Suzuki Katana versão Streetfighter com Kit Rizoma

By on 6 Agosto, 2019

A Suzuki Katana tem desde o seu lançamento alcançado um enorme sucesso comercial, superando todas as expectativas e de acordo com fontes próximas da marca ultrapassando todas as previsões de vendas realizadas para o ano do seu lançamento.

Suzuki Katana 2019/2020

 

Paralelamente e como é habitual vemos alguns fabricantes de acessórios a produzirem produtos específicos para este modelo. É o caso da Rizoma e de algumas marcas de escapes, nomeadamente da Akrapovic.

A Rizoma vai mais longe e propõe uma solução mais arrojada, a de converter a Naked neo-clássica e desportiva da Suzuki, que tem de origem uma posição de condução mais direita, semelhante à de uma Sport Touring, para uma posição mais desportiva e mais deitada sobre o depósito, através da adopção de um Kit de guiador de duas peças, montadas sobre a mesa superior da suspensão, em substituição do guiador original mais alto e recuado.

Versão da Suzuki Katana com Kit de guiador desportivo, suporte de matrícula no banco e escape Akrapovic.

Aliás na apresentação da versão negra da Katana, que decorreu na passada feira de Milão a versão apresentada vinha precisamente com este Kit da Rizoma montado. É possível por isso que a Suzuki venha a adoptar oficialmente esta opção e que em 2020 vejamos uma versão com componentes de fábrica que convertam a actual Katana numa versão mais desportiva e ao estilo Streetfighter.

Comparativo da posição standard com aquela assumida com o Kit de Guiador da Rizoma

Interessante é também percebermos a intemporalidade das linhas da Suzuki Katana, sobretudo da nova versão que tem obvia inspiração na original. De facto o design original da Katana do início dos anos 80 era tão vanguardista que até aos dias de hoje se mantém actual ao ponto de pessoalmente ter alguma dificuldade de a classificar como uma moto do segmento das Neo-Clássicas devido precisamente à actualidade das suas linhas.

Na verdade se colocarmos a nova Katana lado a lado com uma Streetfighter actual veremos que as diferenças de estilo são praticamente imperceptíveis.

Nesta nova variante que pela adopção de um guiador mais baixo e posicionado mais à frente, obrigando o condutor a uma posição mais desportiva, as diferenças para uma streetfighter actual praticamente se desvanecem permitindo por isso à Suzuki Katana poder competir num segmento que teoricamente não seria o seu.

Kit guiador e outros componentes da Rizoma para a Suzuki Katana.

A Rizoma produz para além do Kit de Guiador desportivo uma série de outros componentes para a Suzuki Katana nomeadamente o Kit de colocação tradicional da matrícula que substitui o de origem colocado no braço oscilante e que suporta também um pequeno guarda-lamas.

fonte: Young Machine Japão

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!