BMW M 1000 R 2023: Superatleta com 210 CV!
A nova BMW M 1000 R é o segundo modelo M da BMW. Com base nas actuais S 1000 R e S 1000 RR, a nova M R (para abreviar) foi atualizada e potenciada para satisfazer os requisitos de uma hiper-naked com muito sumo de corrida.
“O motor da S 1000 RR, a geometria da S 1000 R e a exclusividade da série M. Esta é a base da nova M R, uma hiper-naked para satisfazer os maiores requsitos, tanto nas estrada como nas pistas”, comentou Ralf Mölleken, Gestor de Projecto do novo modelos de 4 cilindros da marca bávara. Mas, vejamos como tudo começou.
No final de 2018, a BMW transferiu a bem sucedida estratégia da gama de automóveis M para a sua gama de motos, e desde então, tem vindo a oferecer equipamento especial M e Peças de Performance M. A nova BMW M 1000 R – daqui por diante referida como M R – é o segundo modelo M da BMW Motorrad a celebrar a sua estreia mundial, depois de ser apresentada a superdesportiva M 1000 RR.
No ano de aniversário do 50º aniversário da BMW M GmbH, a nova M R simboliza o sucesso nas corridas, bem como o fascínio dos modelos BMW de alta performance e destina-se a clientes com exigências particularmente elevadas em termos de desempenho, exclusividade e individualidade.
210 cv anunciados
Com uma potência declarada de 154 kW (210 cv), um peso de apenas 199 kg totalmente abastecida, e tecnologia de suspensão e aerodinâmica concebida tanto para utilização em estrada de alta performance como para voltas rápidas numa pista de corrida, a nova M R traz para o segmento das hyper-naked a dinâmica de pilotagem que até hoje estava reservada às superbikes de puro-sangue.
O motor de quatro cilindros da nova M R baseado na unidade da S 1000 RR, traz aumentos significativos na potência, binário e maior impulso e tracção graças a relações de transmissão mais curtas para maximizar o prazer de condução. Os 210 cv às 13.750 rpm, são na prática mais 45 cv do que na atual S 1000 R. O binário máximo de 113 Nm é gerado a 11.000 rpm e em comparação com a S 1000 R, as rotações máximas da M R sobem às 14.600 rpm.
O aumento da tracção da roda traseira em todas as engrenagens é também proporcionado por uma relação de engrenagem secundária mais curta através da utilização de uma roda dentada com 47 dentes (S 1000 R: 45 dentes). Além disso, os rácios de engrenagem da 4ª, 5ª e 6ª engrenagens são mais curtos, o que também beneficia o impulso e a tracção na roda traseira.
Winglets a reforçar o downforce
Para além da tecnologia de tracção e suspensão, a aerodinâmica foi também um item chave nas especificações para o desenvolvimento da M R. Foram dadas asas à nova M R na área dos painéis laterais dianteiros com o objectivo de conseguir tempos de volta ainda mais rápidos numa pista e a melhor estabilidade de condução possível a altas velocidade. Por exemplo, a partir de uma velocidade de 160 km/h, os winglets proporcionam um aumento da carga nas rodas dianteiras que chegam aos 11 quilos a 220 km/h graças à força aerodinâmica descendente gerada.
Além disso, existe como opção um correspondente deflector de vento concebido em frente ao conjunto de instrumentos no Pack de Competição M. A complementar isto, também não faltam componentes de suspensão e ciclística mais apurados para uso em estrada e pistas, nomeadamente a suspensão totalmente regulável, amortecedor de direcção e o guiador tubular mais largo com letras “BMW M 1000 R” gravadas a laser e espelhos retrovisores na extremidade do guiador.
Na M R, a roda dianteira é controlada por uma forquilha invertida com um tubo deslizante de 45 mm de diâmetro em desenho “All black”, completamente preto. Está equipada com os chamados cartuchos de inserção fechados e sistemas hidráulicos de pistão-cilindro separados. Outra novidade do M R é a adaptabilidade adicional da base da mola do garfo em conjunto com o Controlo Dinâmico de Amortecimento (DDC) padrão.
Depois da M 1000 RR, a M R é a segunda moto da BMW a dispor de um travão da série M desenvolvido directamente a partir da experiência da BMW no Campeonato do Mundo de Superbike. As pinças de travão M distinguem-se por um revestimento anodizado azul em conjunto com o famoso logótipo M. Juntamente com dois discos de travão de 320 mm de espessura de 5 mm e suportes de disco de travão em alumínio anodizado preto, o sistema de travagem está equipado com uma nova bomba de travão de mão radial que marca actualmente o auge do desenvolvimento dos travões no campo dos sistemas legais de estrada.
A M R já vem equipada de série com rodas de alumínio forjado muito leves. Como parte do pacote M Competition, as rodas de carbono M exclusivas estão disponíveis com fitas recentemente concebidas no aro.
Brake Slide Assist
A nova função Brake Slide Assist é uma inovação importante e muito útil, especialmente para pistas, permitindo ao piloto controlar o ângulo de inclinação em curvas com um deslizamento constante. O painel é composto por um visor TFT de 6,5 polegadas perfeitamente legível, com novo visor do conta-rotações e interface OBD para M GPS Datalogger e M GPS Laptrigger que pode ser utilizado através de código de activação num circuito.
