KOVE 450RR – A Superdesportiva chinesa anti ZX-4 RR
Para os mais atentos, a marca chinesa KOVE tem-se vindo a destacar pela sua estratégia de afirmação e conquista de mercado. Em pouco tempo passou de uma marca desconhecida para ser referência da qualidade com que a indústria chinesa está produzir motos para o mercado global, competindo e desafiando as lideranças instituídas pelas marcas nipónicas e europeias.
Depois do feito conseguido no Dakar, onde as três motos que alinharam no início da prova pela primeira vez, pilotadas por pilotos chineses, terem as 3 chegado ao fim, e assim ter marcado a fogo a sua chegada ao mercado, neste caso em particular com as Kove Rally 450 Factory, eis que novamente a marca chinesa decide destacar-se no segmento superdesportivo de média cilindrada com a agora revelada 450RR, moto que aponta directamente à sua concorrente mais feroz, a surpreendente Kawasaki ZX-4RR, uma tetracilíndrica ( inédito no segmento aos dias de hoje ) capaz de debitar 77 CV de potência máxima.
Depois de no passado a marca ter apresentado um protótipo de 400cc eis que a Kove chega agora ao mercado com uma moto totalmente nova, com motor bicilíndrico de 443cc e uma potência que pode atingir os 75 CV às 13.5000 rpm com utilização de Ram Air.
Curiosa é também a estética que exibe e que se aproxima das novas Ducati Panigale V4R, onde nem as asas laterais foram esquecidas, assim como o esquema cromático adoptado. O seu peso é de apenas 163 Kg, ou seja, menos 25 Kg do que a ZX-4RR.
A Kove 450RR vai estar disponível em duas versões, a primeira com uma ciclística mais básica e a versão de topo com suspensões KYB totalmente reguláveis assim como a montagem de amortecedor de direção. Também na travagem existem alguma diferenças com a versão de topo a adoptar discos radiais e pneus de competição da Maxxis.
A instrumentação é LCD na versão standard e TFT a cores na versão de topo Performance. Já em termos de eletrónica vemos ambas com comm controle de tração e embraiagem deslizante e no caso da versão performance inclui ainda a função de “launch Control” e quickshift uni-direcional.
O anúncio deste novo modelo traz consigo a intenção de afirmar novamente a marca na alta competição, pois recentemente, na última prova do Campeonato de Espanha de Velocidade- ESBK, já vimos a Kove a vencer inesperadamente as duas corridas na classe SS300 no Circuito de Valência, com a sua versão 321RR, uma superdesportiva de 322cc e 50 CV, que se estreou este ano também no Mundial de SBK na classe Supersport 300.
A Kove é distribuída a nível Ibérico, Espanha e Portugal, pela conhecida firma catalã Motos Bordoy, representante das já conhecidas marcas Macbor e QJ Motor.
0 comments