Novas KTM de Enduro EXC-F 2020 a 4 tempos – Evolução ao pormenor

By on 21 Maio, 2019

A gama KTM EXC de Enduro para 2020 apresenta 7 novos modelos, com 3 modelos a 2 tempos de injecção, a nova 150 EXC TPI e as 250 EXC TPI e 300 EXC TPI e 4 modelos a 4 tempos as KTM EXC –F com as habituais cilindradas de 250cc, 350cc, 450cc e 500cc que iremos abordar neste artigo. Para além dos modelos standard a KTM terá ainda as habituais versões “SIX DAYS”.

KTM 500 EXC-F Versão Six Days

 

Resumo dos melhoramentos realizados na Gama KTM EXC F 2020 a 4 Tempos

. Novos motores de 4 tempos com mais potência , mais eficientes e reposicionados no quadro para baixar o centro de gravidade.

. Motores sem pedal de kick, nem mesmo possibilidade de o colocar dependendo assim exclusivamente do arranque elétrico.

. Novo sensor de pressão atmosférica que permite ao ECU adaptar a injecção às condições de pressão atmosférica do momento.

. Novo quadro com maior rigidez e resistência às forças de torsão.

. Novo piston no interior da suspensão WP dianteira que melhora a capacidade de amortecimento e novos topos de suspensão com novos parafusos de ajuste.

. Nova decoração e novos plásticos inclusivamente um sub-quadro traseiro mais longo em 40mm.

. Novo desenho do assento

. Nova caixa do filtro de ar.

. Depósitos de gasolina com novo formato

. Novos radiadores com mais 12mm de altura para melhorar o arrefecimento do motor.

. Novos coletores de escape com design mais estreito por remoção do pedal de quick.

. Ventoinha de radiador standard em todos os modelos.

 

Evolução nos motores de 4 Tempos

KTM 450 EXC-F 2020 Versão Six Days

. Novos upgrades nos motores a 4 tempos que debitam mais binário e mais potência ao longo de todo o regime de rotações.

. Rotações máximas a atingirem o valor de 12.800 rpm na versão EXC 250-F

. A nova EXC 250 a 4T monta um novo cilindro com 78mm que provém da versão de motocross o que em conjunto com as novas juntas de cabeça conseguem atingir a taxa de compressão de 13.8:1 comparado com os anteriores 12.8:1.

. A versão EXC-F 350 tem também um novo cilindro de motor com menos 200gr. Janelas de admissão e escape optimizadas e 2 árvores de cames com afinação específica para enduro.

. O novo cilindro é acompanhado por uma nova cabeça e junta, uma nova vela e um novo cachimbo de vela.

. O novo cilindro curto da 350 inclui um sistema de arrefecimento totalmente novo e conta com um novo piston do tipo “box-type”. A câmara de combustão tem agora uma taxa de compressão que sobe dos anteriores 12.3:1 para os 13.5:1.

. Também o sistema de lubrificação foi renovado para garantir maior longevidade do motor.

. A KTM também mudou os timings das árvores de cames para conseguir melhor desempenho do motor .

. Um novo formato do coletor de escape junto à cabeça do motor garante uma fixação mais sólida.

 

Evolução dos Motores a 4 Tempos de maior capacidade ( 400cc e 500cc )

KTM 250 EXC-F 2020 Versão Six Days

. Os novos motores a 4 tempos que equipam as KTM 450 e 500 EXC –F montam uma árvore de cames única mais compacta e leve ( SOHC ) posicionada a 15mm mais baixa e contribui para uma cabeça de cilindra 500gr mais leve.

. As válvulas de admissão e escape são controladas por uma nova árvore de cames singular que está mais perto do centro de gravidade da moto.

. As novas válvulas de admissão em titânio de 40mm e as de escape com 33mm são mais curtas e desenhadas de acordo com o formato do novo cilindro.

. uma corrente de distribuição mais curta e as respectivas guias contribuem também para um menor peso do conjunto e uma menor fricção. A nova vela contribui para uma maior eficiência de combustão.

. O cilindro mais curto utiliza agora um piston especialmente desenvolvido pela KONIG, mais leve e do tipo #box-inbox” que em conjunto com um pin de fixação 10% mais leve melhora o rendimento do motor, reduz as vibrações e aumenta a rotação e força do motor. A taxa de compressão passou de 11.7:1 para os 12.75:1.

 

Novos Quadros 2020

. Apesar das geometrias serem semelhantes aos quadros de anos anteriores foram no entanto redesenhados em determinados pontos que são cruciais para melhorar o desempenho das motos em 2020 melhorando a sua resistência e optimizando o controle por parte dos pilotos.

