Lambretta renova-se com a G350 Special e X300

By on 9 Junho, 2022

Na Design Week de Milão, a Lambretta apresentou  dois novos modelos, a Lambretta G350 Special, uma scooter de estilo neo-retro, e a X300, um conceito moderno, que aqui detalhamos ao promenor.

Até final dos anos setenta, muitos corações dividiam-se entre a Lambretta e a Vespa, embora a casa Pontedera sempre tivesse mais presença no mercado. Após o fecho das linhas de montagem da Innocenti em Milão, a Lambretta foi fabricada durante algum tempo em Espanha e na Índia. É atualmente fabricada na Ásia e pertence ao poderoso grupo austríaco KSR, que também controla a Brixton e Malaguti.

A G-Special, que é o produto mais premium, foi projetada por Walter Scheffrahn e Peter Beselin. Destina-se aos amantes das linhas clássicas e, neste aspecto, podemos destacar o guarda-lamas dianteiro que é fixo. Por seu lado, a X300, embora mantenha a linguagem estilística da Lambretta, foi concebida a pensar na geração mais jovem, que não conhece o passado glorioso da marca.

A G350 Special é alimentada por um motor monocilíndrico de 330 cc, com quatro válvulas, refrigerado a líquido, quatro tempos. A Lambretta declara uma potência máxima de 25,8 cv a 7.500 rpm e um binário de 25,5 Nm às 6.250 rotações . Quanto às rodas, ambas são de 12 polegadas, enquanto os discos têm diâmetro de 240 mm. O peso a seco anunciado é de 173 kg. A comercialização está prevista para começar no final de 2022 e em Itália foi anunciado um preço para este modelo que será de cerca de 7.200 euros .

O modelo de maior cilindrada usa uma estrutura monobloco de aço clássica, com painéis laterais intercambiáveis , como manda a tradição. Não falta a clássica forquilha e elementos dos novos tempos como o ABS de dois canais, faróis de LED e tela TFT.

A irmã mais nova Lambretta X300 é radicalmente diferente da clássica G350 Special. Destina-se principalmente aos jovens e, portanto, o seu design é completamente diferente. Formas angulares simplificadas parecem bastante modernas, enquanto discretamente se referem às origens. O quadro monocoque não existe neste caso, a scooter é montada a partir de elementos de aço individuais.

A X300 emprega um motor monocilíndrico de quatro válvulas de 275cc com refrigeração líquida. Produz 24,8 CV a 8.250 rpm, com valor de binário máximo de 24,5 Nm às 6.250 rotações . As rodas são de 12 polegadas, os discos têm diâmetro de 220 mm na dianteira e 219 na traseira, com peso seco de 165 kg. O ABS está incluído no pacote básico, bem como a ótica totalmente LED. Tal como a irmã maior a Lambretta X300 deve chegar aos concessionários até ao final de 2022, mas a um custo mais reduzido, a partir de 5900 euros.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments