração nas criações despojadas dos construtores custom, combinando o espírito de uma bobber com o estilo de vida livre de Goa. Os guarda-lamas recortados, o guiador elevado tipo “ape hanger”, o assento baixo e ergonomicamente colocado e a silhueta da traseira invocam os dias em que os condutores despiam as suas máquinas deixando apenas o essencial, fazendo com que fossem um reflexo das suas personalidades.

Cada rotação do motor transmite o espírito do “ambiente dourado” de Goa, justamente quando os dias soalheiros convidam a gozar cada momento. Com ADN verdadeiramente inspirado no estilo bobber, a moto caracteriza-se pelo seu design com assento monoposto ‘flutuante’ e pneus tubeless de faixa branca com jantes de raios, que fazem lembrar as personalizações icónicas da cultura bobber.
Em declarações sobre a Goan Classic 350, Siddhartha Lal, Diretor-Executivo – Eicher Motors Ltd. afirmou:“A Goan Classic é um tributo sentido ao espírito da liberdade e individualidade que a Royal Enfield defende há décadas. Para mim, esta moto é a personificação da formidável e descontraída cultura motociclista de Goa e da paixão da Royal Enfield em construir motos que são mais do que meras máquinas, são também um meio de autodescoberta e expressão. Esta moto sente-se em casa, não só nas ruas de Goa, e traz o espírito goano descontraído e descomplicado para os condutores livres e desinibidos em todo o mundo.”
Na essência da Goan Classic está o popular motor monocilíndrico de 349 cc com arrefecimento a ar-óleo, que equilibra a potência com uma personalidade refinada. Com uma potência de 20,2 cv às 6100 rpm e um binário de 27 Nm às 4000 rpm, este motor foi afinado para um proporcionar um desempenho sem perturbações e sem pressas, ideal para a natureza descontraída da condução de um bobber. A caixa de 5 velocidades permite passagens de caixa fáceis e uma condução relaxante, quer seja no trânsito citadino ou na autoestrada.

Assente num quadro duplo berço de tubos descendentes, a moto permite uma condução suave e estável em todos os tipos de estradas. A suspensão dianteira telescópica com forquilha de 41 mm e os amortecedores traseiros garantem o equilíbrio certo entre conforto e controlo. As jantes de alumínio com raios cruzados de 19 polegadas na dianteira e 16’’ na traseira e os pneus tubeless com faixa branca proporcionam uma excelente aderência, ao passo que o ABS de canal duplo com travão de disco dianteiro de 300 mm e traseiro de 270 mm permitem um maior poder de travagem. A posição de condução descontraída, os comandos de pé centralizados e o guiador ergonómico tornam as viagens longas confortáveis e agradáveis, perfeitas para condutores que desfrutam tanto da viagem como do destino. A Goan Classic 350 é fornecida com um assento do passageiro fácil de aparafusar, que permite aos condutores alternarem entre a configuração de monoposto e assento duplo.
A moto integra na perfeição a tecnologia moderna com um design revivalista. O painel de instrumentos inclui um indicador da mudança engrenada e o módulo de navegação Tripper para navegação curva-a-curva, garantindo comodidade em todas as viagens. Uma porta de carregamento USB de tipo C permite que os condutores se mantenham conectados em movimento. A moto integra iluminação em LED, incluindo faróis, luzes de presença e indicadores de mudança de direção, melhorando a visibilidade e enaltecendo o apelo estético. Os toques premium, como os blocos de comutadores em alumínio, reforçam o aspeto geral, fazendo com que a Goan Classic seja uma mistura harmoniosa de design clássico e funcionalidade moderna.

A nova Goan Classic está disponível como edição limitada na Europa em Trip Teal, a cor inspirada pelos grafismos mandala únicos, apresentando tons frescos e contrastantes de laranja e azul-petróleo, juntamente com tonalidades cromadas e silenciadores diagonais, dando à moto um aspeto de estilo bobber inconfundível, combinando na perfeição o legado da Royal Enfield com um toque de modernidade.
Uma gama de acessórios originais para motos inspirados nas bobber enaltecem ainda mais a personalidade e o estilo da Goan Classic 350. Estes incluem um assento do condutor personalizado, punhos do guiador, espelhos para as extremidades, para-brisas ‘touring’, guiador ‘touring’, pousa-pés ‘deluxe’ e borrachas para os comandos de pés – todos os acessórios foram desenhados em tons de castanho e personalizados para um aspeto diferenciador.