SPEEDER – Moto Voadora da Jetpack Aviation

By on 19 Março, 2019

SPEEDER é o nome do projecto de moto a jato fabricada pela empresa norte-americana JETPACK Aviation.

Para já apenas existe acesso a uma animação disponibilizada pela empresa e à referência de algumas das suas características técnicas nomeadamente em relação à propulsão realizada por seis turbinas que debitam nada maia nada menos que 1.300 CV. O SPEEDER atinge uma velocidade máxima de 240 Km/h, tem um peso total de apenas 102 Kg e pode transportar um peso máximo de 108 Kg a uma altura até 4.500 m, com um limite de vôo de apenas 20 mnts.

Estão já previstas duas versões, uma designada por ULTRALIGHT que parece ser não requer licença de piloto nos Estados Unidos e que tem restrições de autonomia e de velocidade máxima, apenas atingindo os 96,5 Km/h. Já a versão full power requer licença de piloto e vem sem as referidas restrições de autonomia e velocidade.

 

A Speeder permite decolagens e aterragens verticais e é movida a combustível de avião ou seja queroseno. A posição de pilotagem é praticamente deitada, tal como um sidecar de competição e é realizada através de dois joysticks.

De momento não existe nenhuma imagem real de um protótipo do Speeder e tão somente esta animação em vídeo no entanto já pode encomendar o seu Speeder deixando um sinal de 10.000 usd estando a sua entrega prevista para o próximo ano de 2020 por um preço total de 380.000 usd.

A empresa já existe e produziu já artefactos voadores como aquele a que assistimos num vídeo publicado há cerca de 4 anos em que um piloto voa sobre o rio Hudson em Nova York à volta da Estátua da Liberdade e no ano passado no Red Bull AirRace em Abu Dabi

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!