Macbor: Montana XR5 510 com um grande crescimento no mercado
Macbor é um nome que pode não lhe ser familiar e, devo admitir, também não o era para mim. Com uma herança de mais de 50 anos, a empresa de motos sediada em Barcelona, Espanha, é interessante que a marca tenha, na sua maior parte, permanecido fora do radar no palco global.
No entanto, no seu país de origem, Espanha, a Macbor parece ter muitos seguidores. E é evidente que a marca conseguiu conquistar esses seguidores graças à sua vasta seleção de modelos para o segmento de entrada de gama.
Agora, basta uma visita ao site oficial da Macbor para ver que a marca adquire os seus modelos na China. A quase totalidade da sua gama parece ser composta por versões rebatizadas de motas fabricadas na China. Se isso é bom ou mau, é discutível, mas uma coisa é certa: a Macbor torna o motociclismo acessível a um público mais vasto graças à sua presença no segmento de entrada de gama, especialmente para aqueles que pretendem adotar o estilo de vida em duas rodas com um orçamento limitado.
Embora as motos da Macbor consistam maioritariamente em motos A1 de 125 cc, existem alguns modelos “premium” na sua gama. O principal deles é a Montana XR5 510, uma mota que parece ser a entrada da Macbor no mercado ADV de nível de entrada em rápido crescimento. Nos últimos meses, motos como a Royal Enfield Himalayan e a CFMOTO MT 450 têm vindo a mostrar os seus músculos no mercado de ADV de entrada, e é evidente que estas duas motos estão a liderar o segmento.
Mas, em vez de se dedicar totalmente ao todo-o-terreno, a Macbor Montana parece ir numa direção diferente. Apresenta-se como uma máquina mais completa, com uma configuração de turismo mais centrada na estrada. É também surpreendentemente mais cara do que a concorrência, sendo vendida a retalho por 6.199 euros. Isto torna-a quase mil euros mais cara do que a CFMOTO e a Royal Enfield.
Mas se olharmos por baixo da superfície, notaremos que a Macbor Montana XR5 510 não é exatamente uma máquina totalmente nova. Na verdade, ela faz muito pouco para esconder sua verdadeira identidade.
Parece que a Macbor Montana é, essencialmente, apenas uma Colove 500X rebadged, também conhecida como KL Raticosa 500X, ou Bristol Venturi 500 – já percebeu. Essencialmente, todas estas motas partilham a mesma plataforma e são todas estampadas na mesma fábrica chinesa para distribuição em vários mercados de todo o mundo com nomes diferentes. São todas equipadas com o mesmo motor: o Loncin KE500, que é essencialmente um clone de tamanho superior e de engenharia inversa do motor da CB500 da Honda.
Assim, é evidente que a Macbor Montana XR5 não vai revolucionar o panorama das ADV de entrada de gama, uma vez que se trata de mais uma ADV fabricada na China. Mas não podemos negar que contribui para a variedade de escolhas disponíveis para os condutores europeus. E dado que é mais de mil euros mais barata do que a moto que está a tentar imitar, a Honda NX500, quem sabe?
Imagem:Macbor Motorcycles
0 comments