O cluster de instrumentos da nova M R corresponde ao desenho da M RR e também oferece controle de partida M. A visualização alargada da gama de velocidade a vermelho é uma nova característica. Como equipamento opcional, pode ser fornecido material de dados abrangente para a utilização do M GPS Laptrigger e do M GPS Datalogger (Original BMW Motorrad Accessories) por meio de um código de activação através da interface OBD no painel de instrumentos.
Esteticamente magra, esguia e muito agressiva, a M R apresenta uma frente distinta com as suas novas asas. Além disso, a luz de assinatura torna a nova M R claramente reconhecível como um BMW de frente. A nova hiper-naked atualiza-se de modo relevante no seu segmento com estas alterações, aproximando-a ainda mais da porta-estandarte desportiva S 1000 RR.
A BMW M 1000 R deverá chegar aos concessionários no primeiro trimestre de 2023. Não se sabe ainda o preço em Portugal, mas sabemos que em França estará disponível a partir de 22.890 euros, sendo necessários 5.550 euros para o famoso pack Competition M.
Ficha técnica
BMW M 1000 R 2023
Motor: 4 cilindros em linha, 4 tempos, refrigerado a líquido, dupla árvore de cames à cabeça, comando variável Shiftcam, 4 válvulas por cilindro
Cilindrada: 999 cc
Diâmetro x curso: 80 x 49,7 mm
Potência máxima: 210 cv (154 kW) a 13.750 rpm
Binário máximo: 113 Nm a 11.000 rpm
Alimentação: injeção eletrônica, corpo do acelerador de 48 mm
Embraiagem: Multidisco em banho de óleo, antiderrapante, controle mecânico
Caixa de velocidades: 6 marchas
Transmissão final: por corrente
Quadro: Estrutura perímetral de alumínio com motor integrado
Suspensão dianteira: Forquilha invertida de 45 mm, ajustável em pré-carga, compressão e retorno, curso de 120 mm
Suspensão traseira: braço oscilante em alumínio com monoamortecedor central totalmente ajustável, curso 117mm.
Travões dianteiros: Discos flutuantes M duplos de 320 mm, pinças radiais de 4 pistões, ABS PRO integral que pode ser desligado
Travão traseiro: Disco simples M de 220 mm, pinça flutuante de pistão único, ABS integral que pode ser desligado
Pneus (Fr./Tr.): 120/70 ZR17 e 200/55 ZR17
Ângulo de caster: 66°
Trail: 96,3 mm
Distância entre eixos: 1.450 mm
Comprimento x largura: 2090 x 812 mm
Altura do assento: 840 mm
Capacidade do depósito: 16,5 litros
Peso total: 199 kg
Destaques da BMW M 1000 R 2023
– Novo motor com 210 cv
– Relação de engrenagem secundária mais curta (roda dentada com 47 dentes em vez de 45).
– Relações de transmissão mais curtas de 4ª, 5ª e 6ª engrenagens.
– Sistema de admissão optimizado com funis de admissão variáveis para uma melhor troca de carga a velocidades elevadas do motor.
– Silenciador traseiro em titânio.
– Corrente de alta resistência M
– Modos de condução “Rain”, “Road”, “Dynamic”, “Race” e “Race Pro1-3”, bem como a última geração de controlo dinâmico de tracção DTC e função DTC wheelie com caixa de 6 eixos.
– Três características de acelerador ajustáveis disponíveis agora para uma resposta óptima. “Travão de motor” com ajuste triplo do binário de arrasto do motor no modo “Race Pro”.
– O “Brake Slide Assist” que auxilia o condutor quando o travão atua.
– Shift Assistant Pro para mudanças rápidas de marcha para cima e para baixo sem utilizar a embraiagem. Reversibilidade fácil do esquema de mudanças para utilização em pista de corridas.
– Controlo de arranque para partidas perfeitas
– Hill Start Control Pro para arrancar confortavelmente nas inclinações.
– Asas M e deflectores de vento: pode travar mais tarde e acelerar mais cedo, tem mais estabilidade a alta velocidade graças à downforce aerodinâmica.
– Spoiler do motor
– Forquilha ascendente e descendente em desenho “All black” com base de mola ajustável em conjunto com o DDC standard.
– Travões M
– Rodas forjadas em alumínio.
– Opção M rodas de carbono com fitas M- e letras M- no aro
– Travão de mão M e alavanca da embraiagem.
– Amortecedor de direcção regulável.
– Grampo do guiador de mão amovível.
– Em comparação com o guiador S 1000 R, guiador tubular mais largo com letras “BMW M 1000 R” gravadas a laser.
– Espelhos de extremidade do guiador.
– Farol principal com logótipo M iluminado.
– Porta-placa com número pequeno.
– Conjunto de instrumentos com visor TFT de 6,5 polegadas grande e perfeitamente legível, animação de arranque com logótipo M e interface OBD para M GPS Datalogger e M GPS Laptrigger que pode ser utilizado através de código de activação.
– Contador Rev (área vermelha) apresentado num novo desenho.
– Bateria M leve, tomada de carregamento USB traseira, potentes unidades de luz LED, controlo electrónico de cruzeiro e pegas aquecidas.
– Luz de Viagem sem Chave (ignição apenas).
– M Design e linguagem de design dinâmico sinalizam o melhor desempenho do roadster.
– M Pacote de competição.
– RDC como padrão.
– Extensa gama de acessórios opcionais.
0 comments