Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

NSU Quickly: Uma clássica de culto!

By on 2 Junho, 2023

Para muitos, uma clássica de culto: a Quickly. Este ciclomotor marcou o esforço da marca NSU sediada em Neckarsulm, de tornar a mobilidade possível para todos nos primeiros dias do Milagre do Reno, na Alemanha.

A empresa começou a tornar a mudança para a mobilidade motorizada tentadora a partir de 1953, com slogans publicitários como “Nicht mehr laufen, Quickly kaufen” (em português: “Não corra mais, compre Quickly “).  Nos anos seguintes, muitas variantes da NSU foram fabricadas e o veículo “ ciclomotor ” tornou-se extremamente popular. Nos anos 80, a sua popularidade foi reavivada graças à famosa série televisiva alemã “Irgendwie und Sowieso”:o ator Ottfried Fischer fez uma bela figura no veículo “moped” como “Sir Quickly”, de chapéu branco e gabardina e a série nostálgica tornou o ator num nome conhecido na Alemanha.

Outubro de 1953: realiza-se em Frankfurt am Main a The International Bicycle and Motorcycle Exhibition (IFMA). Depois da devastadora Segunda Guerra Mundial, a economia alemã estava de novo em ascensão.

Cada vez mais pessoas desejavam deslocar-se e tinham cada vez mais possibilidades económicas para o fazer. Seguindo esta tendência, a empresa sediada em Neckarsulm apresenta o seu mais recente produto, a NSU Quickly, na feira comercial de Frankfurt: o veículo “moped” de duas velocidades estava isento de impostos, não precisava de ser registado e podia ser conduzido sem carta de condução. Só a 1 de janeiro de 1953 é que os governantes criaram uma categoria oficial para este novo tipo de veículo: veículos motorizados de duas rodas.

Como era necessário um nome moderno, foi criado o termo”moped” , derivado de “motor” e “pedal”. Junto à NSU Quickly, no pavilhão da empresa, havia uma grande figura de cartão com a inscrição: “Sebastian Latsch, o último peão”. O brilhante slogan de marketing da NSU, “Não corra mais, compre Quickly” , tornou-se um slogan que estava na boca de toda a gente: “Abençoados são aqueles que têm um Quickly”.

Juntamente com os modelos Fox, Lux e Max da empresa, a Quickly completou a gama de veículos de duas rodas da NSU, substituindo a NSU Quick com o seu motor de 98cc, produzido com tecnologia anterior à guerra de 1936 a 1953. Como resultado da nova classificação legal, a NSU decidiu apresentar um modelo base mais pequeno – e chamou-lhe Quickly, inspirando-se no modelo anterior.

O veículo “ciclomotor”era alimentado por um motor a dois tempos de 49 cc com uma potência de 1,4 cv e uma velocidade máxima de 40 km/h. A nova Quickly, vendida em Dove Grey / Light Grey, era leve, com apenas 42 kg. No lançamento, o preço base do NSU Quickly era de 525 marcos alemães, equivalente a cerca de 1,5 vezes o salário médio mensal bruto na Alemanha na altura. Um porta-bagagens, um fecho de segurança e uma bomba de ar custavam mais de 15 marcos.

Mais tarde, quando outras variantes do modelo Quickly foram disponibilizadas, a Quickly de base recebeu o sufixo “N”. Os seus números de vendas demonstraram como a NSU Quickly marcou a transição para a mobilidade motorizada para muitas pessoas: após o início da produção a NSU não conseguiu experimentar a procura, apesar de a fábrica ter reagido aumentando a produção diária para cerca de 500 unidades; Mais tarde, a NSU produziu uma média de cerca de 1.000 Quicklys por dia.

Da NSU Quickly Cavallino à NSU Quickly TT

Em 1957 a NSU lançou outra variante do modelo Quickly: o Quickly Cavallino. O nome sugeria “la dolce vita” e prometia aos compradores uma perspectiva italiana, que se refletia nas linhas desportivas e elegantes da Cavallino, no quadro de estrutura tubular aberto e no acabamento totalmente vermelho. O modelo era sofisticado para o uso quotidiano, com o estilo certo para travessias ao país que personificava a ligação dos alemães à Itália na época – para o parque de campismo NSU Lido, fundado perto de Veneza em 1955.

Se todos os 21.500 compradores da Quickly Cavallino fizeram, efetivamente, uma viagem difícil através dos desfiladeiros alpinos, não foi confirmado. Em 1959, a gama de modelos Quickly aumenta para incluir o Quickly T, também conhecido como o Dream Quickly (“T” para a palavra alemã “Traum” que significa “Sonho”).

Campanha da NSU Quickly TT (1959)

De acordo com a moda da época, o modelo era revestido em chapa de metal, por ventoinha e suspensão nas rodas traseiras. Em 1960, a desportivo NSU Quickly TT chegou ao mercado, seguido um ano mais tarde da versão renovada com arranque, o Quickly TT/K. A NSU escolheu a abreviatura “TT” como referência aos seus triunfos de corrida no Tourist Trophy na Ilha de Man: em 1954, a marca tinha obtido do 1º ao 4º lugar na categoria de leves até 250cc.

A produção do popular ciclomotor de Neckarsulm chegou ao fim em 1966 , depois de terem sido produzidos cerca de 1,2 milhões de unidades. Com a economia alemã ainda em crescimento e as necessidades de mobilidade da população a mudara NSU reagiu, centrando-se principalmente no fabrico de automóveis a partir do final da década de 1950.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments