Panigale V4 25°Anniversario 916 – O tributo da Ducati à moto que mudou a história das Superbike

By on 15 Julho, 2019
  • A Ducati apresenta uma moto especial de edição limitada – apenas 500 serão construídas – destinada a ser nada menos que um estatuto de culto
  • As celebrações do aniversário serão conduzidas pelo próprio “King” Carl Fogarty durante o fim de semana de SBK nos Estados Unidos
  • A moto número 5 será leiloada e os proveitos serão destinados ao esforço de angariação de fundos em memória de Carlin Dunne
  • Os pilotos do Team Aruba.it Racing – Ducati irão competir em Laguna Seca em motos com uma decoração inspirada pela Panigale V4 25° Anniversario 916

Pebble Beach / Laguna Seca, Califórnia (EUA), 12 de julho de 2019

Em 2019 cumpre-se um quarto de século desde que a Ducati 916 chegou ao palco global, mudando para sempre o mundo das Superbike. Nascida a partir dos esboços de Massimo Tamburini, esta moto revolucionou o mundo do design motociclístico e fez apaixonar fãs em todo o planeta. Incrivelmente inovadora no seu estilo, elegância, leveza e dimensão compacta, é vista por muitos como a moto mais sexy e icónica alguma vez construída.

A Ducati 916 não foi apenas uma moto bela e um enorme sucesso de vendas, também venceu Campeonatos do Mundo de Superbike: a 916 SBK foi uma força a ter em conta logo desde a sua estreia em 1994, e os anos seguintes viram-na vencer 120 corridas, 8 títulos de Construtor e 6 títulos de Pilotos, quatro deles com Carl Fogarty. O piloto inglês ganhou 55 corridas com a Ducati, 43 das quais pilotando a 916 SBK e a 996 SBK. “King” Carl e a 916 permanecem o mais bem-sucedido “casal” da história da Ducati em SBK.

A Ducati decidiu celebrar este aniversário construindo uma versão especial da Panigale V4 dedicada à 916. Esta foi a génese da Panigale V4 25° Anniversario 916: uma moto única de edição limitada a 500 unidades, desenhada para permitir a todos os verdadeiros Ducatisti reviverem o espírito da 916.

A “25° Anniversario 916” é construída sobre a base mecânica da Panigale V4 S. Esta sofreu upgrades orientados para a competição e derivados da Panigale V4 R, como é o caso do quadro Front Frame, desenhado segundo das especificações da Ducati Corse. A imagem da moto combina uma decoração especial com jantes em magnésio forjado, um escape homologado Akrapovič em titânio e uma longa lista de componentes Ducati Performance

Para a sua estreia mundial, a Ducati escolheu a nona ronda do Campeonato do Mundo de Superbike, que tem lugar este fim de semana em Laguna Seca (Califórnia, EUA). Aqui, Francesco Milicia (VP Global de Vendas & Diretor de Pós-Venda da Ducati Motor Holding), Jason Chinnock (CEO da Ducati North America) e Carl Fogarty desvendarão a Panigale V4 25° Anniversario 916.

A apresentação da moto foi também uma ocasião para relembrar e honrar o californiano Carlin Dunne, o piloto da equipa Spider Grips Ducati que faleceu recentemente em Pikes Peak. Jason Chinnock anunciou a decisão da Ducati de remover o número 5 das vendas, o mesmo número com que Carlin Dunne corria habitualmente. A moto será leiloada, com os proveitos a serem dirigidos para a angariação de fundos destinada a apoiar a mãe de Carlin.

“Em toda a história moderna do motociclismo, nenhuma moto definiu tão bem uma era como a 916, tanto em termos de design como de performance. Estou incrivelmente orgulhoso de apresentar esta versão exclusiva da Panigale V4, ela própria uma celebração do 25º aniversário da 916.”, declarou Francesco Milicia durante o evento em Pebble Beach. “Decidimos apresentar a moto em conjunto com o próprio “King” Carl Fogarty. Apresentá-la na ronda norte-americana de Superbike sublinha a nossa dedicação ao mercado dos Estados Unidos, onde tanto os entusiastas das motos como os colecionadores irão, estou certo, apreciar a exclusividade da Panigale V4 25° Anniversary 916.”

“Estou encantado por estar aqui neste evento”, declarou Carl Fogarty após rodar com Panigale V4 25° Anniversario 916 até ao palco em Pebble Beach. “A Ducati 916 concedeu-me alguns momentos fantásticos e inesquecíveis. Desempenhou um papel de protagonista na minha carreira e na história do Campeonato do Mundo de Superbike. No mais amplo cenário do motociclismo, estabeleceu um novo padrão para o estilo e performance. Estou orgulhoso de ter tido um papel importante nessa história de sucesso, e igualmente orgulhoso de estar aqui hoje e celebrar este importante aniversário ao revelar oficialmente esta moto de cortar a respiração.”

A partir de sábado de manhã, a Panigale V4 25° Anniversario 916 estará exposta na Ducati Island (o espaço que a Ducati tradicionalmente monta para os seus fãs durante as corridas na América). Para além disto, os pilotos da equipa Aruba.it Racing – Ducati, Álvaro Bautista e Chaz Davies, irão competir em motos com uma decoração inspirada na Panigale V4 25° Anniversario 916.

A Panigale V4 25° Anniversario 916 chegará aos concessionários a partir de outubro de 2019 a um preço de 44.095€.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!