. A ligação das cabeças de cilindro ao quadro são agora em alumínio, que segundo a marca melhoram a precisão de entrada em curva e reduzem vibrações. A zona lateral do quadro está forrada com um material deslizante e o da zona direita do quadro também protégé o mesmo contra o calor do escape. Os motores da 250 e 300 EXC Tpi foram rodados 1º para baixo para aumentar o tacto e a aderência na roda da frente. O sub-quadro está produzido com um perfil que aumenta substancialmente a sua resistência e diminuindo o seu peso para apenas 900 gr. Isto apesar de ser mais longo em 40mm para dar maior estabilidade ao guarda-lamas traseiro.

 

Novos Escapes nas 4 Tempos 

KTM 350 EXC-F 2020

. A KTM este ano deu especial atenção ao desenvolvimento de novos escapes para todos os seus modelos. O objectivo era o de em simultâneo melhorar o rendimento dos seus motores e contribuir para uma melhor ergonomia da moto.

. A ligação da ponteira de escape anterior de polímero foi agora substituída por um novo elemento em alumínio ultraleve e soldado. Os tubos perfurados do interior do escape foram também redesenhados e a combinação com a lã de rocha confere ao conjunto maior leveza, menor ruído e maior eficiência.

. Os novos escapes da motos a 4 tempos têm agora dois coletores em vez de 1 e são mais fáceis de desmontar, permitindo em simultâneo um acesso mais facilitado ao amortecedor traseiro. A ponteira é mais curta e compacta contribuindo para uma maior centralização de massas.

 

Novos Radiadores

Todos os modelos 2020 contemplam a adopção de novos radiadores colocados 12mm mais abaixo no quadro para baixar ainda mais o centro de gravidade. O fluxo de líquido de refrigeração foi aumentado em cerca de 57% através de um novo tubo central com mais 4mm de espessura. Os radiadores têm um novo formato mais ergonómico que favorece a passagem de ar melhorando o arrefecimento do motor. Os motores a 4 tempos incluem como standard ventoínhas elétricas de arrefecimento.

 

Caixa de Filtro de ar

A caixa do filtro de ar foi totalmente redesenhada para melhorar toda a dinâmica de entrada de ar fresco no motor. Paralelamente o novo desenho da caixa de ar tem a dupla função de proteger melhor o próprio filtro. O filtro de ar da TwinAir está montado numa caixa rígida que em simultâneo integra a estrutura da própria caixa de ar.

 

Depósitos de Gasolina

 

Todos os modelos EXC de 2020 integram novos depósitos de combustível, com um novo desenho e produzidos em polyethileno ultra-leve. Com um aumento ligeiro de capacidade em relação aos anteriores os novos depósitos de gasolina incluem a bomba de gasolina e um sensor de nível.

 

Sistema elétrico

Quase todo sistema elétrico/electrónico está concentrado numa zona debaixo do banco, de fácil acesso, com maior proteção e de forma a assegurar o seu bom funcionamento.

 

Novos plásticos e ergonomia

. A equipa KTM Enduro Factory Racing esteve envolvida no processo de desenvolvimento dos novos plásticos das KTM EXC 2020, grupo do qual também faziam parte o Departamento de R&D da KTM e a conhecida empresa de Design KISKA. O objectivo traçado tinha uma única orientação: A de conseguir a melhor harmonia possível entre o piloto e a moto.

. O resultado é a de um conjunto de novas peças de excelente ergonomia tendo em conta todos os pontos de contacto entre a moto e o piloto, facilitando a liberdade de movimentos e aumentando a o desempenho na pilotagem. O desenho dos guarda-lamas dianteiro e traseiro em forma de i-beam pretende criar o máximo de estabilidade com a menor volumetria possível.

Novo assento

. O novo assento tem um novo formato e mais volume de espuma para proporcionar maior conforto, diminundo o cansaço dos pilotos em situações mais prolongadas de prova ou pilotagem. A fixação é feita apenas com um parafuso lateral para que possa ser facilmente removido.

 

Novas suspensões WP XPLOR

. Todos os modelos EXC 2020 da KTM montam as novas suspensões invertidas da WP modelo XPLOR 48, tal como nos modelos anteriores. As suspensões montam molas nas duas baínhas mas com circuitos de hidráulico separados, sendo que na baínha esquerda regula a compressão e na baínha direita a extensão.

. As WP XPLOR em 2020 recebem um novo sistema interna que monta um novo piston que mantém um amortecimento com maior consistência e novos parafusos para mais fácil regulação no topo. Também houve evolução no acabamento cromático .

 

Amortecedor traseiro WP PDS

. O amortecedor traseiro da WP modelo XPLOR PDS ( Progressive Damping System ) está montado directamente no braço oscilante sem bielas. Para 2020 o seu interior foi optimizado com um novo segundo piston e o seu formato melhorado para aumentar a sua resistência e desempenho em todas as situações tendo em conta a evolução do próprio quadro da moto.

 

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!