Ducati Monster 821 ‘Bolonha Dogfight’ by Rough Crafts

By on 21 Agosto, 2023

O designer da Rough Crafts de Taiwan, Winston Yeh, tem um catálogo tão extenso de motos customizadas que pode escolher os melhores recursos de cada uma e acabar com algo novo e fabuloso. Foi exatamente assim que projetou a diabólica café racer Ducati Monster 821.

“Isso chama-se ‘design modular'”, diz Winston a falar sobre o trabalho da Rough Crafts, um hitmaker que raramente erra o alvo.  Neste projeto, Winston duplicou um design de subquadro que tinha usado numa Ducati Monster anterior, e modelou o frontal da moto de acordo com as linhas que tinha criado para uma BMW R nineT. A cauda recortada em forma de bacquet, a pintura taciturna e as listas brancas cuidadosamente pintadas sobre a pintura  também são detalhes típicos da Rough Crafts, assim como o apelido excêntrico da moto: ‘Bolonha Dogfight.’

“Queria que tivesse aquelas linhas clássicas de café racer, um pouco redondo e elegante – mas ainda muito reconhecível Rough Crafts.”

Winston Yeh

A criação deste modelo único teve como base uma Ducati Monster de 2019, simplesmente porque o cliente já a possuía, mas isso serviu como uma luva aos gostos de Winston. “Sempre fui um grande fã da Monster, especialmente das plataformas 1200 e 821”, conta. “O subquadro tubular aparafusado mínimo, torna muito fácil modificar com uma cauda personalizada. E mesmo que tenha o V4 Streetfighter mais potente da linha Ducati, a simplicidade do motor L-twin ainda contribui para uma plataforma muito melhor para uma construção personalizada.”

Para dar o pontapé inicial ao projeto, Winston pegou nos arquivos digitais para o projeto do subquadro mencionado acima, e mandou fresar uma nova unidade CNC, muito mais compacta. Prestava assim uma clara homenagem à Monstro com o seu inconfundível quadro  treliça. Na parte superior está uma carenagem traseira impressa em 3D com um estonteante assento de couro de duas peças. O depósito de alumínio recortado também é personalizado. É adornado com uma tampa de combustível Rough Crafts e um par de emblemas feitos à mão.

À frente, a ‘Bolonha Dogfight’ equipa a carenagem impressa em 3D que hospeda um pára-brisas recortado e um par de faróis Koso, empilhados verticalmente como agora se usa. As peças podem ter vindo de fontes diferentes, mas a aparência geral é fluida e coesa. Isso deve-se em parte à pintura elegante, que inclui incrustações de fibra de carbono em todas as peças e listas duplas que traçam as novas linhas desta Monster modificada.

Atrás da cúpula dianteira esta um T da forquilha  maquinado em CNC usando barras de encaixe integradas. Winston especificou a Ducati com punhos Motogadget e controles Beringer, mas manteve os interruptores e o painel de origem, realocando o último para pontos de montagem no novo garfo superior. Um protetor de alavanca CNC Racing adiciona um pouco de estilo de corrida no guiador.

Passando para a suspensão, a Rough Crafts instalou um kit de cartucho Andreani nos garfos dianteiros originais e trocou o garfo inferior por um da CNC Racing. Um monoamortecedor  Öhlins escurecido sustenta a parte traseira. As rodas de fibra de carbono de 17” da BST ajudam a economizar peso, enquanto os pneus Pirelli Diablo Rosso IV Corsa oferecem aderência desportiva. Para a configuração da travagem foram utilizadas pinças Beringer com discos MotoMaster em ambas as extremidades. A Ducati Monster 821 estava então quase pronta, qual obra de arte a roçar a perfeição.

Por fim, é impossível ignorar o elegante sistema de escape duplo que fica pendurado no lado direito. À primeira vista, o escape sobressai pelo par de ponteiras cónicas, num formato ‘2 em 1 em 2’, com um desenho retro da SC-Project. “Sempre notei que a Ducati faz essa combinação de ‘2 em 1’ muito bem nas séries Monster 821 e Scrambler”, explica. “É combinado tão bem que parece que os silenciadores duplos fluem um para o outro. Decidi manter isso e depois copiá-lo onde o coletor se divide em silenciadores gémeos.”

Outras atualizações incluem conjuntos traseiros da Sato Racing, um filtro de ar Sprint Filter e LEDs Koso para lidar com as funções de pisca e farolim traseiri. Winston também adicionou uma ignição de carbono da CNC Racing. A Rover Works Custom Paint cuidou da pintura, a Anodizing cuidou de todos os acabamentos das partes duras e a Chirui Leather Custom cuidou do estofamento. Artitek Ltd. foi a responsável por todo o trabalho CNC, a MS Pro fabricou e a SFC Simon Fiber Craft fez o acabamento de carbono.

Se o preparador taiwanês Rough Crafts oferecesse tudo isto como um kit, muitos amantes da Ducati Moster teríam dificuldade em não o aceitar!

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments