CFMOTO 675SR, 500SR: Duas novas desportivas reveladas no circuito de Zhuzhou

By on 25 Setembro, 2023

A CFMOTO revelou no circuito chinês de ZhuZhou, dois protótipos de uma moto desportiva que estará disponível em duas cilindradas e com dois motores distintos: a 675SR é equipada com um motor de três cilindros, enquanto a 500SR conta com um motor de quatro cilindros.

Os dois protótipos inéditos rodaram na pista durante um evento dedicado aos fãs da marca. Das duas novidades só foi possível adivinhar as formas gerais porque a empresa não tem intenção de revelar tudo de imediato: ambas tinham as suas formas tapadas por uma fita plástica colorida que escondeu os detalhes estilísticos.

Contudo, a semelhança com a 450SS já em produção é impressionante. Além da silhueta angular, mas agradável, no entanto, podem-se ver detalhes muito modernos, como as asas aerodinâmicas e as tampas dos discos de travão que lembram as usadas no MotoGP, embora a sua função não seja manter os discos de carbono na temperatura; em vez disso transmitem o ar em direção às pinças para as arrefecer. Os retrovisores foram removidos para facilitar a “embalagem”, mas sob a película podem ser vistos os pontos de fixação e isso leva a pensar que as motos estão agora em fase final , prontas para entrar em produção.

Os motores de 3 e 4 cilindros

O motor de três cilindros em linha deverá ser derivado do bicilíndrico da 450SS, com um cilindro extra: assumindo que as medidas de diâmetro e curso sejam iguais, 72 mm x 55,1 mm, obtemos uma cilindrada de 673 cc. Quanto ao desempenho, a CFMOTO permanece vaga e afirma simplesmente que a potência é superior a 100 CV e há “mais de 100 Nm por litro” de binário , o que num motor de 675 cc é mais de 67,5 Nm efetivos, fazendo uma proporção. Mas os chineses não dizem mais quanto é o valor final. Porém, segundo o que é dito, deverá ser comparável em desempenho ao da MV Agusta F3 675 e da Triumph Daytona 675, portanto pode-se esperar algo em torno de 125 CV.

Há também um mistério em relação ao braço oscilante que poderia ser feito de liga de alumínio mas escondido pela cobertura plástica, e da mesma forma é impossível entender se o quadro é um quadro de tubo duplo. A CFMOTO, enigmática, afirma simplesmente que o modelo possui “características de primeira classe em termos de travagem, chassis, equipamentos, design e todos os aspectos necessários para uma moto emocionante na estrada e uma arma afiada de pista”.

No que respeita à 500SR, a cilindrada é menor,mas o motor é de quatro cilindros e é anunciada uma velocidade máxima superior a 260 km/h. A empresa afirma que o motor foi desenvolvido em segredo há três anos e apresenta “pistões de alumínio forjado, parafusos de mola e uma cambota de baixa inércia”. O sistema de ar forçado RAM permite obter maior potência em altas velocidades.

Vão chegar à Europa?

Estas duas desportivas refinadas provavelmente não se vão limitar apenas ao mercado doméstico, especialmente porque a CFMOTO anunciou a sua intenção de participar no MotoGP no futuro, e já está alinhada na Moto 3 com a equipa Pruestel. As motos desportivas não são uma paixão passageira na marca chinesa. Longe disso, porque em casa a empresa criou o campeonato CFMOTO Talent Trophy para trazer à luz jovens pilotos chineses e aparentemente está a desenvolver uma Superbike V4 de 1000 cc e uma MotoGP com arquitetura semelhante. Iremos vê-las no EICMA de Milão?

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments