Ducati Panigale V4 2023: Atualizações eletrónicas importantes!
A Ducati prossegue na evolução da Panigale V4 com a introdução de uma série de atualizações eletrónicas. Um novo software EBC EVO 2, um Quick Shift melhorado e refinamentos no Controlo de Tração e no Ride by Wire, tornam a Panigale V4 de 2023 numa desportiva ainda mais especial.
Na Ducati, a gama Panigale é a expressão máxima da contínua partilha de informação e tecnologias do mundo da competição para as motos de produção, e, com a versão 2023 da Panigale V4 os melhoramentos continuam.
Com o modelo de 2022, a Panigale V4 teve a mais significativa evolução desde o ano do seu lançamento, com melhoramentos que afetaram todos os aspetos da moto: aerodinâmica, ergonomia, motor, ciclística e eletrónica. Nas versões do proximo ano da Panigale V4, Panigale V4 S e Panigale V4 SP2, o passo em frente surge na forma da adoção de um pacote de eletrónica atualizado, capaz de aumentar as sensações de pilotagem e performance de pista.
Ajudas eletrónicas para as performances e conforto
Para melhorar a estabilidade, precisão e direccionalidade durante a travagem e em curva, e permitir ao piloto definir com maior precisão as melhores definições de eletrónica em cada circuito, a Panigale V4 2023 recebe um novo software, o Engine Brake Control (EBC) EVO 2 que conta com uma diferente calibragem mudança-a-mudança em cada um dos três níveis selecionáveis. A nova estratégia foi desenvolvida para otimizar a intensidade do travão-motor de acordo com a carga na roda traseira. Na primeira fase da travagem, quando existe pouca carga no pneu traseiro, o EBC EVO 2 fornece menos travão-motor, que aumenta à medida que nos aproximamos do centro da curva: o momento em que a intervenção do travão-motor mais contribui para diminuir a velocidade da moto e fechar a trajetória.
Graças a esta estratégia, que assegura uma intervenção mais equilibrada do controlo do travão-motor em qualquer fase da pilotagem, o sistema reduz o bloqueio da roda traseira nas mais exigentes situações de travagem, melhorando assim a estabilidade e precisão em curva.
A assistência elétrónica da caixa de velocidade da Panigale V4 de 2023 também recebe o novo Ducati Quick Shift (DQS), com o objetivo declarado de melhorar a fluidez das passagens de caixa a cada grau de abertura do acelerador, tanto parcial como totalmente, lidando com as duas diferentes situações de forma diversa. Ao passar de caixa a meio gás, onde o sistema anteriormente cortava a injeção, agora o efeito é conseguido pelo retardar do tempo de ignição, suavizando assim a passagem de caixa numa utilização em estrada graças à ausência de qualquer corte do motor.
Por outro lado, ao passar de caixa com o acelerador completamente aberto que é uma situação típica em pista, o Quick Shift continua a empregar um corte de injeção, mas a fase de restituição de binário foi refinada, garantindo mais estabilidade à moto e uma mais homogénea, e por isso mais eficiente fase de aceleração.
Também a ventoinha de refrigeração foi alterada, por forma a oferecer uma melhor gestão das temperaturas de funcionamento e um maior conforto térmico para o condutor a velocidades típicas do uso em estrada. Esta última atualização, além de evitar o desconforto de receber ar quente no corpo nos dias de maior calor, também reduz o crescendo do calor no final das sessões em pista.
Também disponíveis para as Panigale V4 de 2022
As atualizações para 2023 são complementadas pelo refinamento do Controle de Tração (DTC) e do Ride by Wire. O primeiro elemento evoluiu para tornar a ação do controlo de tração ainda mais precisa em função do ângulo de inclinação, enquanto o segundo melhora a ligação entre o binário requisitado pelo piloto e o binário que é na realidade entregue.
Estas atualizações, vão estar disponíveis em todos os modelos Panigale V4, V4 S e V4 SP2 2023, mas também estarão disponíveis para todos os proprietários das Panigale V4, V4 S e V4 SP2 de 2022, através de uma simples intervenção que pode ser efetuada num Ducati Service a partir do final de julho de 2022.
A Panigale V4 será protagonista, juntamente com a Panigale V2, da “Lenovo Race of Champions”, que terá lugar no dia 23 de julho (sábado) como parte da World Ducati Week 2022. Para aceder a todo o programa da WDW basta visitar a página dedicada do website AQUI.
0 comments