Drag Bike Yamaha RD350 Bimotor: Terror a dois tempos

By on 11 Setembro, 2023

Se pensa que os alemães não sabem se divertir está um pouco equivocado, e basta uma visita às corridas de velocidade alemãs para mudar de ideias. Eventos como o popular Glemseck 101 estão repletos de motos selvagens e inadequadas, que certamente o farão sorrir. E o que poderia ser mais divertido do que uma drag bike Yamaha RD350 bimotor?

Esta moto maluca nasceu de uma ideia de Norbert Prokschi, um experiente mecânico baseado na pequena cidade bávara de Johannesberg, a leste de Frankfurt. Norbert passou os últimos 37 anos a restaurar carros e motos clássicas britânicas; tudo, desde Jaguares e Morgans a Nortons e Vincents.

Mas Norbert não trabalha exclusivamente com veículos ingleses. Também restaurou várias motos japonesas e italianas e tem corrido com uma Yamaha TZ dois tempos nos últimos cinco anos. Foi a sua experiência na reconstrução dos motores TZ que lhe deu a confiança necessária para tentar esta versão maluca da Yamaha RD350 bimotor. Mas a inspiração para o projeto vai ainda mais longe.

“Interessei-me por corridas de arranque desde o início dos anos 70. O que se via naquela época em filmes dos EUA, poderia ver-se na vida real na base aérea do Exército dos EUA perto de Hanau. As datas das corridas de arranque eram sempre anunciadas nas manhãs de sábado na estação de rádio militar.” Refere.

“Há cerca de 20 anos descobri uma dragster original dos anos 60 numa loja de automóveis em Inglaterra. Restaurei-a, mas até agora não tive oportunidade de utilizá-la, pois não quero danificar essa máquina histórica.”

A hesitação de Norbert em correr com a sua moto de arrasto vintage levou-o a construir algo que ele não se importaria de lançar na pista. Então teve a ideia de combinar um par de motores Yamaha de dois tempos numa máquina bestial e colocá-la numa estrutura personalizada. Com dois motores Yamaha RD350 de 1974 em mãos, começou a trabalhar.

O trabalho necessário para transformar dois motores RD350 numa stonker de quatro cilindros não foi fácil… Um extenso trabalho foi realizado nos cilindros e a taxa de compressão foi aumentada no processo. Norbert abandonou as transmissões originais RD350 de seis marchas, preferindo uma única caixa de cinco marchas de uma Yamaha R5 vintage. Fica no lado direito da moto, junto com a alavanca de mudanças.

Os carboidratos são unidades modernas de reposição e são um pouco maiores que os originais. Cada cilindro exala pelo seu próprio escapamento; Norbert mandou fazer as cabeças, câmaras de expansão e silenciadores de acordo com suas especificações por uma empresa britânica e depois soldou tudo sozinho. Não o escutámos, mas provavelmente o motor grita como uma alma penada.

Obviamente, seria muito complicado encaixar um motor deste tamanho num quadro convencional de moto. Por isso Norbert construiu um novo quadro a partir do zero. Primeiro, o seu amigo Heinz Lange desenhou a moldura de acordo com os requisitos de Norbert. Então os dois montaram e fabricaram a estrutura hardtail com tubos de aço.

Os garfos dianteiros e a roda de 18” foram retirados de uma Honda MBX80 dos anos 80, enquanto a roda traseira de 18” vem de uma Suzuki GSX-R750 de primeira geração. Um amortecedor de direção e um suporte de garfo personalizado adicionam estabilidade à dianteira, enquanto os travões de disco em ambas as extremidades cuidam das tarefas de paragem.

Norbert fabricou o depósito de combustível de alumínio da Yamaha e, uhm, o ‘assento’, fazendo também fez os controles de pé e as ligações, mas o guiador, os punhos e os interruptores são peças de reposição. Um único tacómetro Yamaha RD350 domina o cockpit.

Com pintura fresca no quadro e nos escapes, mas em nenhum outro lugar, a engenharia e a fabricação de Norbert é espetacular. A sua drag bike de 700 cc a dois tempos parece mental. Mas é rápida?

A verdade é que Norbert ainda não sabe. Ele acabou de a construir e ainda não começou a testá-la e afiná-la. Mas assim que o fizer, projecta levá-la a uma das muitas corridas de motos clássicas que proliferam na Alemanha.

Fotos de Marc Holstein

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments