Conselhos: Saiba o que é o ‘travão motor’, como e quando o pode utilizar
Em muitas situações “difíceis” pode ser útil desacelerar a moto sem usar os travões. Saiba como usar o acelerador e a caixa de velocidades, para desacelerar com eficácia sem recorrer à manete e ao pedal de travão.
Muitos motociclistas mais novos que percorreram os primeiros metros sobre duas rodas com scooters automáticas, talvez não conheçam a utilidade do “travão motor”, o que para simplificar é travar a moto apenas com o motor. É uma manobra que nasceu na época em que os travões não eram muito potentes e ainda menos resistentes: alguns movimentos de travagem e estavam “acabados”.
Daí a necessidade de utilizar o motor para desacelerar a moto, por exemplo em descidas em estradas de montanha. Ainda hoje, porém, usar o motor para desacelerar pode ser útil, desde que saiba realizar essaa manobra. Aqui ficam algumas dicas…
Quando o motor desacelera
Pistões, bielas, cambota, árvores de cames e engrenagens da caixa de velocidades são as partes “móveis” mais conhecidas do motor. Para fazer mover todos estes elementos em conjunto, precisa de utilizar a força que ocorre a partir da explosão/escape garantida pela combustão da gasolina.
Sem ela quase nada mexe. Já tentou empurrar uma moto com uma marcha engrenada? Por outro lado, se desacelerar momentaneamente o acelerador sente um retrocesso: passado o impulso do motor, as partes móveis tornam-se uma espécie de travão mecânico, capaz de desacelerar consideravelmente a moto. Vulgarmente, isto designa-se por ‘travão motor’.
Como usar bem o ‘travão motor’?
Em motos mais antigas e sem muitos dos recursos da eletrónica atuais, usar o ‘travão motor’ em superfícies escorregadias, como na chuva e em estradas com neve e gelo, aproveitar este recurso do motor, pode inclusive beneficiar a sua segurança. Muitos desaceleram totalmente o motor por púro divertimento, para uns rateres e colocar o motor a cuspir fogo, mas essa é uma outra estória.
Com o tempo e experiência acumulada na condução, passamos a usar o ‘travão motor’ quase sem pensar, por instinto. Vejamos como?
- Ao iniciar a fase de travagem, feche sempre o acelerador porque dessa forma a travagem do motor entra em ação. Para torná-la mais eficaz é aconselhável reduzir uma marcha , mantendo sempre o acelerador fechado.
- Ao reduzir a marcha, é necessário avaliar cuidadosamente a velocidade em que está. Se for muito alta para a marcha engatada, o motor irá acelerar demais, não é bom para a mecânica e corre o risco de travar a roda traseira (a menos que a sua moto não esteja equipada com embreagem anti-deslizante ou sistema eletrónico que controle o binário do motor durante a travagem.
- Acima de tudo, é preciso saber dosear com a embraiagem: ao mudar para uma marcha mais baixa, a manete deve ser libertada suavemente. Abandonar isso repentinamente pode causar reações repentinas.
Tenha ainda em conta que a cilindrada influencia a “força” de travagem do motor… Motores de maior capacidade garantem desacelerações fortes, mas devem ser geridos com cuidado para evitar o bloqueio da roda traseira. Os motores pequenos, por outro lado, causam menos problemas… mas também travam menos.
Útil em curvas de montanha
O travão motor é especialmente útil nas montanhas, pois permite desacelerar de forma mais uniforme e evita esforços excessivos no sistema de travagem em descidas mais exigentes. Ao aprender a usá-lo bem, pode também tirar melhor partido das curvas em gancho. Em resumo, o uso do travão-motor requer alguma experiencia nas motos e habituação para os menos experientes.
Evite utilizar o ‘travão motor’ no período de rodagem da moto nova que tirou do stand, quando todas as peças internas ainda estão muito justas, porque só estará a contribuir para piorar a ‘saúde’ da sua moto.
A travagem do motor funciona bem nas motos com caixa de velocidades tradicional, enquanto nas scooters com transmissão continuamente variável é praticamente inexistente.
0 comments