Indian Scout ‘Blacktrack BT-06 x Bell & Ross’ by Sacha Lakic
Desde que lançou a Blacktrack Motors, o famoso designer francês Sacha Lakic tem tido um foco singular. O seu objetivo é projetar café racers que se inspirem no passado, mas que olhem para o futuro com linhas, materiais e desempenho modernos.
Sacha Lakic é um designer francês de automóveis, móveis e produtos que trabalhou principalmente em Paris e Luxemburgo. Conhecido por sua linha de móveis “Onda” e carros elétricos Venturi, o seu trabalho é descrito como incorporando velocidade, tecnologias futuras e uma qualidade escultural sem filtros.
Situada no campo das motos de sonho, a moto de estreia da Blacktrack foi uma Honda CX500 transformada numa café racer. Mas a marca rapidamente mudou para motos maiores e mais novas, com Sacha a investir cada vez mais da sua extensa experiência em design em cada projeto subsequente. Esta evolução fica clara na sua última oferta; uma Indian Scout personalizada e com o apelido de Blacktrack BT-06.
O facto da BT-06 apresentar mais dicas de estilo do mundo do design de produtos do que do motociclismo, não é por acaso. A Blacktrack criou esta café racer como parte de uma colaboração com a marca de relógios de luxo Bell & Ross, que, por sua vez, desenhou um relógio de edição limitada para o projeto. As duas equipas de design trabalharam juntas para garantir que houvesse uma forte conexão visual entre a moto e o relógio.
As máquinas da Blacktrack normalmente têm uma vibração ligeiramente neo-futurista – mas aqui, essa estética é aumentada para onze. A carroceria geométrica domina esta Indian Scout customizada , com superfícies semelhantes a cerâmica e detalhes maquinados que lembram vários elementos dos relógios Bell & Ross. Os grandes painéis laterais em forma de janela da moto são uma homenagem direta aos engastes quadrados e aos parafusos visíveis; um produto básico da Bell & Ross.
Há ainda uma certa sofisticação na natureza geométrica das formas exteriores e no efeito de camadas criado pelos inúmeros ângulos espalhados pela sua superfície. O design é pesado para a frente, com recortes para expor as melhores partes do motor Indian e um spoiler afiado que está perfeitamente integrado na proteção do radiador personalizada. Uma seção traseira afiada e minimalista sobressai na parte traseira, apoiada por um sub-quadro maquinado em CNC. Há vários painéis que promovem o fluxo de ar, um farol cónico com um único projetor pontua o design na frente, enquanto lanternas traseiras duplas de LED estão embutidas na traseira.
A maior parte das suas formas foi impressa em 3D em resina usando um processo de fotopolimerização em cuba denominado estereolitografia, pelo Grupo Erpro em Saint-Leu-la-Forêt, França. Este processo específico, permitiu que Sacha projetasse peças maiores e mais complexas, o que reduziu o número de fixadores visíveis necessários para manter tudo unido. Peças estruturais menores, como os suportes do guarda-lamas dianteiro, foram impressas com resina de titânio.
Escondido sob os painéis está um depósito de combustível de alumínio feito sob medida, acessado através de um painel rebatível próximo do condutor. Mais abaixo, silenciadores de escape de aço inoxidável sobressaem da carroceria, terminando num silenciador quadrado de alumínio. Aqui todos os pomenores contam. A Blacktrack apoiou o Indian Scout em amortecedores e garfos Öhlins escurecidos, com um conjunto de garfos usinados em CNC segurando o último no lugar. As rodas são unidades de fibra de carbono de 17” da Rotobox, escolhidas por seus raios em formato de navalha que imitam os ponteiros de um relógio.
Se não reconhece os pneus é porque são da divisão de projetos especiais da Michelin e utilizam uma banda de rodagem desenhada por Sacha especificamente para este projeto. Elas não são legais nas ruas, então precisará trocá-las se planeia levar a BT-06 até ao café mais próximo.
O conjunto de travagem também é totalmente personalizado. Sacha projetou um conjunto de suportes que uniriam os discos Beringer às rodas Rotobox e depois enviou os arquivos para Beringer para usinar as peças. A Beringer também forneceu as pinças, personalizadas com a assinatura da Blacktrack, e discos personalizados que apresentam um design mais fino em forma de lâmina.
No lugar do condutor encontramos punhos da Accossato, as manetes são da Rizoma e os botões e piscas da barra são itens do Motogadget. Os cilindros mestres Beringer acionam o travão e a embraiagem, enquanto os pedais em CNC completam os controles. A Blacktrack também instalou o velocímetro digital Motogadget num canal que moldou na parte superior do depósito e trocou a chave de ignição por um sistema RFID sem chave, também da Motogadget. Naturalmente, o cockpit também possui um display usinado em CNC para exibir o relógio que foi criado para este projeto; o Bell & Ross BR 03-94 Blacktrack Ceramic .
Vários destaques oscilam entre o relógio e a moto. A pulseira de couro do relógio e o assento de couro da Indian (estofado pelo colaborador regular da Blacktrack, SQP Motors perto de Paris) apresentam o mesmo design acolchoado e acabamento vermelho. E se examinar atentamente o mostrador do relógio, notará que a moldura do cronómetro reflete o formato da borda frontal do farol. O parceiro técnico da Blacktrack no projeto, Factory Unit, foi responsável pela montagem final, acabamento e pintura da BT-06. O maior desafio deles foi combinar a tinta preta fosca com a caixa de cerâmica do relógio Bell & Ross.
Caso queira ter a sua própria BT-06, a Blacktrack terá prazer em construir uma para si. As unidades são limitadas, o prazo de entrega é de 15 meses, e pode escolher entre a carroceria vista aqui ou o mesmo design executado em fibra de carbono com revestimento transparente. E embora este protótipo não seja legal para circular, a Blacktrack pode adicionar os acessórios necessários para o fazer, se desejar.
O preço da Blacktrack BT-06 está disponível apenas mediante solicitação, o que significa que você provavelmente precisará de muito dinheiro para possuir uma. O seu dinheiro também compra o seu próprio Bell & Ross BR 03-94 Blacktrack Ceramic, que é limitado a 500 unidades com um PVP recomendado na região de 7.700 dólares.
Fonte: Bike Exif, imagens de Igor Sinitsin
0 comments